FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

Luciana Maria Montenegro Santiago, Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Ondina Maria Chagas Canuto, Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto, Maria Socorro de Araújo Dias, Quitéria Larissa Teodoro Farias, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto

Resumo


Objetivo: caracterizar a trajetória profissional dos egressos das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) que ofereceram Curso Técnico em Enfermagem integrado ao ensino médio no Ceará, em três municípios. Metodologia: trata-se de um estudo de caso múltiplo, sob abordagem quantitativa, realizado de 2013 a 2014 por meio de formulário online disponibilizado via Facebook, em um grupo específico criado para o estudo. Resultados: dos egressos em estudo viu-se que 44% trabalham na área da Enfermagem, 36% encontram-se desempregados, 20% apenas estudam e 22% atuam na área de vendas/comércio. Desses, 40% cursou ou está cursando graduação, sendo Enfermagem (49%) o curso mais citado. Conclusão: compreende-se que essa política tem conseguido atingir seu objetivo de possibilitar a estes estudantes o ingresso no mundo do trabalho, bem como na continuidade dos estudos. Destaca-se ainda a utilização das redes sociais para a busca dos participantes como uma ferramenta exitosa para a pesquisa.

Descritores: Educação, Educação em Enfermagem, Educação Técnica em Enfermagem.

TECHNICAL TRAINING IN NURSING INTEGRATED TO HIGH SCHOOL

Objective: To characterize the professional trajectory of the graduates of the State Schools of Professional Education (EEEP) who offered a Technical Course in Nursing integrated to the High School in Ceará, in three municipalities. Methodology: This is a multiple case study, under a quantitative approach, conducted from 2013 to 2014 through an online form made available via Facebook, in a specific group created for the study. Results: Of the graduated students, 44% work in the Nursing area, 36% are unemployed, 20% only study and 22% work in the sales /trade area. Of these, 40% attended or are undergraduates, with Nursing (49%) being the most cited course. Conclusion: It is understood that this policy has managed to achieve it’s goal of enabling these students to enter the world of work, as well as the continuity of their studies. The use of social networks for the search of the participants as a successful tool for research is also highlighted.

Descriptors: Education, Education Nursing, Technical Education Nursing.

FORMACIÓN TÉCNICA EN ENFERMEDAD INTEGRADA A LA ENSEÑANZA MEDIO

Objetivo: Caracterizar la trayectoria profesional de los egresados de las Escuelas Estaduales de Educación Profesional (EEEP) que ofrecieron Curso Técnico en Enfermería integrado a la Enseñanza Media en Ceará, en tres municípios. Metodología: Se trata de un estudio de caso múltiple, bajo abordaje cuantitativo, realizado de 2013 a 2014 a través de formulario online disponible a través de Facebook, en un grupo específico creado para el estudio.
Resultados: De los egresados en estudio se vio que el 44% trabaja en el área de la Enfermería, el 36% se encuentra desempleado, el 20% sólo estudia y el 22% actúa en el área de ventas /comercio. De ellos, 40% cursó o está cursando graduación, siendo Enfermería (49%) el curso más citado. Conclusión: Se comprende que esa política ha logrado alcanzar su objetivo de posibilitar a estos estudiantes el ingreso en el mundo del trabajo, así como en la continuidad de los estudios. Se destaca la utilización de las redes sociales para la búsqueda de los participantes como una herramienta exitosa para la investigación.

Descriptores: Educación, Educación en Enfermería, Graduación em Auxiliar de Enfermería.

Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Decreto Federal Nº 5.154/2004 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2008. [cited 2016 Ago 15. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/D5154.htm .

Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Ensino Médio e Educação Profissional. 2010. [cited 2016 Ago 20]. Available from: http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/educacao-profissional .

Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Secretaria de Educação do Ceará: Educação profissional. 2011. [cited 2017 Ago 25]. Available from: http://portal.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=163:educacao-profissional&catid=106:educacao-profissional&Itemid=260 .

Yin RK. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 3. Ed. São Paulo: Bookman, 2015.

Brasil. Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Conselho Federal de Enfermagem (COFEn). Perfil da Enfermagem no Brasil: Questionário. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 2013.

Moura, DH. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral?. Educ. Pesqui. [Internet]. 2013 Sep. [cited 2017 Ago 25]; 39( 3):705-720. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000300010&lng=pt&nrm=iso>.

Wetterich NC, Melo MRAC. Sociodemographic profile of undergraduate nursing students. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2007 June [cited 2017 Sep 20]; 15( 3): 404-410. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692007000300007&lng=en . http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692007000300007 .

Fernandes JD, Teixeira GASilva, Silva MG, Florêncio RMS, Silva RMO, Rosa DOS. Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2013 Jun [cited 2017 Set 20]; 21( 3 ):670-678. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692013000300670&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000300004 .

Brasil, Ministério da Educação. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados (E-MEC). 2014. [cited 2017 Jul 15]. Available from: https://emec.mec.gov.br/.

Spizzirri RCP, Wagner A, Mosmann CP, Armani AB. Adolescência conectada: Mapeando o uso da internet em jovens internautas. Psicol. Argum. [Internet]. Abr./Jun. 2012. [cited 2017 Ago 20]; 30(69):327-335. Available from: file:///C:/Users/User/Downloads/pa-5979%20(1).pdf

Medeiros SM, Ribeiro LM, Fernandes SMBA, Veras VSD. Condições de trabalho e enfermagem: a transversalidade do sofrimento no cotidiano. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2006. [cited 2017 Ago 20]; 8(2):233- 40. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_2/v8n2a08.htm .

Ximenes Neto FRG, Fonseca Costa MC, Rocha J, Cunha ICKO. Auxiliares e técnicos de enfermagem na Estratégia Saúde da Família: participação sócio-política e gestão do trabalho. Biblioteca Lascasas, 2008. [cited 2017 Sep 20]; 4(4): 1-12. Available from: http://www.index-f.com/lascasas/documentos/lc0352.php .

Bravo MIS. Política de Saúde no Brasil. Versão revista e ampliada dos artigos: “As Políticas de Seguridade Social Saúde”. In: CFESS/CEAD. Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo III: Política Social. Brasília: UnB- CEAD/CFESS, 2000; e “A Política de Saúde no Brasil: trajetória histórica”. In: Capacitação para Conselheiros de Saúde - textos de apoio. Rio de Janeiro: UERJ/DEPEXT/NAPE, 2001. [cited 2016 Jul 10}. Available from: http://www.servicosocialesaude.xpg.com.br/texto1-5.pdf .

Carvalho Manoela de, Santos Nelson Rodrigues dos, Campos Gastão Wagner de Sousa. A construção do SUS e o planejamento da força de trabalho em saúde no Brasil: breve trajetória histórica. Saúde debate [Internet]. 2013 Sep [cited 2017 Sep 20]; 37(98):372-387. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042013000300002&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-11042013000300002 .




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.1533

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.