Características comportamentais e emocionais de crianças escolares

Nelson Silva Rodrigues Júnior, Aline Raquel de Sousa Ibiapina, Antônio Alberto Ibiapina Costa Filho, Márcia Astrês Fernandes, Ana Paula Cardoso Costa, Layze Braz de Oliveira

Resumo


Objetivo: Identificar e analisar características comportamentais e emocionais de crianças escolares do ensino público. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de delineamento transversal. Para a coleta dos dados aplicou-se o Questionário de Capacidades e Dificuldades (Strenghts and Difficulties Questionnaire), que permite aos pais e professores a identificação das características do desenvolvimento socioemocional das crianças. Resultados: Entre os 387 alunos avaliados, a média de idade encontrada foi de 3,7 anos, com discreto predomínio masculino de 51,7%. A porcentagem de crianças na categoria de desenvolvimento anormal foi de 7,8%. Os cinco eixos mensurados pelo instrumento apresentaram desenvolvimento normal. Conclusão: Evidenciou-se que as crianças possuem desenvolvimento satisfatório e possivelmente uma boa saúde mental.

Descritores: Psiquiatria infantil; Serviços de saúde escolar; Comportamento infantil.

BEHAVIORAL AND EMOTIONAL CHARACTERISTICS OF SCHOOL CHILDREN

Objective: To identify and to analyze behavioral and emotional characteristics of public school children. Methods: This is a descriptive cross-sectional study. For data collection we applied the Strenghts and Difficulties Questionnaire of Capacities and Difficulties, which allows parents and teachers to identify the characteristics of their children’s social and emotional development. Results: Among the 387 students evaluated, the average age found was 3.7 years, with a slight male predominance of 51.7%. The percentage of children in the abnormal development category was 7.8%. The five axes measured by the instrument showed normal development. Conclusion: It was evidenced that children have satisfactory development and possibly good mental health.

Keywords: Child psychiatry; School health services; Child behavior.

CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMIENTO Y EMOCIONAL DE LOS NIÑOS DE LA ESCUELA

Objetivo: Analizar las características conductuales y emocionales de los niños de escuelas públicas. Métodos: Este es un estudio descriptivo de corte transversal. Para la recolección de datos, aplicamos el Cuestionario de Fortalezas y Dificultades de Capacidades y Dificultades, que permite a los padres y maestros identificar las características del desarrollo social y emocional de sus hijos. Resultados: Entre los 387 estudiantes evaluados, la edad promedio fue de 3.7 años, con un ligero predominio masculino del 51.7%. El porcentaje de niños en la categoría de desarrollo anormal fue del 7,8%. Los cinco ejes medidos por el instrumento mostraron un desarrollo normal. Conclusion: Se evidenció que los niños tienen un desarrollo satisfactorio y posiblemente una buena salud mental.

Descriptores: Psiquiatría Infantil; Servicios de Salud Escolar; Conducta Infantil.


Texto completo:

PDF

Referências


Shin H, Lee SJ, Lee YN, Shon S. Community health needs assessment for a child health promotion program in Kyrgyzstan. Eval Program Plann [Internet]. 2019 [cited 2020 Jan 07];74:1-9. Available from: https://doi.org/10.1016/j.evalprogplan.2019.02.005.

Matos MB, Cruz ACN, Dumith SC, Dias NCR, Carret RBP, Quevedo LA. Eventos estressores na família e indicativos de problemas de saúde mental em crianças com idade escolar. Cien Saude Colet [Internet]. 2015 [cited 2019 Dec 01];20(7):2157-2163. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232015207.17452014.

Couto MCV, Delgado PGC. Crianças e adolescentes na agenda política da saúde mental brasileira: inclusão tardia, desafios atuais. Psicol Clin [Internet]. 2015 [cited 2019 Dec 01];27(1):17-40. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0103-56652015000100002.

Pearce A, Dundas R, Whitehead M, Taylor-Robinson D. Pathways to inequalities in child health. Arch Dis Child [Internet]. 2019 [cited 2020 Jan 10];104(10):998-1003. Available from: https://doi.org/10.1136/archdischild-2018-314808.

Gomes FMA, Cintra AMO, Ricas J, Vecchia MD. Saúde mental infantil na atenção primária à saúde: discursos de profissionais médicos. Saude Soc [Internet]. 2015 [cited 2019 Dec 08];24(1):244-58. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-12902015000100019.

Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Mental Health Surveillance Among Children, United States, 2005–2011. 2013 [cited 2019 Dec 08]; 62(02):1–35. Available from: https://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/su6202a1.htm.

Delaney KR, Karnik NS. Building a Child Mental Health Workforce for the 21st Century: Closing the Training Gap. J Prof Nurs [Internet]. 2019 [cited 2020 Jan 11];35(2):133-137. Available from: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2018.07.002.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Projeção da população e das Unidades da Federação. Rio de Janeiro: IBGE; 2019. Available from: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html?utm_source=portal&utm_medium=popclock&utm_campaign=novo_popclock.

Goodman R. Psychometric properties of the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). J Am Acad Child Adolesc Psychiatry [Internet]. 2001 [cited 2019 Oct 15];40(11):1337-1345. Available from: https://doi.org/10.1097/00004583-200111000-00015.

Hildebrand NA, Celeri EHRV, Morcillo AM, Zanolli ML. Violência doméstica e risco para problemas de saúde mental em crianças e adolescentes. Psicol Reflex Crit [Internet]. 2015 [cited 2019 Dec 15];28(2):213-221. Available from: https://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528201.

Rezende BA, Lemos SMA, Medeiros AM. Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados. CoDAS [Internet]. 2016 [cited 2019 Dec 16];28(3):226-233. Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015170.

Nielsen LG, Rimvall MK, Clemmensen L, Munkholm A, Elberling H, Olsen EM, et al. The predictive validity of the strengths and difficulties questionnaire in preschool age to identify mental disorders in preadolescence. Plos One [Internet]. 2019 [cited 2019 Dec 16];14(6):e0217707. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0217707.

Hoffmann EV, Duarte CS, Fossaluza V, Milani AC, Maciel MR, Mello MF, et al. Mental health of children who work on the streets in Brazil after enrollment in a psychosocial program. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol [Internet]. 2017 [cited 2019 Dec 20];52(1):55-63. Available from: https://doi.org/10.1007/s00127-016-1316-2.

Matsuzaka CT, Wainberg ML, Pala AN, Hoffmann EV, Coimbra BM, Braga RF, et al. Correlations between caregiver psychiatric symptoms and offspring psychopathology in a low-resource setting. Rev Bras Psiquiatr [Internet]. 2018 [cited 2019 Dec 20];40(1):56-62. Available from: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2016-1990.

Silk JS, Shaw DS, Skuban EM, Oland AA, Kovacs M. Emotion regulation strategies in offspring of childhood-onset depressed mothers. J Child Psychol Psychiatry [Internet]. 2006 [cited 2019 Dec 22];47(1):69-78. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2005.01440.x.

Queirós O, Goldschmidt T, Almeida S, Gonçalves MJ. O outro lado das birras: alterações de comportamento na 1.ª infância. Análise Psicológica [Internet]. 2003 [cited 2019 Dec 23];21(1):95-102. Available from: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000100012.

Gelman DL. Design For Kids - Digital Products for Playing and Learning. Brooklyn, New York: Rosenfeld Media; 2014.

Rubin KH, Bowker JC, McDonald KL, Menzer M. Peer interactions, relationships and groups. In: DAMON, R. M. et al. Child and adolescent development: An advanced course (pp. 141-180). Hoboken, NJ: John Wiley & Sons Inc.; 2008.

Braga M, Pereira D, Simões MCR. Aprendizagem socioemocional: a intervenção psicomotora em meio escolar para redução de problemas de comportamento e melhoria das competências acadêmicas. Journal of Child and Adolescent Psychology [Internet]. 2016 [cited 2019 Dec 23];7(1-2):377-396. Available from: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2421.

Overgaard KR, Madsen KB, Oerbeck B, Friis S, Obel C. The predictive validity of the Strengths and Difficulties Questionnaire for child attention-deficit/hyperactivity disorder. Eur Child Adolesc Psychiatry [Internet]. 2019 [cited 2020 Jan 17];28(5):625-633. Available from: https://doi.org/10.1007/s00787-018-1226-9.

Cid MFB, Matsukura TS. Problemas de saúde mental em escolares e seus responsáveis: um estudo de prevalência. Rev Ter Ocup Univ São Paulo [Internet]. 2014 [cited 2019 Dec 22];25(1):1-10. Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p1-10.

Ignachewski CL, Batista AP, Toni CGS, Pavoski GTT. Capacidades e dificuldades socioemocionais de crianças antes e após a participação no método FRIENDS. Rev Psicol Saúde [Internet]. 2019 [cited 2019 Dec 28];11(3):111-123. Available from: https://doi.org/10.20435/pssa.v11i3.628.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n5.3342

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.