CONDIÇÕES DE TRABALHO QUE MAIS IMPACTAM NA SAÚDE DOS DOCENTES DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Mônica Jordão de Souza Pinto, Fernanda Araújo Pintor, Felippe Pires Detta

Resumo


Objetivo: conhecer e analisar a produção científica sobre as condições de trabalho que mais impactam na saúde dos docentes de enfermagem no ensino superior. Metodologia: revisão integrativa realizada entre março e julho de 2017. A questão norteadora foi “Quais são as condições de trabalho que mais impactam na saúde dos docentes de enfermagem?”. Os critérios de inclusão foram artigos publicados entre 2008 e 2016, nas bases LILACS, MEDLINE e BDENF, em língua inglesa, portuguesa e espanhola, disponíveis na íntegra. Os critérios de exclusão foram estudos que não tivessem docentes de enfermagem como objeto. Resultados: a busca resultou em 90 publicações e com a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados oito estudos. As condições de trabalho que mais influenciam na saúde dos docentes de enfermagem são as relacionadas aos fatores administrativos das instituições de ensino e os impactos à saúde que mais se destacaram foram os psíquicos. Conclusão: faz-se necessário um olhar mais atento às consequências da conformação administrativa na saúde desses trabalhadores.

Descritores: Condições de Trabalho, Docentes de Enfermagem, Saúde do Trabalhador

WORKING CONDITIONS THAT MOST IMPACT THE HEALTH OF NURSING TEACHERS: INTEGRATIVE REVIEW

Objective: To know and analyze the scientific production about the working conditions that most impact the health of nursing teachers in higher education . Methodology: Integrative review conducted between March to July 2017. The leading question was “What are the working conditions that most impact the health of nursing faculty?” The inclusion criteria were articles published between 2008 to 2016, in the LILACS, MEDLINE and BDENF databases, fully available in English, Portuguese and Spanish. The exclusion criteria were studies that did not have nursing teachers as the object. Results: The inquiry resulted in 90 publications and with the application of the inclusion and exclusion criteria, eight studies were selected. The working conditions that most influence the health of nursing teachers are those related to the administrative factors of educational institutions, and the most highlighted health impacts were psychological. Conclusion: Thus, it is necessary to take a closer look at the impact of administrative conformation on the health of these workers.

Descriptors: Working Conditions, Nursing Faculty, Occupational Health

CONDICIONES DE TRABAJO QUE MÁS AFECTAN A LA SALUD DE LOS DOCENTES DE ENFERMERÍA: REVISIÓN INTEGRATIVA

Objetivo: Conhecer y evaluar la producción científica sobre las condiciones de trabajo que más impactam en la salud de los docentes de enfermería en la enseñanza superior. Metodología: Revisión integrativa realizada entre Marzo y Julio de 2017. La cuestión orientadora fue: ”¿Cuáles son las condiciones de trabajo que más afectan a la salud de los docentes de enfermería?Los criterios de inclusión fueron publicados entre 2008 y 2016, en las bases. Los criterios de exclusión son los estudios que no han resultado docentes de enfermagem como objeto. Resultados: A buscar resultados en 90 publicações y con una aplicación de los criterios de inclusión y exclusión de los seleccionados. Las condiciones de trabajo que más influencian en la salud de los docentes de enfermería son las relacionadas con los factores administrativos de las instituciones de enseñanza y los impactos a la salud que más se destacaron fueron los psíquicos.Conclusión: Assim, se necesita un examen más detallado de las consecuencias de la conformación administrativa en la salud de los trabajadores.

Descriptores: Condiciones de Trabajo, Docentes de Enfermería, Salud Laboral

Texto completo:

PDF

Referências


Carvalho GM. Enfermagem do Trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2014. 221 p.

Duarte CG, Lunardi VL, Barlem ELD. Satisfação e sofrimento no trabalho do enfermeiro docente: uma revisão integrativa. REME rev. min. Enferm [Internet]. 2016 [cited 2017 Abr 05]; 2(:e939):01-08. Available from: http://www.reme.org.br/exportar-pdf/1073/e939.pdf Acesso em: 05 abr. 2017

Alves AG, Martins CA, Silva FL, Ferreira LB, Alexandre MSA, Mattos DV. O deleite e as agruras de ser professor de enfermagem. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2016 [cited 2017 Abr 05]; 10(Supl.5): 4240-48. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/9611/pdf_11395

Descritores em Ciências da Saúde: DeCS [Internet]. ed. 2017. São Paulo (SP): BIREME / OPAS / OMS. 2017 [atualizado 2017 Mai; citado 2017 Jun 13]. Disponível em: http://decs.bvsalud.org

Soares Cassia Baldini, Hoga Luiza Akiko Komura, Peduzzi Marina, Sangaleti Carine, Yonekura Tatiana, Silva Deborah Rachel Audebert Delage. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2014 Apr [cited 2017 Aug 06] ; 48( 2 ): 335-345. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000200335&lng=en.

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein [Internet]. 2010 Jan [cited 01 Abr 2017]; 8(1):102-08. Available from: http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102.pdf

Conselho Nacional de Educação (BR). Resolução CNE/CES, nº3, de 7 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Enfermagem [Internet]. Brasília: Diário Oficial da União 2011 [cited 03 Abr 2017] 37 p. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf.

Ferreira EM, Fernandes MFP, Prado C, Baptista PCP, Freitas GF, Bonini BB. Prazer e sofrimento no processo de trabalho do enfermeiro docente. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2009 Nov [cited 03 Abr 2017]; 43(Esp 2):1292-1296. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43nspe2/a25v43s2.pdf.

Leonello VM, Oliveira MAC. Higher education in nursing: the faculty work process in different institutional contexts. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014 Set [cited 03 Abr 2017]; 48(6):1091-1099. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n6/0080-6234-reeusp-48-06-1093.pdf.

Carvalho LA, Thofehrn MB, Souza SA, Coimbra VCC. Riscos psicossociais no trabalho dos docentes de enfermagem e estratégias de coping. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2016 Nov [cited 04 Abr 2017]; 10(Supl 5):4356- 63. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11183/12728.

Magalhais LCB, Yassaka MCB, Soler ZASG. Indicadores da qualidade de vida no trabalho entre docentes de curso de graduação em enfermagem. Arq Ciênc Saúde [Internet]. 2008 Set [cited 03 Abr 2017]; 15(3):117-124. Available from: http://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-15-3/IDN276.pdf.

Cruz AM, R DF, Fialho AVM, Almeida NG, Figueiredo JV, Oliveira ACS. Percepção da enfermeira docente sobre sua qualidade de vida. Rev Rene [Internet]. 2015 Jun [cited 03 Abr 2017]; 16(3):382-90. Available from: http://www.redalyc.org/html/3240/324041234011/.

Soares RJO, Zeitoune RCG. Percepção da enfermeira docente sobre sua qualidade de vida: A promoção da saúde na percepção do docente de enfermagem: perspectivas para a saúde do trabalhador. R. pesq.: cuid. fundam. Online [Internet]. 2012 Mar [cited 03 abr 2017]; Ed. Supl:37-40. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1666/pdf_505.

Caran VCS, Freitas FCT, Alves LA, Pedrão LJ, Robazzi MLCC. Riscos ocupacionais psicossociais e sua repercussão na saúde de docentes universitários. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2011 Jun [cited 03 mai 2017]; 19(2): 255-61. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v19n2/v19n2a14.pdf.

Oliveira JM, Cortez EA, Feliciano RG, Santos PF, Assis MM, Valente GSC. Riscos e doenças ocupacionais do docente universitário de enfermagem: implicações na saúde do trabalhador. Rev pesqui. cuid. fundam. Online [Internet]. 2013 Mar [cited 03 Abr 2017]; 5(1):3267-75. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1903/pdf_684.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.1239

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.