Tecnologia educacional para orientação de idosos nos cuidados com a fístula arteriovenosa

Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Francisca Lívia Martins Lobo, Thiago Oliveira Barbosa, Fabyana Gonçalves Pontes

Resumo


Objetivo: desenvolver atividade educativa na orientação dos cuidados com a fístula arteriovenosa, a partir das demandas de idosos renais crônicos em hemodiálise. Metodologia: pesquisa-ação, realizada de março a maio de 2017, em clínica de diálise de Fortaleza-CE, Brasil. Dados coletados com treze idosos em hemodiálise, por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo, sendo elencada uma categoria temática. A partir da demanda apresentada pelos idosos, foram desenvolvidas tecnologias educacionais, com utilização de banner e boneco de pano na orientação dos cuidados com a fístula. Resultados: desvelaram-se dúvidas e ações inapropriadas ante as intercorrências, como sangramento, infiltrações, rompimento, baixo fluxo da fístula e infecções. Assim, a atividade educativa facilitou a troca de saberes acerca dos cuidados recomendados na preservação da fístula. Conclusão: a prática educativa promoveu aquisição de novos conhecimentos para o autocuidado da fístula arteriovenosa.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2467

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