EDUCAÇÃO EM SAÚDE AO FAMILIAR CUIDADOR DE ADOECIDOS EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS DOMICILIARES

Jamil Michel Miranda do Vale, Antônio Corrêa Marques Neto, Lucialba Maria Silva dos Santos, Mary Elizabeth de Santana

Resumo


Objetivo: analisar de que forma é desenvolvida pelo enfermeiro a educação em saúde ao familiar cuidador de adoecidos em cuidados paliativos oncológicos domiciliares. Método: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa realizada com 10 familiares cuidadores de adoecidos pelo câncer cadastrados no Serviço de Assistência Domiciliar do Hospital Ophir Loyola. Resultados: emergiram duas categorias denominadas: Experiência da educação em saúde para o familiar cuidador e Educação em saúde no domicílio: atuação do enfermeiro no ensino do cuidado ao adoecido e autocuidado para o familiar cuidador. Conclusão: o presente estudo constatou uma fragilidade na assistência de enfermagem acerca da realização da educação em saúde voltada para o autocuidado do referido cuidador. Identificamos que o mesmo tem procurado executar assistência necessária ao enfermo, ensinando ao familiar cuidador os cuidados básicos a serem dispensados ao adoecido, porém, não orientam o autocuidado ao cuidador.

Descritores: Educação em saúde; Cuidados Paliativos; Assistência Domiciliar.

HEALTH EDUCATION TO THE FAMILY CAREGIVER OF DISEASED CANCER PATIENTS IN PALLIATIVE HOME CARE

Objective: analyze how the nurse develops the health education to the familiar caregiver of patients with palliative oncological domiciliary care. Method: descriptive research with a qualitative approach performed with 10 family caregivers of cancer patients registered in the Ophir Loyola Hospital Home Care Service. Results: two categories emerged called: Experience of health education for the family caregiver and Health education at home: nurse’s role in teaching care for the sick and self-care for the family caregiver. Conclusion: the present study found a fragility in nursing care about the accomplishment of health education aimed at self-care of the referred caregiver. We have identified that the latter has sought to perform the necessary assistance to the patient, teaching the family caregiver the basic care to be given to the sick person, but they do not guide the self-care of the caregiver.

Descriptors: Health Education; Palliative Care; Home Nursing.

EDUCACIÓN EN SALUD AL CUIDADOR FAMILIAR DE LOS ENFERMOS EN CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLOGICOS DOMICILIARIOS

Objectivo: analizar cómo se desarrolla por el enfermero la educación en salud a los cuidadores familiares de los enfermos en cuidados paliativos domiciliarios. Método: investigación descriptiva con enfoque cualitativo realizada con 10 cuidadores familiares de enfermos por lo cáncer registrados en el Servicio de Atención Domiciliaria del Hospital Ophir Loyola. Resultados: Dos categorias surgieron, denominadas: Experiencia de la educación en salud para el cuidador familiar y Educación en salud en el domicilio: la actuación del enfermero en la enseñanza del cuidado al enfermo y autocuidado de los cuidadores familiares. Conclusión: El presente estudio encontró una debilidad en la asistencia de enfermería en cuanto la realización de la educación en salud orientada al autocuidado del cuidador. Identificamos que los mismos han tratado de realizar la asistencia necesaria a los enfermos enseñando al cuidador familiar la atención básica que debe darse al enfermo, pero no enseñan el autocuidado a los cuidadores.

Descriptores: Educación en salud; Cuidados paliativos; Asistencia Domiciliaria.


Texto completo:

PDF

Referências


Mendonca FF, Nunes EFPA. Avaliação de grupos de educação em saúde para pessoas com doenças crônicas. Trab educ saúde [Internet]. 2015 [cited 2016 Nov 20];13(2):397-409. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v13n2/1981-7746-tes-13-02-0397.pdf

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. Available from: http:// bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnps_revisao_portaria_ 687.pdf

Instituto Nacional de Câncer (INCA). Coordenação de Prevenção e Vigilância Estimativa 2018: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2017. 122p. Available from: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//estimativa- incidencia-de-cancer-no-brasil-2018.pdf

Marcucci FCI, Cabrera MAS, Perilla AB, Brun MM, Barros EML, Martins VM et al. Identification and characteristics of patients with palliative care needs in Brazilian primary care. BMC Palliative Care [Internet]. 2016 [cited 2016 Nov 20];15(1):1. Available from: https://bmcpalliatcare.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12904-016-0125-4.

Sanches MVP, Nascimento LC, Lima RAG. Crianças e adolescentes com câncer em cuidados paliativos: experiência de familiares. Rev Bras Enferm [Internet]. 2014 [cited 2016 Nov 20];67(1):28-35. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S0034-71672014000100028.

Beck ARM, Lopes MHBM. Cuidadores de crianças com câncer: aspectos da vida afetados pela atividade de cuidador. Rev Bras Enferm. 2007;60(6):670-5.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas; 2017.

Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2014.

Hospital Ophir Loyola. Missão, visão e valores [Internet]. 2015 [cited 2016 Nov 10]. Available from: http://www.ophirloyola.pa.gov.br/institucional/missao-visao-valores/.

Bardin L. Análise de conteúdo. SP: Edições 70; 2011.

Antony L, George LS, Jose TT. Stress, Coping, and Lived Experiences among Caregivers of Cancer Patients on Palliative Care: A Mixed Method Research. Indian J Palliat Care [Internet]. 2018 [cited 2019 Jun 15];24(3):313–319. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6069616/

Holm M, Carlander I, Fürst CJ, Wengström Y, Årestedt K, Öhlen J et al. Delivering and participating in apsycho-educational intervention for familycaregivers during palliative home care: a qualitative study from the perspectives ofhealth professionals and family caregivers. BMC Palliative Care [Internet]. 2015 [cited 2019 jun 15];14:16. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4414010/

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Berry LL, Mate KS. Essentials for improving service quality in cancer care. Healthc (Amst)[Internet]. 2016 [cited 15 Jun 2019];4(4):312-316. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2213076415300300?via%3Dihub

Shin JY, Kang TI, Noll RB, Choi SW. Supporting Caregivers of Patients with Cancer: A Summary of Technology-Mediated Interventions and Future Directions. American Society of Clinical Oncology Educational Book [Internet]. 2018 [cited 2019 Jun 2019];38,838-849. Available from: https://ascopubs.org/doi/pdf/10.1200/EDBK_201397

Gramling et al. Design of, and enrollment in, the palliative care communication research initiative: a direct-observation cohort study. BMC Palliative Care [Internet]. 2015 [cited 2019 Jun 15];14(1):1. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26286538.

Kent EE, Rowland JH, Northouse L, et al. Caring for caregivers and patients: Research and clinical priorities for informal cancer caregiving. Cancer [Internet]. 2016 [cited 2019 Jun 15];122(13):1987-1995. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5597246/

Oliveira MC, Gelbcke FL, Rosa LM, Vargas MAO, Reis JBG. Cuidados paliativos: visão de enfermeiros de um hospital de ensino. Enferm Foco [Internet]. 2016 [cited 2019 Jun 15]; 7(1):28-32. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/661/280

Hand LC, Thomas TH, Belcher S, Campbell G, Lee YJ, Roberge M et al. Defining Essential Elements of Caregiver Support in Gynecologic Cancers Using the Modified Delphi Method. Journal of Oncology Practice [Internet]. 2019 [cited 2019 Jun 15];15(4):1- 12. Available from: https://ascopubs.org/doi/pdf/10.1200/JOP.18.00420




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n2.1684

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.