História da educação escolar brasileira: instrumento de inclusão e/ou exclusão social?*

Elciclei Faria dos Santos, Laura Daniel, David Lopes Neto

Resumo


O texto parte de uma breve discussão acerca do que é educação, das mutações que essa sofreu ao longo do processo histórico, de seu papel na sociedade e do caminho percorrido no Brasil até os dias atuais, levando em consideração os interesses que impulsionaram e influenciaram ações e projetos de inclusão social. Em seguida, fazemos uma reflexão sobre o papel da educação associado à mudança social em oposição ao discurso neoliberal e em favor de quem e para que existe o processo educativo. Por fim, realizamos uma discussão sobre a educação como mercadoria na chamada “era do conhecimento” e os descaminhos dessa sociedade do conhecimento, que inclui e exclui ao mesmo tempo ou que inclui de maneira excludente.

Descritores: Educação, História, Política, Estudantes.

History of Brazilian school education: a tool for inclusion and / or social exclusion?

This article takes a brief discussion of what is education, changes which it suffered during the historical process, their role in society and in Brazil's path to the present day, taking into account the interests that propelled and influenced actions and social inclusion projects. What follows is a reflection on the role of education associated with social change in opposition to the neoliberal discourse and for whom and for what exists, the educational process. Finally, we held a discussion on education as a commodity in the called "knowledge era" and the waywardness of this knowledge society, which includes and excludes at the same time or in a manner that includes exclusively.

Descriptors: Education, History, Policy, Students.

Historia de la educación escolar en Brasil: una herramienta para la inclusión y / o exclusión social?

Este artículo realiza una breve discusión acerca de qué es la educación, los cambios que sufrió durante el proceso histórico, su papel en la sociedad y el camino percurrido en Brasil hasta actualidad, teniendo en cuenta los intereses que han impulsado e que influenciaron las acciones y proyectos de inclusión social. Lo que sigue es una reflexión sobre el papel de la educación relacionado con el cambio social en oposición al discurso neoliberal y para quién y para qué existe, el proceso educativo. Por último, se celebró una discusión sobre la educación como una mercancía en la "era del conocimiento" y el desvío de esta sociedad del conocimiento, que incluye y excluye al mismo tiempo o lo que incluye de manera que excluye.

Descritores: Educación, Historia, Política, Estudiantes.

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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2011.v2.n3.129

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Eletrônico ISSN: 2357-707X

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