Estágio Curricular Supervisionado em autarquia profissional: contribuições para a formação em Enfermagem

George Oliveira Silva, Poliana Marques Souza, Alexia Nunes Batista, Cláudia Daniele Mendes Barbosa, Ivete Santos Barreto, Luana Cássia Miranda Ribeiro

Resumo


Objetivo: compartilhar a experiência relacionada a formação de estudantes de graduação em Enfermagem no desenvolvimento de estágio curricular supervisionado em autarquia profissional. Método: relato de experiência sobre o primeiro estágio curricular oportunizado pela criação de convênio entre a Universidade Federal de Goiás e o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás. Resultados: foram desempenhadas atividades como estudo e reflexão sobre o arcabouço ético-legal que rege a Enfermagem e o sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Enfermagem, fiscalizações in loco, participação em reuniões de planejamento, capacitações, audiências e posses de Comissões de Ética de instituições de saúde, atendimento aos profissionais, organização e levantamento de dados sobre os processos éticos. Conclusão: o estágio foi inovador e demonstrou ser importante para a formação dos estudantes como enfermeiros por promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à dimensão ética da profissão e aos aspectos da gestão.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2763

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