Percepções de estudantes de enfermagem sobre a utilização do portfólio reflexivo

Antonio Germane Alves Pinto, Daniele Gomes da Silva, Estephani Vitorino Correia da Silva, João Paulo Xavier Silva, José Adelmo da Silva Filho, Pedro Paulo Rodrigues, Rachel Cardoso de Almeida

Resumo


Objetivo: Analisar as percepções de estudantes de graduação em Enfermagem sobre a utilização do portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. Método: Pesquisa qualitativa, realizada em uma turma de acadêmicos de Enfermagem, os quais desenvolveram portfólios para a disciplina Tópicos Especiais do Cuidado de Enfermagem. Utilizou-se questionário sobre a percepção dos acadêmicos na construção do portfólio com ênfase em aspectos positivos e negativos do processo. Os dados foram categorizados pela análise de conteúdo temática. Resultados: Os resultados evidenciaram que a utilização do portfólio constitui uma ferramenta para superação do modelo tradicional de ensino, visando a reflexão do estudante no processo ensino-aprendizagem. O sucesso do uso do portfólio como metodologia ativa e método de avaliação depende da participação e interesse dos estudantes e professores. Conclusão: A reflexão no processo ensino-aprendizagem se torna possível com a utilização de metodologias ativas. Como implicações para a prática de Enfermagem, o portfólio se mostrou uma estratégia eficiente para a ampliação do conhecimento teórico, auxiliando no desenvolvimento das habilidades e competências da profissão.

Descritores: Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Avaliação educacional.


PERCEPTIONS OF NURSING STUDENTS ON THE USE OF THE REFLECTIVE PORTFOLIO

Objective: To analyze the perceptions of undergraduate nursing students about the use of the reflective portfolio as a teaching, learning and assessment method. Method: Qualitative research, conducted in a class of nursing students, who developed portfolios for the discipline Special Topics of Nursing Care. We used a questionnaire about the students' perception in the portfolio construction with emphasis on positive and negative aspects of the process. Data were categorized by thematic content analysis. Results: The results showed that the use of the portfolio is a tool for overcoming the traditional teaching model, aiming at student reflection in the teaching-learning process. The success of using the portfolio as an active methodology and assessment method depends on the participation and interest of students and teachers. Conclusion: Reflection in the teaching-learning process becomes possible with the use of active methodologies. As implications for nursing practice, the portfolio proved to be an efficient strategy for the expansion of theoretical knowledge, helping in the development of skills and competences of the profession.        

Descriptors: Nursing education; Learning; Educational evaluation.


PERCEPCIONES DE ESTUDIANTES EN REFERENCIA SOBRE EL USO DE LA CARTERA REFLECTIVA

Objetivo: analizar las percepciones de los estudiantes de pregrado de enfermería sobre el uso de la cartera reflexiva como método de enseñanza, aprendizaje y evaluación. Método: Investigación cualitativa, realizada en un grupo de estudiantes de Enfermería, que desarrollaron portafolios para la disciplina Temas Especiales en Atención de Enfermería. Se utilizó un cuestionario sobre la percepción de los académicos en la construcción de la cartera con énfasis en los aspectos positivos y negativos del proceso. Los datos fueron categorizados por análisis de contenido temático. Resultados: Los resultados mostraron que el uso del portafolio es una herramienta para superar el modelo de enseñanza tradicional, con el objetivo de reflejar al alumno en el proceso de enseñanza-aprendizaje. El éxito del uso de la cartera como metodología activa y método de evaluación depende de la participación e interés de estudiantes y maestros. Conclusión: La reflexión en el proceso de enseñanza-aprendizaje se hace posible con el uso de metodologías activas. Como implicaciones para la práctica de enfermería, el portafolio demostró ser una estrategia eficiente para expandir el conocimiento teórico, ayudando a desarrollar las habilidades y competencias de la profesión.

Descriptores: Educación en enfermería; Aprendizaje; Evaluación educativa.


Texto completo:

PDF

Referências


Silva MG, Fernandes JD, Teixeira GAS, Silva RMO. Contemporary formal nursing education process: challenges and perspectives. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2010 Jan/Mar [cited 2017 May 21]; 19(1):176-84. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v19n1/v19n1a21.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000100021.

Ortega MCB, Cecagno D, Lior AMS, Siqueira HCH, Montesinos MJL, Soler LM. Academic training of nursing professionals and its relevance to the workplace. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2015 May/June [cited 2017 May 21]; 23(3):404-10. Available from: www.scielo.br/pdf/rlae/v23n3/pt_0104-1169-rlae-23-03-00404.pdf. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0432.2569.

Ximenes Neto FRG. Educação em Enfermagem no Brasil: avanços e riscos. Enferm. Foco [Internet]. 2019 [cited 2020 July 13]; 10(6):4-5. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3368/643 https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.3368.

Castro M, Pereira WR. Integral care: conceptions and practices of Nursing professors. Rev Bras Enferm [Internet]. 2011 May/June [cited 2017 May 21]; 64(3):486-93 Available from: www.scielo.br/pdf/reben/v64n3/v64n3a12.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000300012.

Sousa ATO, Formiga NS, Oliveira SHS, Costa MML, Soares MJGO. Using the theory of meaningful learning in nursing education. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015 July/Aug [cited 2017 May 21]; 68(4):713-22. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n4/en_0034-7167-reben-68-04-0713.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680420i.

Prado ML, et al. Charles Maguerez Arc: reflecting methodology strategies on active training for health professionals. Esc Anna Nery [Internet]. 2012 Mar [cited 2017 May 02]; 16(1):172-7. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000100023

Rigo MPM, Ghisleni MM, Ely LS, Freitas EM, Sehnem E, Adami FS. Portfólio como instrumento de aprendizagem e avaliação. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica [Internet]. 2016 June [cited 2017 May 24]; 6(2):46-57. Available from: http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/289/382.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento. Pesquisa Qualitativa em Saúde. 12ª ed. São Paulo: Hucitec; 2010.

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 2013 jun 13; Seção 1:59. [Internet]. 2012 [cited 2017 May 24]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html.

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 2016 may 24; Ed. 98, Seção 1:44. [Internet]. 2012 [cited 2020 July 13]. Available from: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22917581.

Rangel RF, Costenaro RGS, Ilha S, Zamberlan C, Siqueira HCH, Backes DS. Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online [Internet]. 2017 Apr 11; [cited 2019 Sep 6]; 9(2):488-494. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/5450.

Brito MCC, Araújo RMBV, Dias MSA, Silva LCC, Rodrigues PV, Moita MP. Análise da ocorrência de estresse entre estudantes de enfermagem. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2020 July 13];10(6)70-78. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2391/653. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2391.

Medeiros SP, Oliveira ACC, Piexak DR, Silva LL, Oliveira AMN, Fornari NC. Percepción de universitarios sobre la recepción de toque terapéutico. Revista De Pesquisa: Cuidado é Fundamental [Internet] 2019 [cited 2019 Jun 9]; 11(2):464-9. Available from: http://ciberindex.com/c/ps/P112028. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.464-469.

Oliveira JLC, Papa MAF, Wisniewski D, Inoue KC, Costa MAR, Matsuda LM et al. Quality of care: concepts from nursing students. Rev Min Enferm [Intternet]. 2015 Jan/Mar [cited 2017 May 04]; 19(1):29-35. Available from: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/983. http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20150003.

Carvalho DO, Santos NNRC, Silva ARV, Carvalho GCN. Percepção do profissional de enfermagem acerca do cuidado humanizado no ambiente hospitalar. Revista interdisciplinar [Internet]. 2015 jun/set [citado em 2019 Set. 7]; 8(3):61-74. Available from: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/680/pdf_237.

Lowen IMV, Peres AM, Ros C, Poli Neto P, Faoro NT. Innovation in nursing health care practice: expansion of access in primary health care. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(5):898-903. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0131.

Silva KL, Barcelos BJ, França BD, Araújo FL, Magalhães Neta IT, Ledo MM. Between experiments and experiences: challenges for teaching competencies for health promotion in Nursing Education. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [cited 2018 Nov 12]; 22(67):1209-20. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v22n67/1807-5762-icse-1807-576220170467.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0467

Baia RSM, Vasconcelos EV, Silva SED, Freitas KO, Gonçalves LHT. Moodle no processo educacional de enfermagem: avaliação na perspectiva do alunado. Enferm em Foco [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 26]; 8(2):31-35. DOI https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n2. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/issue/view/25.

Mourthé Junior CA, Lima VV, Padilha RQ. Integrating emotions and rationalities for the development of competence in active learning methodologies. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [cited 2018 Nov 12]; 22(65):577-88. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v22n65/1807-5762-icse-1807-576220160846.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0846

Cotta RMM, Costa GD. Assessment instruments and self-evaluation of reflective portfolios: a theoretical-conceptual construction. Interface, comunicação, saúde e educação (Botucatu) [Internet]. 2016 Mar [cited 2019 Sep 07]; 20(56):171-183. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100171&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1303.

Schmitt CS, Domingues MJCS. Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2016 [cited 2018 Nov 12]; 21(2):361-86. Available from: http://www.scielo.br/pdf/aval/v21n2/1982-5765-aval-21-02-00361.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000200004.

Davok DF, Bernard RP. Evaluation of attrition rates in undergraduate programs at THE State University of Santa Catarina - UDESC. Avaliação, Campinas. [Internet] 2016 July [cited 2017 Apr 29]; 1(2):503-21. Available from: www.scielo.br/pdf/aval/v21n2/1982-5765-aval-21-02-00503.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000200010.

Trevisan DD, Minzon DT, Testi CV, Ramos NA, Carmona EV, Silva EM. Education of nurses: detachment between undergraduation courses and professional practices. Cienc Cuid Saude. 2015 Apr/June [cited 2017 Apr 29]; 12(2):331-37. Available from: www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/19643/pdf. http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v12i2.19643.

Lage CEB, Alves MS. (Des)valorização da Enfermagem: implicações no cotidiano do Enfermeiro. Enfermagem em foco [Internet]. 2016 [cited 2019 Set. 7]; 7(3/4):12-16. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/908.

Wisniewski D, Silva ES, Évora YDM, Matsuda LM. The professional satisfaction of the nursing team vs. Work conditions and relations: a relational study. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2015 Sep [cited 2019 Sep 07]; 24(3):850-858. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000300850&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720150000110014.

Rempel C, Grave MTQ, Fassina P, Johann L, Bitello AR. Experiences of Professors Taking Part of the Project Qualifica/Univates/ Lajeado/RS with Active Learning Methods. Revista Tempos e Espaços em Educação. [Internet] 2016 May/Aug [cited 2017 May 02]; 9(19):39-50. Available from: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/5594/0. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5594.

Marin MJS, Lima EFG, Paviotti AB, Matsuyama DT, Silva LKD, Gonzalez C, Druzian S, Ilias M. Strengths and weaknesses in the use of active learning methods. Rev. bras. educ. med. [Internet] 2010 Jan/Mar [cited 2017 May 02]; 34(1):13-20. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n1/a03v34n1. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100003.

Gomes MPC, Ribeiro VMB, Monteiro DM, Leher EMT, Louzada RCR. The use of active learning methodologies in graduate courses in health and social sciences - students´s evaluation. Ciênc. educ. [Internet] 2010 [cited 2017 May 02]; 16(1):181-198. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a11. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100011.

Farias PAM, Martin ALAR, Cristo CS. Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Revista brasileira de educação médica [Internet]. 2015 jan/mar [cited 2019 Set. 7]; 39(1):143-158. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022015000100143&script=sci_arttext&tlng=es.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n4.3366

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.