Contribuição das Ligas Acadêmicas para Formação em Enfermagem

Carlos Romualdo de Carvalho e Araujo, Roberlandia Evangelista Lopes, Maria Socorro de Araújo Dias, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, Quitéria Larissa Teodoro Farias, Ana Suelen Pedroza Cavalcante

Resumo


Objetivo: Compreender a contribuição das ligas acadêmicas para a formação em Enfermagem. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, sob abordagem qualitativa, realizado com 31 estudantes de cinco Ligas Acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral – Ceará – Brasil, no período de março a maio de 2017. Os dados foram coletados por meio de grupo focal e analisados mediante a análise temática de Minayo. Resultados: Os principais achados mostram que a metodologia adotada pelas ligas contribui para o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão, bem como, que os estudantes são motivados a participar pelo desejo de ter outras experiências no campo da Enfermagem, inserção precoce no território, qualificação do currículo e reforço no ensino e aprendizagem. Conclusões: As ligas acadêmicas são experiências potentes na transformação do cenário de práticas de saúde, mediadas por ações de ensino, pesquisa, extensão, assistência e transformação social, contribuindo assim, para a formação em enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2802

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