ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DA MORTE ENCEFÁLICA CONHECIDOS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Ednalva Alves Heliodoro, Darci de Oliveira Santa Rosa

Resumo


Objetivo: analisar os aspectos éticos e legais da morte encefálica conhecidos por estudantes de enfermagem. Metodologia: pesquisa qualitativa com vinte estudantes de enfermagem de uma instituição superior de ensino, no período de junho a julho 2014, por entrevistas gravadas, submetida a análise do discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: os conhecimentos adquiridos pelos estudantes de enfermagem envolvem seis dimensões expressa nas ideias centrais: Ações para identificação de possíveis doadores em morte encefálica; Confirmação de morte encefálica e seu registro; Aspectos éticos e legais da comunicação à família sobre morte encefálica; Tomada de decisão da família sobre a doação ou não de órgãos; Assinatura do Termo de consentimento livre e esclarecido pela família; Garantia da integridade do corpo. Conclusão: os estudantes de enfermagem conhecem as normativas que regem a doação de órgãos, valorizam a autonomia da família, necessários para a tomada de decisão frente a ética do cuidado.

Descritores: Morte encefálica, Estudantes de enfermagem, Ética, Legislação.

ETHICAL AND LEGAL ASPECTS OF ENCEPHALIC DEATH KNOWN BY NURSING STUDENTS

Objective: to analyze the ethical and legal aspects of brain death known to nursing students. Methodology: qualitative research with twenty nursing students from a higher education institution, from June to July 2014, by recorded interviews, submitted to the analysis of the Discourse of the Collective Subject. Results: the knowledge acquired by nursing students involves six dimensions expressed in the central ideas: Actions to identify possible donors in brain death; Confirmation of encephalic death and its registration; Ethical and legal aspects of communication to the family about brain death; Family decision-making on organ donation or non-donation; Signature of the informed consent form by the family; Guarantee of the integrity of the body. Conclusion: nursing students know the rules governing organ donation, value family autonomy, necessary for decision-making regarding the ethics of care.

Descriptors: Brain death, Nursing students, Ethics, Legislation.

ASPECTOS ÉTICOS Y LEGALES DE LA MUERTE ENCEFÁLICA CONOCIDOS POR ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA

Objetivo: analizar los aspectos éticos y legales de la muerte encefálica conocidos por estudiantes de enfermería. Metodología: investigación cualitativa con veinte estudiantes de enfermería de una institución superior de enseñanza, en el período de junio a julio de 2014, por entrevistas grabadas, sometida a análisis del discurso del Sujeto Colectivo. Resultados: los conocimientos adquiridos por los estudiantes de enfermería involucra seis dimensiones expresadas en las ideas centrales: Acciones para la identificación de posibles donantes en muerte encefálica; Confirmación de muerte encefálica y su registro; Aspectos éticos y legales de la comunicación a la familia sobre muerte encefálica; Toma de decisión de la familia sobre la donación o no de órganos; Firma del Término de consentimiento libre y esclarecido por la familia; Garantía de la integridad del cuerpo. Conclusión: los estudiantes de enfermería conocen las normativas que rigen la donación de órganos, valoran la autonomía de la familia, necesarios para la toma de decisión frente a la ética del cuidado.

Descriptores: Muerte encefálica, Estudiantes de enfermería, Ética, Legislación.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1489

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