A experiência da vulnerabilidade dos enfermeiros no cuidado em terapia intensiva pediátrica

Lidia Nunes Vieira, Flávia Mendes de Sá, Wilza Carla Spiri, Maria Helena Borgato, Cassiana Mendes Bertoncello Fontes

Resumo


Objetivo: Compreender as vulnerabilidades do processo de cuidar do enfermeiro em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). Método: Estudo qualitativo, baseado no referencial teórico da ergologia e realizado em hospital de ensino público, no período de junho de 2016 a agosto de 2017. Foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin para analisar as respostas dos enfermeiros assistenciais da UTIP em entrevistas individuais a partir de duas perguntas norteadoras: “Explique o que você compreende sobre vulnerabilidade” e “Como você experiencia a vulnerabilidade no processo de cuidar do paciente internado na UTIP?” Resultados: Foram identificadas categorias e temas comuns e específicos referentes às perguntas norteadoras.  Conclusões: Constatou-se a conceituação do termo vulnerabilidade e a análise das experiências vivenciadas pelos enfermeiros de diversas maneiras pelos indivíduos, o que possibilitou sua classificação em categorias de acordo com o tema pertencente.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n5.2663

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