A INSPEÇÃO NA AVALIAÇÃO CLÍNICA DIÁRIA DO ENFERMEIRO: PRODUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Letícia Pontes, Mitzy Tannia Reichembach, Bruna Morelli Bottega, Mariá Comparin Machado, Jessica de Fátima Gomes Pereira, Fabíola do Nascimento Moreira

Resumo


Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educacional, apontando aspectos possíveis de avaliação na inspeção. Metodologia: desenvolvimento de Tecnologia Assistencial, em três fases e seis etapas metodológicas, utilizando-se da Metodologia de Desenvolvimento Tecnológico, em um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Profissional, durante a Disciplina de Vivências da Prática Profissional, de abril a junho de 2018. Resultados: O desenvolvimento da tecnologia proposta se deu a partir da produção de um vídeo em animação 2D, indicando os aspectos a serem avaliados na inspeção, com base na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta. Conclusão: O vídeo com animação 2D desenvolvido, contempla os aspectos essenciais para avaliação do enfermeiro em pacientes hospitalizados. A produção dessa tecnologia educacional como um alerta aos enfermeiros, em relação ao uso da inspeção na avaliação clínica diária, representa um incentivo para a efetivação da primeira etapa do Processo de Enfermagem, nos espaços de cuidado à saúde.

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Referências


REFERÊNCIAS

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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n7.2437

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