Ensino da Saúde das Populações tradicionais em cursos de graduação em Enfermagem

Nádile Juliane Costa de Castro, Deisiane da Silva Mesquita, karytta Sousa Naka, Jéssica Bruna Gomes Teixeira, Rafael dos Santos Borges

Resumo


Objetivo: Analisar a presença de disciplinas sobre Saúde de populações tradicionais nos cursos de graduação em enfermagem da região Centro-Oeste do Brasil. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado a partir da consulta na base de dados eletrônica do Ministério da Educação e Cultura (E-MEC) no período de maio a novembro de 2017. Resultados: Foram identificadas 89 instituições com cadastro no E-MEC, sendo 16 da rede pública e 73 da privada. Conclusões: Constatou-se que apesar dos estados da região Centro-Oeste possuírem populações tradicionais, foi possível identificar um déficit de disciplinas curriculares específicas sobre a saúde de populações tradicionais, bem como falhas pedagógicas com a ausência de informação da matriz curricular em sistemas eletrônicos na região Centro-Oeste.  Espera-se que estes dados possam subsidiar novas reflexões aos diversos cursos de graduação em enfermagem no país.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2258

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