Avaliação do processo ensino e aprendizagem no ambiente de simulação realística na graduação em enfermagem
Resumo
Objetivo: Avaliar o processo ensino-aprendizagem no ambiente de simulação realística na percepção de estudantes de graduação em enfermagem. Método: Estudo transversal descritivo com 59 estudantes. Foram aplicadas duas escalas: Experiência com o debriefing e design de Simulação. Dados analisados com Software Statistical Package for the Social Sciences, versão 24.0, o The R Project for Statistical Computing versão 3.3 e Office Excel 2007. Empregaram-se o Alpha de Cronbach e teste Qui-quadrado considerando p<0,05. Resultados: para as duas escalas, demostrou-se concordância entre 62% e 93% correspondentes ao somatório dos parâmetros: concordo com a afirmação e concordo com afirmação totalmente. A confiabilidade interna da escala de experiência com debriefing foi 0.972 e da escala do design de simulação 0.964. Associando-se dimensões da escala de debriefing, obtiveram-se p-valores significativos de (0-0,0006) e para a escala de design, p-valores (0-0,0050). Conclusões: consolidou-se a simulação como estratégia de ensino-aprendizagem evidenciada pela avaliação satisfatória dos estudantes.
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