CORPO DO PROFESSOR: REFLEXÕES PRÁTICAS SOBRE SUBJETIVIDADE E PODER NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS

Paulo Sérgio da Silva, Albert Lengruber de Azevedo, Cleiry Simone Moreira da Silva, Sílvia Teresa Carvalho de Araújo, Wiliam César Alves Machado, Nébia Maria Almeida de Figueiredo

Resumo


Objetivo: Refletir sobre o corpo do professor de enfermagem no discurso da subjetividade e poder. Metodologia: Trata-se de um ensaio teórico orientado por reflexões contextuais organizadas no núcleo prático intitulado: o corpo do professor de enfermagem no discurso da subjetividade e poder. Resultados: No plano da subjetividade, a formação de enfermeiros foi pensada a partir das marcas produzidas pelo corpo do professor que são fixadas nos estudantes de enfermagem durante o percurso acadêmico. No que diz respeito ao poder disciplinador, as reflexões assumidas foram contrastadas com os cenários do cuidado onde o egresso, marcado por diferentes professores, encontra-se com os seus clientes, chefias e a equipe multiprofissional de saúde. Conclusão: Para não concluir: importa registrar a necessidade de pensar os espaços de ensinar e cuidar à luz de uma filosofia prática, que seja capaz de dialogar subjetivamente as expressões do poder vivenciadas por clientes, profissionais de saúde, estudantes, professores e gestores.

Descritores: Enfermagem; Educação; Ensino; Educação em Enfermagem; Educação Superior.

THE PROFESSOR’S BODY: PRACTICAL REFLECTIONS ON SUBJECTIVITY AND POWER IN NURSE EDUCATION

Objective: Reflect on the body of the nursing teacher in the discourse of subjectivity and power. Methods: This is a theoretical essay guided by contextual reflections organized in the practical core entitled: the body of the nursing teacher in the discourse of subjectivity and power. Results: At the level of subjectivity, the training of nurses was thought from the marks produced by the teacher’s body that are fixed in nursing students during the academic course. With regard to power, its disciplinary character has been assumed, contrasted with the care settings where the egress, marked by different teachers, meets with their clients, managers and the multiprofessional health team. Conclusion: it is important to register the need to think about the spaces of teaching and care in the light of a practical philosophy capable of subjectively dialoguing and the expressions of power experienced by clients, health professionals, students, teachers and managers.

Descriptors: Nursing; Education; Teaching; Education Nursing; Education Higher.

CUERPO DEL PROFESOR: REFLEXIONES PRÁCTICAS SOBRE SUBJETIVIDAD E PODER EN LA FORMACIÓN DE ENFERMEROS

Objetivo: Reflexionar sobre el cuerpo del profesor de enfermeros en el discurso de la subjetividad y del poder. Métodos: Es un ensayo teórico orientado por refleciones contextuales organizadas en el núcleo práctico entitulado: el cuerpo del profesor de enfermeria en el discurso de la subjetividad y del poder. Resultados: En el plano de la subjetividad la formación de enfermeros fue pensada a partir de las marcas producidas por el cuerpo del profesor que se fijan en los estudiantes de enfermería. Con respecto al poder, fue asumido su carácter disciplinador, contrastado con los escenarios del cuidado donde el egreso, marcado por diferentes profesores, se encuentra con sus clientes, jefaturas y el equipo multiprofesional de salud. Conclusión: importa registrar los espacios de enseñanza e cuidado a la luz de una filosofia práctica, que sea capaz de dialogar subjetivamente las expresiones del poder vivenciadas por clientes, profesionales de salud, estudiantes, profesores e gestores.

Descriptores: Enfermería; Educación; Enseñanza; Educación en Enfermería; Educación Superior.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1763

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