Ensino-aprendizagem na disciplina de Gerência de Enfermagem no contexto hospitalar
Resumo
Objetivo: apresentar a metodologia de ensino desenvolvida com os alunos da disciplina teórico-prática Gerência de Enfermagem no Contexto Hospitalar, e destacar os resultados positivos e os fatores que dificultam seu desenvolvimento e interferem no processo de aprendizado dos alunos. Métodos: estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no ano de 2019, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Resultados: A vivência da disciplina de gerência proporciona ao acadêmico de enfermagem o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências imprescindíveis à sua formação, estimulando sua autonomia, responsabilidade, liberdade, criatividade, compromisso, domínio da prática e de seu papel social, além do aprofundamento e contextualização dos conhecimentos, adquiridos durante a sua formação acadêmica e observam diretamente a forma de atuar do enfermeiro. Conclusão: A experiência demonstra que há um bom aproveitamento em decorrência da integração ensino-serviço, que proporciona uma multiplicidade de ações assistenciais e gerenciais, passíveis de intervenções de diversa natureza e isso estimula os alunos e professores a buscarem contribuir com a organização da unidade e com ferramentas que auxiliem o processo de trabalho do enfermeiro e sua equipe, assim como incitar enfermeiros quanto a necessidade de constante aprimoramento em cursos formais e na sua prática que qualifiquem suas ações.
Descritores: Ensino de enfermagem; Administração; Prática profissional.
TEACHING-LEARNING IN THE NURSING MANAGEMENT DISCIPLINE IN THE HOSPITAL CONTEXT
Objective: To present the teaching methodology developed with the students of the theoretical-practical discipline Nursing Management in the Hospital context, and to highlight the positive results and the factors that hinder their development and interfere in the students’ learning process. Métodos: Qualitative study, of the type of experience report, carried out in 2019, at the School of Nursing of Federal Fluminense University. Results: The experience of the management discipline provides the nursing student with the development of different skills and competencies essential to their training, stimulating their autonomy, responsibility, freedom, creativity, commitment, mastery of practice and their social role, in addition to deepening and contextualization of knowledge, acquired during their academic training and directly observe the way nurses act. Conclusion: Experience shows that there is a good use due to the teaching-service integration, which provides a multiplicity of care and management actions, subject to interventions of different nature and this encourages students and teachers to seek to contribute to the organization of the unit and with tools that assist the work process of the nurse and his team, as well as encourage nurses as to the need for constant improvement in formal courses and in their practice that qualify their actions.
Keywords: Nursing education; Administration; Professional practice.
ENSEÑANZA-APRENDIZAJE EN LA DISCIPLINA DE ADMINISTRACIÓN DE ENFERMERÍA EN EL CONTEXTO HOSPITALARIO
Objetivo: Presentar la metodologia de enseñanza desarrollada con los estudiantes de la disciplina teórico-práctica en la Gestión de la Atención de Enfermería en la Red Hospitalaria, resaltar los resultados positivos y los factores que dificultan su desarrollo e interfieren en el proceso de aprendizaje de los estudiantes. Métodos: Estudio cualitativo, tipo informe de experiencia, realizado en el año de 2019, en la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal Fluminense. Resultados: La experiencia de la disciplina de gestión proporciona al estudiante de enfermería el desarrollo de diferentes habilidades y competencias esenciales para su formación, estimulando su autonomía, responsabilidad, libertad, creatividad, compromiso, dominio de la práctica y su papel social, además de profundizar y contextualizar el conocimiento adquirido durante su formación académica y observar directamente la forma en que trabaja el enfermero. Conclusión: La experiencia muestra que hay una buena utilización de la integración del servicio y la enseñanza, que proporciona una multiplicidad de acciones de atención y gestión, sujetas a intervenciones de diferente naturaleza y esto alienta a los estudiantes y profesores a buscar contribuir con la organización de la unidad, con herramientas que ayudan al proceso de trabajo del enfermero y su equipo y alientan a los enfermeros en cuanto a la necesidad de una mejora constante en los cursos formales y en su práctica que califiquen sus acciones.
Descriptores: Educación en Enfermería; Administración; Práctica profesional.
Texto completo:
PDFReferências
Souza Deise Ferreira, Silvino Zenith Rosa. The Sociology of Pierre Bourdieu: theoretical potential for the subfield of nursing. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 Aug [cited 2020 Mar 15] ; 71(4): 2055-2059. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000402055&lng=en.
Baldoino Aline Silva, Veras Renata Meira. Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2016 June [cited 2020 Mar 15] ; 50( spe ): 17-24. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100017&lng=en.
Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf.pdf
Souza RV, Alves LC, Barra LLLB, Fernandes LM, Salgado PO, Viegas SMF. Imagem do enfermeiro sob a ótica do acadêmico de enfermagem. Enferm Foco [internet]. 2017 [cited 2020 Mar 14]; 8(1): 47-51. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/763
Restellato MTR, Dallacosta FM. Vivências do acadêmico de Enfermagem durante o estágio com supervisão indireta. Enferm Foco, [cited 2020 Mar 14]; 2018,9(4):34-38. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1156/474
Ministério da Educação. EBSERH. Hospitais Universitários Federais. História. [cited 2020 Mar 14]. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/web/huap-uff/historia
Santos A., de Oliveira C., Passos M., Andrade A., & Gallotti F. Integralidade do Cuidado na formação do enfermeiro: Visões e vivências do acadêmico de Enfermagem. Enfermagem em Foco. 2019;10(1):122-26. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1397/507
Vasconcelos Ana Claudia Freitas de, Stedefeldt Elke, Frutuoso Maria Fernanda Petroli. Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: com a palavra, os profissionais de saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016 Mar [cited 2020 Mar 15] ; 20( 56 ): 147-158. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100147&lng=en.
Brasil. Ministério da Saúde. Curso de formação de facilitadores de educação permanente em saúde: Orientações para o curso. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde/FIOCRUZ, 2005. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/curso_facilitadores_unidade_trabalho.pdf.
Vendruscolo Carine, Prado Marta Lenise do, Kleba Maria Elisabeth. Integração Ensino-Serviço no âmbito do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2016 Set [citado 2020 Mar 15] ; 21( 9 ): 2949-2960. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000902949&lng=pt.
Brehmer LCF, Ramos FRS. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Rev Eletronica Enferm. 2014; 16(1):228-37. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1156/474
DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n5.3314
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Eletrônico ISSN: 2357-707X
Impresso ISSN: 2177-4285
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.