INTEGRALIDADE DO CUIDADO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: VISÕES E VIVÊNCIAS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM

Ana Thaís Santana Santos, Caroline Bispo de Oliveira, Meiriane do Carmo Passos, Aglae da Silva Araujo Andrade, Fernanda Costa Martins Gallotti

Resumo


Objetivo: Conhecer as concepções dos acadêmicos de enfermagem sobre integralidade no cuidado a partir da vivência ao longo do curso e identificar como ocorre a aplicação desse princípio na formação do enfermeiro. Metodologia: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com 09 acadêmicos de enfermagem de uma universidade do nordeste do Brasil, em junho de 2017, a partir de entrevistas semiestruturadas, submetidas a análise dos dados mediante a análise proposta por Minayo. Resultados: emergiram duas categorias: Integralidade no cuidado em saúde; Formação do enfermeiro na perspectiva da integralidade. Conclusão: O cuidado integral é uma construção gradual e ocorre a partir de relações e reformulação de modelos unidimensionais. Para tal, é necessário associar o conhecimento e a pratica para disseminação e aplicabilidade, imprescindível à abordagem desde a formação acadêmica.

Descritores: Integralidade em saúde; Cuidados de enfermagem; Ensino.

INTEGRALITY OF CARE IN THE TRAINING OF NURSES: VISIONS AND EXPERIENCES OF NURSING STUDENTS

Objective: To know the conceptions of nursing academics about integrality in care based on the experience during the course and to identify how it occurs to the application of this principle in the training of nurses. Methodology: qualitative, descriptive and exploratory research, carried out with 09 nursing academics from a university in the northeast of Brazil, in June 2017, from semi-structured interviews, submitted to analysis of the data through the analysis proposed by Minayo. Results: two categories emerged: Integrality in health care; Nursing training in the perspective of integrality. Conclusion: Integral care is a gradual construction and is based on relationships and reformulation of one-dimensional models. To do this, it is necessary to associate knowledge and practice for dissemination and applicability, which is essential for the approach from academic training.

Descriptors: Integrality in health; Nursing care; Teaching.

INTEGRALIDAD DEL CUIDADO EN LA FORMACIÓN DEL ENFERMERO: VISIONES Y VIVENCIAS DEL ACADÉMICO DE ENFERMERÍA

Objetivo: Conocer las concepciones de los académicos de enfermería sobre integralidad en el cuidado a partir de la vivencia a lo largo del curso e identificar cómo ocurre a la aplicación de ese principio en la formación del enfermero. Metodología: investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, realizada con 09 académicos de enfermería de una universidad del nordeste de Brasil, en junio de 2017, a partir de entrevistas semiestructuradas, sometidas al análisis de los datos mediante el análisis propuesto por Minayo. Resultados: emergieron dos categorías: Integralidad en el cuidado en salud; Formación del enfermero en la perspectiva de la integralidad. Conclusión: El cuidado integral es una construcción gradual y se da a partir de relaciones y reformulación de modelos unidimensionales, para ello, es necesario asociar el conocimiento y la práctica para diseminación y aplicabilidad, imprescindible al abordaje desde la formación académica.

Descriptores: Integralidad en salud; Cuidados de enfermería; Enseñanza.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1397

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