Mídias sociais e educação em saúde: o combate às Fake News na pandemia da COVID-19.

Thaís dos Santos de Souza, Fabrício Barbosa Ferreira, Káriton Magalhães Bronze, Rayssa Valandro Garcia, Daniel Fraga de Rezende, Pérola Rodrigues dos Santos, Sandra Rocha Gadelha

Resumo


Objetivo: O presente trabalho visa relatar as experiências, percepções e inferências de uma ação de educação em saúde na temática COVID-19 através das mídias de comunicação social: Instagram, Facebook, WhatsApp. Método: A ação foi realizada em quatro momentos; (1) coleta de informações falsas e principais dúvidas sobre à COVID-19 nos espaços digitais citados; (2) pesquisa sobre os temas; (3) produção de material educativo para combater as Fakes News e (4) divulgação do material produzido e análise do processo de divulgação. Resultados: Realizou-se um total de 15 postagens, com uma média de 220 alcance de contas por postagens, além da interação da sociedade através das enquetes e feedbacks para demandas espontâneas. Conclusão: Percebeu-se a importância da introdução de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem no âmbito de Educação em Saúde, bem como a importâncias das mídias sociais no combate às Fake News. Importante destacar que os conteúdos devem levar em consideração a clareza e possibilidade de uma única interpretação, sem margens para dualidades ou equívocos, e a necessidade de cautela do uso das estratégias, preconizando assim, seguir todos os princípios éticos e morais que permeiam a pesquisa e o exercício profissional.

Descritores: Redes Sociais Online; Educação em Saúde; COVID-19; Infecções por Coronavírus.

 

SOCIAL MEDIA AND HEALTH EDUCATION: COMBATING FAKES NEWS IN THE COVID-19 PANDEMIC

Objective: This present study aims to report experiences, perceptions and inferences related to an activity on health education on the theme COVID-19, through the social media: Instagram, Facebook and Wathsapp. Method: The action was carried out in 4 moments; (1) collection of false information and main doubts about COVID-19 in the aforementioned digital spaces; (2) research on the themes; (3) production of educational material to combat Fakes News and (4) spread of the material produced and analyzes of the process. Results: A total of 15 posts were obtained and an average of 220.4 accounts reached per post. In addition, interaction through surveys and feedbacks for spontaneous demands was done. Conclusion: It was observed the importance of adapting and inserting new strategies for the (re) structuring of the health education process in times of pandemic and social isolation, and the importance of social media in combating fake news.

Descriptors: Social media; Health education; COVID-19; Coronavirus infection.

 

MEDIOS DE COMUNICACIÓN SOCIAL Y EDUCACIÓN PARA LA SALUD: LA LUCHA CONTRA LA FALSIFICACIÓN DE NOTICIAS EN LA PANDEMIA DE LA COVID-19

Objetivo: El presente estudio, presupone relatar las experiencias, percepciones e interferencias de una acción de educación en salud con el tema da COVID 19, a través de los medios de comunicación social Instagram, Facebook, WhatsApp. Método: La acción se llevó a cabo en cuatro momentos; (1) recopilación de informaciones falsas y de las principales dudas sobre COVID-19 en los espacios digitales mencionados; (2) investigación sobre los temas; (3) producción de material educativo para combatir las noticias falsas y (4) difusión del material producido y análisis del proceso de divulgación. Resultados: En este estudio, se ha realizado en total unas 15 publicaciones, con un promedio de 220 de alcance de cuentas por publicaciones, además de la interacción de la sociedad a través de las encuestas y feedbacks para demandas espontaneas. Se percibió la importancia de las nuevas tecnologías en el proceso de enseñanza aprendizaje en el ámbito de la Educación en Salud y la posibilidad de la creación de una red de conocimiento que puede ser inmensurable. Conclusión: Por lo tanto, esta evidente que la necesidad de creación de contenidos que lleven en consideración la clareza y posibilidad de una única interpretación, sin lugar a dudas o equivocaciones. Se destaca, además, la necesidad de cautela por el uso de las estrategias, preconizando así, seguir todos los principios éticos y morales que transitan por la investigación y el ejercicio profesional.

Descriptores: Redes sociales en línea; Educación para la salud; COVID-19; Infecciones por Coronavirus.


Texto completo:

PDF

Referências


World Health Organization. Novel coronavirus (COVID-19). [Internet]. 2020 [cited 2020 Apr.19]. Available from: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019.

Opera Mundi. “Saúde é a área mais afetada pelas fakenews, diz especialista francesa”. [Internet]. 2019 [cited 2020 Apr.19]. Available from: https://operamundi.uol.com.br/sociedade/54508/saude-e-a-area-mais-afetada-pelas-fake-news-dizespecialista-francesa.

Alves VS. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface (Botucatu)[Internet]. 2005 feb [cited 2020 Apr. 20 ]; 9(16):39-52. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100004&lng=en.

Brasil. Ministério da Saúde. O que é coronavírus? (COVID-19). Brasília: Ministério da Saúde [Internet]. 2020 [cited 2020 Apr. 19]. Available from: https://coronavirus.saude.gov.br.

Moran JM. “O Que é Educação a Distância?”. In: Boletim de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação [Internet]. 2002 [cited 2020 Apr.19]. Available from: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf.

Mcluhan M. Os meios de comunicação como extensões do homem (Understanding media). São Paulo: Cultrix, 1964.

Serafini AM dos S. A autonomia do aluno no contexto da Educação a Distância. Educ. foco (Juiz de Fora). 2012 [cited 2020 Apr.19]; 17(2):61-82. Available from: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/05/artigo-031.pdf.

Brasil. Ministério da Saúde. 12 mil dúvidas em um ano de combate às Fake News. Brasilia: Ministério da Saúde [Internet]. 2020 [cited 2020 Apr. 18]. Available from:https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45719-12-mil-duvidas-em-um-ano-de-combate-as-fake-news.

Siqueira E. Fakenews dificultam vacinação contra HPV, diz Ministério da Saúde. Instituto de Saúde Coletiva – ISC/Ufba. [Internet]. 2019 [cited 2020 Apr. 19]. Available from: http://www.isc.ufba.br/fake-news-dificultam-vacinacao-contra-hpv-diz-ministerio-da-saude.

Silveira BM, Sebold LF, Ferreira LE, Girondi JBR, Amante LN, Justino JS. Opinião das famílias sobre as atividades lúdicas desenvolvidas com crianças na escola abordando hábitos saudáveis. Enferm. Foco. 2019 [cited 2020 Apr.19]; 10(4):116-121. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2541/613.

Franco TB, Merhy EE. Cartografias do trabalho e cuidado em saúde. Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva. 2012 [cited 2020 Apr. 18; 6(12):151-63. Available from: http://www.tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/1120.

Almeida MEB. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. In: Almeida MEB, Moran JM. Integração das tecnologias na Educação: Salto para o Futuro. Brasília: MEC/SEED, 2005, p.71-73.

Siqueira JE. Educação bioética para profissionais da saúde. Rev Bioethikos – Centro Universitário São Camilo. 2012 [cited 2020 Apr. 20]; 6(1):66-77. Available from: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/91/a07.pdf.

Freitas GF, Oguisso T, Fernandes MFP. Fundamentos éticos e morais na prática de enfermagem. Enferm. Foco. 2010 [cited 2020 Apr.20]; 1(3):104-108. Available from: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/Fundamentos-eticos-e-morais-na-pratica-de-enfermagem.pdf.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3579

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.