Implicações da simulação na autoconfiança e conhecimento de profissionais na atenção primária: quase experimento

Layse Farias Nava, Marcia Cristina da Silva Magro

Resumo


Objetivo: Verificar se a estratégia de simulação clínica melhora o ganho de conhecimento e de autoconfiança da equipe de profissionais de saúde em situações de parada cardiorrespiratória (PCR) e/ou obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) na atenção primária à saúde (APS). Metodologia: Estudo quantitativo, quase-experimental, desenvolvido em unidades básicas de saúde. Amostra composta por 68 profissionais de saúde da APS. Aplicou-se questionário semi-estruturado e escala de autoconfiança. Realizou-se análise descritiva e na inferencial considerou-se significativo resultados com p≤0,05. Resultados: Identificou-se ganho significativo de conhecimento (p <0,001) e de autoconfiança para assistência em situações de PCR e OVACE pela equipe de enfermagem (p=0,001) e agentes comunitários (p=0,005), após emprego da simulação como estratégia de ensino. Conclusão: A simulação mostrou efeito positivo para ganho de conhecimento e de autoconfiança para profissionais de saúde, inclusive daqueles que não participam diretamente do cuidado, como os agentes comunitários de saúde.

Descritores: Conhecimento; Atenção Primária à Saúde; Treinamento por Simulação; Confiança.


IMPLICATIONS OF SIMULATION ON SELF-CONFIDENCE AND KNOWLEDGE OF PROFESSIONALS IN PRIMARY CARE: qUASI EXPERIMENTAL

Objective: To verify if the clinical simulation strategy improves the knowledge and self-confidence gain of the healthcare team in situations of cardiopulmonary arrest (CPR) and/or foreign body airway obstruction (OVACE) in primary health care (PHC). Methodology: Quantitative, quasi-experimental study, developed in basic health units. The sample composed of 68 PHC health professionals. A semi-structured questionnaire and a self-confidence scale were applied. Descriptive analysis was performed and inferential analysis was considered significant with p≤0.05. Results: A significant gain of knowledge (p <0.001) and self-confidence in assisting in CRP and OVACE situations was identified by the nursing staff (p = 0.001) and community agents (p = 0.005), after the use of simulation as a strategy for teaching. Conclusion: The simulation showed a positive effect to gain knowledge and self-confidence for health professionals, including those who do not participate directly in care, such as community health agents.
Descriptors: Knowledge; Primary Health Care; Simulation Training; Confidence.


IMPLICACIONES DE LA SIMULACIÓN SOBRE LA CONFIANZA Y EL CONOCIMIENTO DE PROFESIONALES EN ATENCIÓN PRIMARIA: CASI EXPERIENCIA

Objetivo: verificar si la estrategia de simulación clínica mejora el conocimiento y la autoconfianza del equipo de atención médica en situaciones de paro cardiopulmonar (CPR) y/u obstrucción de las vías respiratorias de cuerpos extraños (OVACE) en la atención primaria de salud (APS). Metodología: Estudio cuantitativo, cuasiexperimental, desarrollado en unidades básicas de salud. Muestra compuesta por 68 profesionales de la salud de APS. Se aplicó un cuestionario semiestructurado y una escala de autoconfianza. Se realizó un análisis descriptivo y el análisis inferencial se consideró significativo con p≤0.05. Resultados: El personal de enfermería (p=0.001) y los agentes comunitarios (p=0.005) identificaron una ganancia significativa de conocimiento (p<0.001) y confianza en sí mismos para ayudar en situaciones de CRP y OVACE, después del uso de la simulación como estrategia para enseñanza. Conclusión: La simulación mostró un efecto positivo para obtener conocimiento y confianza en sí mismos para los profesionales de la salud, incluidos aquellos que no participan directamente en la atención, como los agentes de salud de la comunidad.

Descriptores: Conocimiento; Atención Primaria de Salud; Capacitación en Simulación; Confianza.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n3.3058

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