Autorelato da criança e adolescente no seu cotidiano com a diabetes mellitus: estudo narrativo
Resumo
Objetivo: Compreender o cotidiano de crianças e adolescentes com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1.. Métodos: Estudo exploratório com abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, desenvolveu-se entrevista semiestruturada realizada com 16 crianças e adolescentes atendidas, novembro de 2017 a fevereiro de 2018. As informações coletadas foram analisadas por meio do método de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Categorizados em quatro temáticas: significância do diabetes mellitus para as crianças e os adolescentes, sentimento relacionado às mudanças ocasionadas pelo diabetes mellitus, aspectos relacionados aos hábitos de vida e alterações significativas para a vida. Conclusões: Diabetes mellitus tipo 1 gera mudanças no contexto familiar, social e no estilo de vida e, com isso, há grande impacto psicológico à criança e ao adolescente. Por isso, é importante que o profissional de enfermagem possa identificar os desdobramentos desta patologia em crianças e adolescentes e se mostre parte da rede de apoio para eles.
Palavras-chave: Criança; Adolescente; Cuidados de enfermagem; Diabetes mellitus; Dducação em saúde.
SELF-REPORT OF CHILD AND ADOLESCENT IN HIS DAILY LIFE WITH DIABETES MELLITUS: NARRATIVE STUDY
Objective: To understand the daily life of children and adolescents diagnosed with type 1 diabetes mellitus. Methods: Exploratory study with a qualitative approach. For data collection, a semi-structured interview was conducted with 16 children and adolescents. The information collected was analyzed using the Bardin Content Analysis Method. Results: There were four themes: significance of diabetes mellitus for children and adolescents, feeling related to changes caused by diabetes mellitus, aspects related to life habits and significant changes in life. Conclusions: That type 1 diabetes mellitus generates changes in the family, social and lifestyle context and, with this, there is a considerable psychological impact on the child and the adolescent. Therefore, it is important that the nursing professional can identify the consequences of this pathology in children and adolescents and be part of the support network for them.
Keywords: Child; adolescent; Nursing care; Diabetes mellitus; Health education.
AUTOINFORME DEL NIÑO Y ADOLESCENTE EN SU VIDA DIARIA CON DIABETES MELLITUS: ESTUDIO NARRATIVO
Objetivo: Comprender la vida diaria de niños y adolescentes diagnosticados con diabetes mellitus tipo 1. Métodos: Estudio exploratorio con abordaje cualitativo. Para la recolección de los datos, se desarrolló una entrevista semiestructurada realizada con 16 niños y adolescentes. La información recopilada se analizó mediante el Método de Análisis de Contenido de Bardin. Resultados: Clasificaron en cuatro temáticas: significancia de la diabetes mellitus para los niños y adolescentes, sentimiento relacionado con los cambios ocasionados por la diabetes mellitus, aspectos relacionados con los hábitos de vida y cambios significativos para la vida. Conclusiones: La diabetes mellitus tipo 1 genera cambios en el contexto familiar, social y en el estilo de vida y, con ello, hay gran impacto psicológico al niño y al adolescente. Por eso, es importante que el profesional de enfermería pueda identificar los desdoblamientos de esta patología en niños y adolescentes y se muestre parte de la red de apoyo para ellos.
Palabras-clave: Niño; adolescente; Cuidados de enfermería; Diabetes mellitus; Educación en salud.
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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.2730
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