Avaliação do debriefing na simulação clínica no ensino em enfermagem

Maria Ercília Chagas, Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila, Fernanda Garcia Bezerra Góes, Giovanna Martins de Salvo, Roberto Carlos Lyra da Silva, Verónica Rita Dias Coutinho

Resumo


Objetivo: avaliar o debriefing na prática simulada de graduandos de enfermagem. Método: estudo quantitativo em duas etapas: Etapa 1 – Realização de cenário de simulação clínica. Etapa 2 – Aplicação da Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação (EaDaS). Todos os aspectos éticos foram atendidos. Resultados: participaram do estudo 36 (100,0%) graduandos de enfermagem. Desses, 27 (75,0%) relatou nunca ter participado de simulação. Na avaliação do debriefing associado à simulação, o escore geral obtido foi de 4,41 (DP=0,25), correspondendo ao percentual de 85,4% de impacto positivo. A maioria dos graduandos 25 (69,4%) confirmou que o debriefing auxiliou no desenvolvimento da capacidade para a tomada de decisões acertadas. Conclusão: a avaliação do debriefing foi positiva na simulação cínica, possibilitando melhorias no desempenho e aprendizado dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ensino; Simulação; Educação em enfermagem; Treinamento por simulação; Estudantes de enfermagem.


NURSING EDUCATION: EVALUATING THE EFFECTIVENESS OF DEBRIEFING IN CLINICAL SIMULATION

Objective: To evaluate the debriefing in the simulated practice of nursing undergraduates. Method: Quantitative study in two steps: Step 1 - Realization of the clinical simulation scenario. Step 2 - Application of the Simulation Debriefing Assessment Scale (EaDaS). All ethical aspects were met. Results: 36 (100.0%) nursing undergraduates participated in the study. Of these, 27 (75.0%) reported never having participated in the simulation beforehand. In the evaluation of debriefing associated with the simulation, the overall score obtained was 4.41 (SD = 0.25), corresponding to a percentage of 85.4% of positive impact. Most undergraduates 25 (69.4%) confirmed that debriefing assisted in developing the ability to make the right decisions. Conclusion: The evaluation of debriefing was positive in the clinical simulation, allowing improvements in the performance and learning of the students.

Descriptors: Teaching; Simulation; Nursing education; Simulation training; Nursing students.


EVALUACIÓN DEBRIEFING EN LA SIMULACIÓN CLÍNICA EN LA EDUCACIÓN EN ENFERMERÍA

Objetivo: Evaluar la información en la práctica simulada de estudiantes de pregrado en enfermería. Método: estudio cuantitativo en dos pasos: Paso 1 - Realización del escenario de simulación clínica. Paso 2: aplicación de la escala de evaluación de simulación de informes (EaDaS). Todos los aspectos éticos se cumplieron. Resultados: 36 (100.0%) estudiantes universitarios de enfermería participaron en el estudio. De estos, 27 (75.0%) informaron nunca haber participado en la simulación. En la evaluación de los informes asociados con la simulación, el puntaje general obtenido fue 4.41 (DE = 0.25), correspondiente a un porcentaje de 85.4% de impacto positivo. La mayoría de los estudiantes universitarios 25 (69.4%) confirmaron que la reunión de información ayudó a desarrollar la capacidad de tomar las decisiones correctas. Conclusión: La evaluación del informe fue positiva en la simulación cínica, permitiendo mejoras en el rendimiento y el aprendizaje de los estudiantes.

Descriptores: Enseñanza; Simulación; Educación en enfermería; Capacitación en simulación; Estudiantes de enfermería.


Texto completo:

PDF

Referências


Domingues NA, Tibes CM, Dias JD, Westin UM, Zem-Mascarenhas SH, Fonseca LMM. Simulação virtual por computador no ensino de enfermagem: relato de experiência. Rev Enferm UFPI. 2017 [citado 25 Jan 2019]; 6(4): 70-74. Disponível em: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/6174/pdf

Oliveira SN, Massaroli A, Martini JG, Rodrigues J. From theory to practice, operating the clinical simulation in Nursing teaching. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [citado 30 Out 2018];71 (Suppl 4): 1791-8. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v71s4/pt_0034-7167-reben-71-s4-1791.pdf.

Mesquita HCT, Santana BS, Magro MCS. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2019 [citado 25 Jan 2019]; 23(10). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v23n1/pt_1414-8145-ean-23-01-e20180270.pdf

Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Utilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. REME. 2014 [citado 10 Dez 2018]; 18(2): 487-495. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/941

Coutinho VRD, Martins JCA, Pereira MFCR. Construção e Validação da Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação (EADaS). Rev Enf Ref [Internet]. 2014 [citado 30 Set 2018]; 4(2): 41-50. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/ref/vserIVn2/serIVn2a05.pdf

Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Coutinho VRD, Jorge BM, Mendes IAC. Validation to Portuguese of the Debriefing Experience Scale. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 [citado 20 Abr 2019]; 69(4): 658-64. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n4/0034-7167-reben-69-04-0705.pdf

Unver V, Basakb T, Wattsc P, Gaiosoc V, Mossc J, Tastand S, et al. The reliability and validity of three questionnaires: The Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning Scale, Simulation Design Scale, and Educational Practices Questionnaire. Contemp Nurse [Internet]. 2017 [citado 20 Jan 2019]; 53(1): 60-74. Disponível em: https://toad.edam.com.tr/sites/default/files/pdf/the-student-satisfaction-and-self-confidence-in-learning-scale-toad.pdf

Bergamasco EC, Murakami BM, da Cruz DALM. Uso da Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem (ESEAA) e da Escala do Design da Simulação (EDS) no ensino de enfermagem: relato de experiência. Sci Med (Porto Alegre, Online). [Internet]. 2018 [citado 26 Fev 2019]; 28(3): ID31036. Disponível em: http: //revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/viewFile/31036/17103

Mayara MMP, Fabíola LR, Luciana MM, Lara MMB, Manuela CM, Fabiana CVF, Geisa S. Avaliação do processo ensino-aprendizagem no ambiente de simulação realística na graduação em enfermagem. Enferm foco [Internet]. 2019 [citado 14 Jul 2019]; 10 (6): 118-124. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2782/660

Zluhan MR, Raitz TR. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. RBEP. 2014 [citado 20 Jan 2019]; 95(239): 31-54. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S217666812014000100003&script=sci_abstract&tlng=t

Trevisol JV, Nierotka RL. Os jovens das camadas populares na universidade pública: acesso e permanência. Rev Katál [Internet]. 2016 [citado 30 Jan 2019]; 19(1): 22-32. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-49802016000100022&script=sci_abstract&tlng=pt

Letícia KM, Rosa MR, Raphael KS, Solange FRC, Mateus SL. Expansão dos cursos de graduação em enfermagem no Brasil entre 2004 e 2017. Enferm foco [Internet]. 2019 [citado 14 Jul 2019]; 10 (6): 63-69. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2369/652

Quirós SM, Vargas MAO. Simulação clínica: uma estratégia que articula práticas de ensino e pesquisa em Enfermagem. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2014 [citado 30 Set 2018]; 23(4): 813-814. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v23n4/pt_0104-0707-tce-23-0400815.pdf

Valadares AFM, Magro MCS. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar. Acta Paul Enferm (Online) [Internet]. 2014 [citado 30 Set 2018]; 27(2): 138-143. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010321002014000200009&script=sci_abstract&t>lng =ES

Teixeira CRS, Pereira MCA, Kusumota L, Gaioso VP, Mello CL, Carvalho EC. Evaluation of nursing students about learning with clinical simulation. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015 [citado 30 Jan 2019]; 68(2): 311-9. Disponível em:

Kimhi E, Reishtein JL, Cohen M, Friger M, Hurvitz N, Avraham R. Impact of Simulation and Clinical Experience on Self-efficacy in Nursing Students: Intervention Study. Nurse Educ [Internet]. 2016 [citado em 10 Fev 2019]; 41(1):E1-4. Disponível em: https://insights.ovid.com/pubmed?pmid=26218009

Cogo ALP, Lopes EFS, Perdomini FRI, Flores GE, Santos MRR. Construção e desenvolvimento de cenários de simulação realística sobre a administração segura de medicamentos. Rev Gaúch Enferm [Internet]. 2019 [citado em 25 Jan 2019]; 40(esp):e 20180175. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472019000200801&lng=en

Coutinho V, Martins JA, Pereira F. Structured debriefing in Nursing simulation: students’ perceptions. J Nurs Educ Pract [Internet]. 2016 [citado em 25 Jan 2019]; 6(9):127-134. Disponível em: http://www.sciedu.ca/journal/index.php/jnep/article/view/8878/5824.

Coutinho V, Martins JA, Pereira F. Student’s opinion about feedback VS debriefing: a randomized controlled trial. IJND [Internet]. 2017 [citado em 25 Jan 2019]; 7:63-68. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320430492_Student's_opinion_about_feedback_Vs_structured_debriefing_a_randomized_controlled_trial.

Çelik Y, Ceylantekin Y, Kiliç I. The evaluation of simulation market in nursing education and the determination of learning style of students. Int J Health Sci (Qassim) [Internet]. 2017 [citado 25 Jan 2019]; 11(1): 16. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5327665/

Major CB, Mantovani MF, Félix JVC, Boostel R, Silva ATM, Caravaca-Morera JA. Avaliação do debriefing na simulação clínica em enfermagem: um estudo transversal. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 [citado 30 Abr 2019]; 72(3): 825-31. Disponívelem: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672019000300788&lng=en&nrm=iso&tlng=pt




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n3.2854

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.