Formação política do enfermeiro na graduação: ótica de acadêmicos de enfermagem.

Maria da Conceição Coelho Brito, Ana Kézia Cunha de Queiroz, Maria Socorro de Araújo Dias, Maria Adelane Monteiro da Silva, Dirce Stein Backes, Marina Pereira Moita

Resumo


Objetivo: analisar a formação política do enfermeiro sob a ótica de acadêmicos de um curso de enfermagem. Método: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado entre 2015 e 2016, com 27 acadêmicos do décimo período de um curso de enfermagem. A coleta mediante entrevista semiestruturada, e a análise orientada pela Fenomenologia Social de Alfred Schutz. Resultados: o tipo ideal de discente foi avesso à política, mesmo considerando-a instrumento assegurador de sua cidadania, pois encontra dificuldade de inter-relacioná-la ao seu fazer profissional, e que concebe a universidade como espaço propício a discussão política, porém restrita a uma limitada quantidade de acadêmicos. Conclusão: o estudo evidencia que o discente típico de enfermagem demonstra inapropriação da ferramenta política, apesar de reconhecer a necessidade de se apoderar dela para desenvolver suas competências profissionais. Assim, o estudo contribui para reflexão da necessidade de favorecer espaços fomentadores do debate político no âmbito universitário.

Descritores: Enfermagem, Política, Autonomia profissional, Educação superior.


POLITICAL TRAINING OF NURSES IN GRADUATION: THE VIEW OF NURSING ACADEMICS

Objective: to analyze the political formation of nurses from the perspective of academics of a nursing course. Method: qualitative, exploratory-descriptive study, conducted between 2015 and 2016, with 27 students from the tenth period of a nursing course. The collection through semi-structured interviews, and analysis guided by Alfred Schutz's Social Phenomenology. Results: the ideal type of student was averse to politics, even considering it an instrument to assure their citizenship, as it finds it difficult to interrelate it to their professional practice, and that conceives the university as a favorable space for political discussion, but restricted to a limited amount of academics. Conclusion: the study shows that the typical nursing student demonstrates inappropriate political tool, despite recognizing the need to seize it to develop their professional skills. Thus, the study contributes to the reflection of the need to favor spaces that foster political debate in the university sphere.

Descriptors: Nursing, Politics, Professional autonomy, Higher Education.


FORMACIÓN POLÍTICA DE ENFERMERAS EN GRADUACIÓN: LA VISIÓN DE LAS ACADEMIAS DE ENFERMERÍA

Objetivo: analizar la formación política de las enfermeras desde la perspectiva académica de un curso de enfermería. Método: estudio cualitativo exploratorio descriptivo, realizado entre 2015 y 2016, con 27 estudiantes del décimo período de un curso de enfermería. La colección a través de una entrevista semi estructurada y el análisis guiado por la Fenomenología social de Alfred Schutz. Resultados: el tipo ideal de estudiante era contrario a la política, incluso considerándolo un instrumento para asegurar su ciudadanía, ya que le resulta difícil interrelacionarlo con su práctica profesional, y eso concibe a la universidad como un espacio favorable para la discusión política, pero restringida a una cantidad limitada de académicos. Conclusión: el estudio muestra que el típico estudiante de enfermería de muestra una herramienta política inapropiada, a pesar de reconocerla necesidad de aprovecharla para desarrollar sus habilidades profesionales. Así, el estudio contribuye a la reflexión de la necesidad de favorecer espacios que fomenten el debate político en el ámbito universitario.

Descriptores: Enfermería, Política, Autonomía profesional, Educación Superior.


Texto completo:

PDF

Referências


Kroeff MS, Mattos MCCM, Matos JC, Spudeit DFAO. Sociologia das profissões e o profissional da informação. Comun & Inf [Internet]. 2017 [cited 2019 Nov 10];20(3):18-33. Available from: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/81062

Magagnin AB, Aires LCP, Freitas MA, Heidemann ITSB, Maia ARC. O enfermeiro enquanto ser político-social: perspectivas de um profissional em transformação. Cienc Cuid Saude [Internet]. 2018 [cited 2019 Nov 10];17(1):2-7. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/39575/751375137556

Jesus MCP, Capalbo C, Merighi MAB, Oliveira DM, Tocantins FR, Rodrigues BMRD, et al. A fenomenologia social de Alfred Schütz e sua contribuição para a enfermagem. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2013 [cited 2018 Nov 05];47(3):736-41. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S008062342013000300736&script=sci_abstract&tlng=pt

Schutz A. Fenomenologia del mundo social: introduccion a la sociologia comprensiva. Buenos Aires: Paidos; 1972.

Schutz A. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis (RJ): Vozes; 2012.

Zeferino MT, Carraro TE. Alfred Schütz: do referencial teórico-filosófico aos princípios metodológicos de pesquisa fenomenológica. Texto & context enferm [Internet]. 2013 [cited 2018 Nov 05];22(3):826-34. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010407072013000300032&script=sci_abstract&tlng=pt

Macedo FMF, Boava DLT. Fenomenologia Social: Possibilidades para a Pesquisa Organizacional. In: Anais do VII Encontro de pesquisas organizacionais; 2012 mai 20-22; Curitiba, Brasil. ANPAD; [Internet]. 2012 [cited 2018 Nov 06]. Available from: http://www.anpad.org.br/adm/pdf/2012_EnEO391.pdf

- Saraiva RJ, Rosas AMMTF, Rodrigues MDG, Valente GSC, Marques EMBG. A fenomenologia sociológica de Alfred Schutz como método de pesquisa na enfermagem. Saud Col [Internet]. 2018 [cited 2019 Nov 10];(08)ed.42:562-4. Available from: http://bdigital.ipg.pt/dspace/bitstream/10314/4173/1/ermelindam_168a.pdf

Oliveira DM, Deus NCP, Caçador BS, Silva EA, Garcia PPC, Jesus MCP et al. Saberes e práticas de enfermeiros sobre a participação social na saúde. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 [cited 2019 Nov 10];69(3):394-00. Available from: https://www.researchgate.net/publication/304339542_Saberes_e_praticas_de_enfermeiros_sobre_a_participacao_social_na_saude

Adams E. Nursing Now campaign engages global power. XX International News; [Internet]. 2018 [cited 2019 Setep 22];26(2). Available from: http://web-b ebscohost.ez76.periodicos.capes.gov.br/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=1&sid=7eb0ff72-0a82-4cc7-830a-843d877db898%40pdc-v-sessmgr02

Day L, Ziehm SR, Jessup MA, Amedro P, Dawson-Rose C, Derouin A, et al. The power of nursing: An innovative course in values clarification and self-discovery. J prof nurs; [Internet]. 2017 [cited 2019 Setep 22];33:267-0. Available from: doi: 10.1111/j.1471-6712.2012.01069.x

Winters JRF, Prado ML, Waterkemper R, Kempfer SS. Formação dialógica e participativa na enfermagem: contribuição ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e criativo de acadêmicos. REME rev min enferm [Internet]. 2017 [cited 2019 Feb 26];21:e-1067. Available from: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1205

Brito FMM, Rozendo CA, Sobral JPCP. O laboratório de enfermagem e a formação crítica do enfermeiro: uma reflexão. Enferm Foco [Internet]. 2018 [cited 2020 Feb 14];9(1):36-40. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1859/424

Mesquita SKC, Menezes RMV, Ramos DKR. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab educ saúde [Internet]. 2016 [cited 2019 Jun 5];14(2):473-86. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v14n2/1678-1007-tes-1981-7746-sip00114.pdf

Silva CF, Miranda MGO, Saraiva AKM. O compromisso político que permeia a formação em enfermagem: o estágio em questão. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2016 [cited 2019 Setep 11];10(9):3275-83. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11407/13183

Sposito MP, Tarábola FS. Experiência universitária e afiliação: multiplicidade, tensões e desafios da participação política dos estudantes. Educ soc [Internet]. 2016 [cited 2019 Nov 11];37(137):1009-28. Available from:http://www.scielo.br/pdf/es/v37n137/1678-4626-es-37-137-01009.pdf




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n3.3035

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.