EXPERIÊNCIA DOS FAMILIARES NO CONVÍVIO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Rafaela da Rosa Hofzmann, Marcia Perondi, Jouhanna Menegaz, Soraia Geraldo Rozza Lopes, Dayanne da Silva Borges

Resumo


Resumo: Objetivo: conhecer a experiência dos familiares no convívio de crianças com TEA. Metodologia: pesquisa qualitativa, realizada através de Grupo Focal com familiares de oito crianças com diagnóstico de TEA. A coleta de dados ocorreu no mês de setembro de 2016, através de questões norteadoras discutidas no grupo. Os relatos foram gravados em áudios e transcrito pelos autores. A análise foi realizada a partir da Análise de Conteúdo. Resultados: A partir da análise dos dados surgiram três categorias: ‘a descoberta do autismo’; ‘experiências dos familiares após o diagnóstico de autismo’ e ‘atendimento em saúde da criança com autismo’. Conclusão: o autismo é um transtorno que causa muitas adaptações e mudanças na vida dos familiares envolvidos, surgindo a necessidade do apoio dos profissionais de saúde no suporte dos cuidados prestado a estas crianças.

Descritores: Autismo; Relações Familiares; Acontecimentos que Mudam a Vida; Enfermagem.

THE EXPERIENCE OF FAMILIARS IN THE COEXISTENCE OF CHILDREN WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER (ASD)

Abstract: Objective: to know the experience of family members living with children with ASD. Methodology: qualitative research, carried out through a Focal Group with relatives of eight children diagnosed with ASD. Data collection occurred in September 2016, through guiding questions discussed in the group. The reports were recorded in audios and transcribed by the authors. The analysis was made from the Content Analysis. Results: From the analysis of the data emerged three categories: ‘the discovery of autism’; ‘Family experiences after the diagnosis of autism’ and ‘health care of the child with autism’. Conclusion: autism is a disorder that causes many adaptations and changes in the lives of the family members involved, resulting in the need of the support of the health professionals in the support of the care provided to these children.

Descriptors: Autism; Family Relations; Life Changing Events; Nursing.

LA EXPERIENCIA DE LOS FAMILIARES EN LA CONVIVENCIA DE NIÑOS CON TRANSTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Resumen: Objetivo: conocer la experiencia de los familiares en la convivencia de niños con TEA. Metodología: investigación cualitativa, realizada a través de Grupo Focal con familiares de ocho niños con diagnóstico de TEA. La recolección de datos ocurrió en el mes de septiembre de 2016, a través de cuestiones orientadoras discutidas en el grupo. Los relatos fueron grabados en audios y transcrito por los autores. El análisis fue realizado a partir de la Análisis de Contenido. Resultados: A partir del análisis de los datos surgieron tres categorías: ‘el descubrimiento del autismo’; “Experiencias de los familiares después del diagnóstico de autismo” y “atención en salud del niño con autismo”. Conclusión: el autismo es un trastorno que causa muchas adaptaciones y cambios en la vida de los familiares involucrados, surgiendo a la necesidad del apoyo de los profesionales de salud en el soporte de los cuidados prestados a estos niños.

Descriptores: Autismo; Relaciones Familiares; Acontecimientos que cambian la vida; Enfermería.


Texto completo:

PDF

Referências


American PsychiatricAssociation. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM 5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.

Moraes MM, Simões TM. Familiares de crianças e adolescentes com autismo: percepções do contexto escolar. Revista Educação Especial [Internet]. 2015 [cited 2018 20 mar]; 28 (52) 429-441. Available from: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14708

Bento TS, Castilhos GIC, Schoeller SD, Rocha PK, Toll AD, Soares MZ. Desafios para inclusão da criança com deficiência na escola. Enferm Foco 2015 [cited 2019 9 fev]; 6 (1/4), 36-40. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/574/256

Givigi RCN, Souza TA, Silva RS, Dourado SSF, Alcântara JN, Lima MVA. Implicações de um diagnóstico: o que sentem as famílias dos sujeitos com deficiência?. Rev Dist da Com [Internet]. 2015[cited 2017 20 set]; 27 (3) 445-453. Available from:

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Palhoça/SC. Palhoça, SC. 2016 [acesso em 04 jun. 2016]. Available from: http://palhoca.apaebrasil.org.br/

Silva JRS; Assis SMB. Grupo focal e análise de conteúdo como estratégia metodológica clínica-qualitativa em pesquisas nos distúrbios do desenvolvimento. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 2018 [cited 2018 20 mar]; 10(1) 146-152. Available from: http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/PosGraduacao/Docs/Cadernos/caderno10/62118_16.pdf

Minayo CSM. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rev Huc. 2014; 14, 261-360.

Freire MA, Pimenta RA, Pereira SM, Roesler H. Considerações sobre critérios diagnósticos de transtorno do espectro autista, e suas implicações no campo científico. Do corpo: ciências e artes [Internet]. 2018 [cited 2018 20 mar]; 7(1) 87-97. Available from: http://ucs.br/etc/revistas/index.php/docorpo/article/view/5956

Santos JSO. Autismo e sociedade: definição, reflexão e relação social. Siqueira Campos. Monografia [Especialização em Genética] - Universidade Federal do Paraná. 2015 [cited 2016 06 nov]. Available from: http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/42363

Silva EM, Oliveira LA. Autismo: como os pais reagem frente a este diagnóstico? Unoesc & Ciência – ACBS. 2017 Jan/ Jun;8(1),21-26.

Pereira ML, Bordini D, Zappitelli MC. Relato de Mães de Crianças com Transtorno do Espectro Autista em uma Abordagem Grupal. Cadernos Distúrbios. 2017 [cited 2018 07 fev];17(2),56-64. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072017000200006

Pereira AIL. Sintomatologia psicopatológica, suporte social, preocupações parentais e percepção das relações fraternas em pais de crianças portadoras de perturbação do espectro do autismo. [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica] - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; 2016 [cited 2018 07 fev]. Available from: http://repositorio.utad.pt/bitstream/10348/7468/1/msc_ailpereira.pdf

Nascimento EP. Autismo e afetividade: implicações da dinâmica familiar no desenvolvimento da criança autista. [Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Psicopedagogia] - Universidade Federal da Paraíba; 2016. [cited 2018 15 fev]. Available from: http://rei.biblioteca.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2672/1/EPN27102017.pdf

Varela B, Machado PGB. Uma Breve Introdução sobre Autismo. Cad. Da Esc. De Educ. e Human. 2016 [cited 2016 06 nov].;1(11),25-39. Available from: file:///E:/Usuario/Downloads/VarelaMachado2016Autismo.pdf

Semensato MR, Bosa CA. Crenças Indicativas de Resiliência Parental no Contexto do Autismo. Psicologia: Teoria e Pesquisa[ Internet]. 2017[cited 2018 20 mar]; 33, 416-432. Available from: https://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e33416

Basso RZ, Backes B, Bosa, CA. Diagnóstico do autismo: relação entre fatores contextuais, familiares e da criança. Psicologia: teoria e prática [Internet]. 2017 [cited 2018 20 mar]; 19(1) 152- 163. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v19n1/v19n1a09.pdf

Moura CMAB. Rastreamento do transtorno do espectro do autismo na consulta de enfermagem com a aplicação do M-Chat. Porto Alegre. Dissertação [Mestrado Profissional em Enfermagem] - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2016 [cited 2016 06 nov]. Available from: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/ UNISINOS/5204

Alves MAG, Alves MP. I brincar como intervenção pedagógica nos transtornos do espectro do autismo. Revista Práxis. 2016 [cited 2016 27 mar]; 8(1), 73-82. Available from: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/viewFile/785/631

Reis PCKR, Bosco SD. Um olhar para o autista: um relato de experiência. E-Tech: Tec p Comp Ind (Especial Educação).2014 [cited 2016 27 mar]; Available from: http://revista.ctai.senai.br/index.php/edicao01/article/view/431/372




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n2.1671

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.