Autorelato da criança e adolescente no seu cotidiano com a diabetes mellitus: estudo narrativo

Kananda Karla Andrade Freitas, Pâmella Uaqui Alvino dos Santos, Manuela Costa Melo, Ana Socorro de Moura, Lara Mabelle Milfont Boeckmann, Luz Marina Alfonso Dutra

Resumo


Objetivo: Compreender o cotidiano de crianças e adolescentes com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1.. Métodos: Estudo exploratório com abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, desenvolveu-se entrevista semiestruturada realizada com 16 crianças e adolescentes atendidas, novembro de 2017 a fevereiro de 2018. As informações coletadas foram analisadas por meio do método de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Categorizados em quatro temáticas: significância do diabetes mellitus para as crianças e os adolescentes, sentimento relacionado às mudanças ocasionadas pelo diabetes mellitus, aspectos relacionados aos hábitos de vida e alterações significativas para a vida. Conclusões: Diabetes mellitus tipo 1 gera mudanças no contexto familiar, social e no estilo de vida e, com isso, há grande impacto psicológico à criança e ao adolescente. Por isso, é importante que o profissional de enfermagem possa identificar os desdobramentos desta patologia em crianças e adolescentes e se mostre parte da rede de apoio para eles.

Palavras-chave: Criança; Adolescente; Cuidados de enfermagem; Diabetes mellitus; Dducação em saúde.


SELF-REPORT OF CHILD AND ADOLESCENT IN HIS DAILY LIFE WITH DIABETES MELLITUS: NARRATIVE STUDY

Objective: To understand the daily life of children and adolescents diagnosed with type 1 diabetes mellitus. Methods: Exploratory study with a qualitative approach. For data collection, a semi-structured interview was conducted with 16 children and adolescents. The information collected was analyzed using the Bardin Content Analysis Method. Results: There were four themes: significance of diabetes mellitus for children and adolescents, feeling related to changes caused by diabetes mellitus, aspects related to life habits and significant changes in life. Conclusions: That type 1 diabetes mellitus generates changes in the family, social and lifestyle context and, with this, there is a considerable psychological impact on the child and the adolescent. Therefore, it is important that the nursing professional can identify the consequences of this pathology in children and adolescents and be part of the support network for them.

Keywords: Child; adolescent; Nursing care; Diabetes mellitus; Health education.


AUTOINFORME DEL NIÑO Y ADOLESCENTE EN SU VIDA DIARIA CON DIABETES MELLITUS: ESTUDIO NARRATIVO

Objetivo: Comprender la vida diaria de niños y adolescentes diagnosticados con diabetes mellitus tipo 1. Métodos: Estudio exploratorio con abordaje cualitativo. Para la recolección de los datos, se desarrolló una entrevista semiestructurada realizada con 16 niños y adolescentes. La información recopilada se analizó mediante el Método de Análisis de Contenido de Bardin. Resultados: Clasificaron en cuatro temáticas: significancia de la diabetes mellitus para los niños y adolescentes, sentimiento relacionado con los cambios ocasionados por la diabetes mellitus, aspectos relacionados con los hábitos de vida y cambios significativos para la vida. Conclusiones: La diabetes mellitus tipo 1 genera cambios en el contexto familiar, social y en el estilo de vida y, con ello, hay gran impacto psicológico al niño y al adolescente. Por eso, es importante que el profesional de enfermería pueda identificar los desdoblamientos de esta patología en niños y adolescentes y se muestre parte de la red de apoyo para ellos.

Palabras-clave: Niño; adolescente; Cuidados de enfermería; Diabetes mellitus; Educación en salud.


Texto completo:

PDF

Referências


Della Manna T, Setian N, Savoldell RD, Guedes DR, Kuperman H, Cominato L, et al. Diabetes mellitus in childhood: an emerging condition in the 21st century. Rev Assoc Med Bras [Internet]. 2016 [acesso em 08 set 2017]; 62(6):594-01. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9282.62.06.594.

International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas. Eighth edition. [Internet]. 2017 [acesso em 16 jan 2019]. Disponível em: https://www.idf.org/e-library/epidemiology.../diabetes-atlas.html.

Henríquez-Tejo R, Cartes-Velásquez R. Impacto psicosocial de la diabetes mellitus tipo 1 em niños, adolescentes y sus familias. Revisión de la literatura. Rev Chil Pediatr. [Internet]. 2018 [acesso em 16 jan 2019]; 89(3):391-98. Doi: http://dx.doi.org/10.4067/S0370-41062018005000507.

Almeida A de, Lima RAG, Mello DF de, Neves ET, Okido ACC, Vieira MM. Care demands of children with type 1 Diabetes Mellitus. Esc Anna Nery. [Internet]. 2017 [acesso em 16 jan 2019]; 21(2). Doi: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170034 .

Cruz DSM da, Collet N, Andrade EMC de, Nóbrega VM da, Nóbrega MML da. Mothers of experiences in diabetic child. Esc Anna Nery [Internet]. 2017 [acesso em 16 jan 2019]; 21(1):8. Doi: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20170002.

Streuber HJ, Carpenter DR. Qualitative research for occupational and physical: advancing the humanistic imperative. 5th. ed. USA: Lippincott, 2010.

Muylaert CJ, Sarubbi Júnior V, Gallo PR, Rolim Neto ML, Reis AOA. Narrative interviews: an important resource in qualitative research. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2014 [acesso em 08 set 2017]; 48:193-9. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000800027.

Borges KS, Fagundes L da C. A teoria de Jean Piaget como princípio para o desenvolvimento das inovações. Porto Alegre. [Internet]. 2016 [acesso em 08 set 2017]; 39(2):242-48. Doi: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.21804.

Dell’Aglio DD, Greco-Soares JP. Relações entre qualidade de vida e diabetes mellitus tipo 1 na adolescência. Contextos Clínicos. [Internet]. 2016 [acesso em 08 set 2017]; 9(2):159-67. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2016.92.02 .

Bardin L. Análise de Conteúdo. Trad. Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: 2011; 70.

Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care. [Internet]. 2007 [acesso em 08 set 2017]; 19(6):349-57. Doi: https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042 .

Gonçalves YN, Oliveira SKM, Ribeiro AR, Lage AMV. A experiência da criança com diabetes: pesquisa qualitativa e interventiva em saúde por meio do sociodrama. Revista Brasileira de Psicodrama. [Internet]. 2014 [acesso em 08 set 2017]; 22(1), 43-53. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-53932014000100005 .

Quirk H, Blake H, Dee B, Glazebrook C. “Having diabetes shouldn’t stop them”: health care professionals’ perceptions of physical activity in children with type 1 diabetes. BMC Pediatrics. [Internet]. 2015 [acesso em 08 set 2017];18:15-68. doi: 10.1186/s12887-015-0389-5

Pennafort VP dos S, Queiroz MVO, Nascimento LC, Guedes MVC. Network and social support in family care of children with diabetes. Rev bras enferm. [Internet]. 2016 [acesso em 08 set 2017]; 69(5):856-63. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2015-0085 .

Dickinson JK, Guzman SJ, Maryniuk MD, O’Brian CA, Kadohiro JK, Jackson RA et al. The Use of Language in Diabetes Care and Education. Diabetes Care. [Internet]. 2017 [acesso em 16 jan 2019]; dci170041. Doi: https://doi.org/10.2337/dci17-0041 .




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.2730

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.