Análise da ocorrência de estresse entre estudantes de enfermagem

Maria da Conceição Coelho Brito, Renara Maria Bandeira Vieira Araújo, Maria Socorro de Araújo Dias, Lielma Carla Chagas da Silva, Paloma de Vasconcelos Rodrigues, Marina Pereira Moita

Resumo


Objetivo: analisar a ocorrência de estresse com discentes de enfermagem inseridos em vivências práticas na modalidade de internato em uma Escola de Enfermagem. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, quantitativo, com 96 internos de enfermagem. Utilizou-se para coleta: questionário sociodemográfico e acadêmico, e instrumento para averiguação de ocorrência de estresse. Dados tabulados no software Epi Info e apresentados em tabelas. Resultados: O resultado prevalente sobre a ocorrência de estresse foi “sentir-se pouco estressado com as situações propostas”, 36 (37,5%) dos discentes. A presença de estresse no cotidiano é um dado preocupante, visto que pode inferir no exercício da profissão ou ainda na vida acadêmica. Conclusão: O estudo permitiu uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no ambiente universitário e que sujeitam os discentes a situações estressoras, reconhecendo a necessidade de um melhor cuidado de si e do outro.


Texto completo:

PDF

Referências


Cardoso AWM, Bekke HA. Estresse ocupacional em profissionais de saúde dos centros de atenção psicossocial. Rebrast [Internet]. 2018 [cited 2019 Jul 12];1(1):23-9. Available from: http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rebrast/article/view/1552.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior do ano 2017. Inep [Internet]. 2018 [cited 2018 Dez 7]. Available from: http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse.

Cestari VRF, Barbosa IV, Florêncio RS, Pessoa VLMP, Moreira MM. Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta Paul. Enferm [Internet]. 2017 [cited 2019 Jul 11];30(2):190-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v30n2/1982-0194-ape-30-02-0190.pdf.

Vanzuita A, Pereira A, Zluhan MR, Raitz TR. Uma discussão sobre trajetórias escolares na atualidade: do ensino médio ao ensino superior. Rev. Espacios [Internet]. 2016 [cited 2019 Jul 12];37(33):1-6. Available from: http://www.revistaespacios.com/a16v37n33/16373301.html.

Rodrigues HC, Dias MAS, Aragão AEA, Silva MAM, Gomes DF, Brito MCC. Internato de enfermagem na atenção básica: desafios da sua efetividade. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2018 [cited 2019 Jul 11];26:1-6. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/26979/28193.

Santos KF, Ferreira VT, Silva PR, Vilella DV. Aplicabilidade do inventário de Beck nos acadêmicos de enfermagem em uma instituição de ensino de Minas Gerais. Enferm. Foco [Internet]. 2018 [cited 2019 Jul 12];9(3):81-8. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1214/466.

Chaves LB, Souza TB, Silva MVC, Oliveira CFO, Lipp MEN, Pinto ML. Estresse em universitários: análise sanguínea e qualidade de vida. Rev. bras. ter. cogn [Internet]. 2016[cited 2018 Dez 7];12(1):20-6. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1808-56872016000100004&lng=pt&nrm=iso.

Bublitz S. Estresse em Discentes de Enfermagem de Quatro Instituições Brasileiras. [Dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 2014.

Costa ALS, Polak C. Construção e validação de instrumento para avaliação de estresse em estudantes de enfermagem (AEEE). Rev. Esc. Enferm. USP [Internet]. 2009 [cited 2019 Dez 7];43:1017-26. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000500005

Queiroz DL, Souza JC. Qualidade de vida e capacidade para o trabalho de profissionais de enfermagem. Psicol. inF. [Internet]. 2012 [cited 2018 Jun 21];16(16):103-26. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoinfo/v16n16/v16n16a05.pdf

Martins C, Campos S, Duarte J, Martins R, Moreira T, Chaves C. Situações indutoras de stress e Burnout em estudantes de enfermagem nos ensaios clínicos. Rev. port. enferm. saúde mental [Internet]. 2017 [cited 2018 Jun 21];5:25-32. Available from: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpesm/nspe5/nspe5a05.pdf

Bublitz S, Guido LA, Lopes LFD, Freitas EO. Associação entre estresse e características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de enfermagem. Texto & contexto enferm. [Internet] 2016. [cited 2019 Jul 13];25(4):1-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n4/pt_0104-0707-tce-25-04-2440015.pdf

Ramos SM, Barlem JGT, Lunardi VL, Barlem ELD, Silveira RS, Bordignon SS. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem. Texto & contexto enferm. [Internet] 2015 [cited 2018 Jun 21];24(1):187-95. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v24n1/pt_0104-0707-tce-24-01-00187.pdf

Ximenes Neto FRG, Muniz CFF, Dias LJLF, Diogenes Júnior F, Silva MAM, Oliveira EM. Perfil sociodemográfico dos estudantes de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Enferm. Foco [Internet]. 2017 [cited 2019 Jul 13];8(3):75-9. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1532/404

Soares AB, Del Prette ZAP. Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Anál. psicol [Internet]. 2015 [cited 2018 Jun 21];2(33):139-51. Available from: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000200001

Azevedo IC, Silva RCL, Carvalho DPRP, Cruz GKP, Lima JVH, Ferreira Júnior MA. Importância do grupo de pesquisa na formação do estudante de enfermagem. Rev. enferm. UFSM [Internet]. 2018 [cited 2019 Jul 13];8(2):390-8. Available from: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/26003/pdf

Dias EP, Stutz BL, Resende TC, Batista NB, Sene SS. Expectativas de alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em instituições de saúde. Psicopedagogia [Internet]. 2014 [cited 2018 Jun 21];31(94):44-55. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v31n94/06.pdf

Restelatto MTR, Dallacosta FM. Vivências do acadêmico de enfermagem durante o estágio com supervisão indireta. Enferm. Foco [Internet]. 2018 [cited 2019 Jul 13];9(4):34-8. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1156/474

Renno HMS, Brito MJM, Ramos FRS. O estágio curricular e o sofrimento moral do estudante de enfermagem. Enferm. Foco [Internet]. 2015 [cited 2018 Jun 21];6(1/4):51-5. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/577

Oliveira HFR, Risso HRF, Vieira FSF, Leal KASL, Noda DKG, Martins GC. Estresse e qualidade de vida de estudantes universitários. Revista CPAQV [Internet]. 2015 [cited 2018 Jun 21];7(2):2-8. Available from: http://www.cpaqv.org/revista/CPAQV/ojs-2.3.7/index.php?journal=CPAQV&page=article&op=view&path%5B%5D=77

Bublitz S, Freitas EO, Kirchhof RS, Lopes LFD, Guido LA. Estressores entre Acadêmicos de Enfermagem de uma Universidade Pública. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2012 [cited 2018 Dez 7];20(2):739-45. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/5992/4301

Bublitz S, Guido LA, Lopes LFD, Freitas EO. Associação entre estresse e características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de enfermagem. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2016 [cited 2018 Jun 21];25(4):1-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n4/pt_0104-0707-tce-25-04-2440015.pdf




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2391

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.