PARADA E REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA: CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO BASEADO NAS DIRETRIZES DA AMERICAN HEART ASSOCIATION 2015

Francisco Railson Bispo de Barros, Manoel Luiz Neto

Resumo


Objetivos: Objetivo: avaliar o conhecimento do especialista em formação do curso de Cardiologia e Hemodinâmica no que se refere ao atendimento emergencial à parada cardiorrespiratória, segundo as novas diretrizes da American Heart Association – 2015. Metodologia: estudo descritivo/exploratório, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada entre março e abril de 2017, por meio da aplicação de um questionário estruturado em pós-graduandos. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva simples. Resultados: da amostra de 25 pós-graduandos, 20 (80%) tinha conhecimento para identificar uma parada cardiorrespiratória e 21 (84%) indicaram qual a conduta correta após a detecção deste evento, 20 (80%) referiram que já realizaram cursos sobre o tema e 23 (92%) buscaram melhores informações sobre o tema na literatura. Conclusão: os pós-graduandos possuem conhecimento suficiente sobre o tema proposto, apresentando interesse na qualificação técnico-científica.

Descritores: Parada Cardíaca; Enfermagem; Ressuscitação Cardiopulmonar.

Cardiorespiratory arrest and resuscitation: nurse’s knowledge based on American Heart Association guidelines 2015

Objective: to evaluate the knowledge of the specialist in the training of Cardiology and Hemodynamics in emergency cardiac arrest, according to the new guidelines of the American Heart Association - 2015. Methodology: descriptive / exploratory study, with a quantitative approach. Data collection was performed between March and April 2017, through the application of a structured questionnaire, the final sample being composed of 25 post-graduate students obtained for convenience. Data were analyzed using simple descriptive statistics. Results: of the sample of 25 participants, 20 (80%) had knowledge to identify a cardiorespiratory arrest and 21 (84%) indicated the correct behavior after the detection of this event, 20 (80%) reported having already taken courses on the subject and 23 (92%) sought better information on the subject in the literature. Conclusion: the postgraduate students have sufficient knowledge about the proposed topic, presenting an interest in the technical-scientific qualification.

Descriptors: Cardiac Arrest; Nursing; Cardiopulmonary Resuscitation.

Parada y reanimación cardiorrespiratoria: conocimiento del enfermero basado en las directrices de la American Heart Association 2015

Objetivo: evaluar el conocimiento del especialista en formación del curso de Cardiología y Hemodinámica en lo que se refiere a la atención de emergencia a la parada cardiorrespiratoria, según las nuevas directrices de la American Heart Association - 2015. Metodología: estudio descriptivo / exploratorio, con abordaje cuantitativo. La recolección de datos fue realizada entre marzo y abril de 2017, a través de la aplicación de un cuestionario estructurado, siendo la muestra final compuesta por 25 post graduados obtenida por conveniencia. Los datos se analizaron mediante la estadística descriptiva simple. Resultados: de la muestra de 25 participantes, 20 (80%) tenían conocimiento para identificar una parada cardiorrespiratoria y 21 (84%) indicaron cuál es la conducta correcta después de la detección de este evento, 20 (80%) mencionaron que ya realizaron cursos sobre el tema y 23 (92%) buscaron mejores informaciones sobre el tema en la literatura. Conclusión: los post-graduandos poseen conocimiento suficiente sobre el tema propuesto, presentando interés en la calificación técnico-científica.

Descriptores: Parada Cardiaca; Enfermería; Resucitación Cardiopulmonar


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2018.v9.n3.1133

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