Dilemas e Perspectivas dos Recursos Humanos em Saúde no Contexto da Pandemia

Sanay Vitorino de Souza, Rosana Aparecida Salvador Rossit

Resumo


Objetivo: Refletir sobre os dilemas e perspectivas dos recursos humanos em saúde no contexto da pandemia à luz do marco teórico e conceitual da educação interprofissional. Método: Estudo teórico, de análise crítica-reflexiva, fundamentado nos princípios da educação interprofissional. Resultados: A força de trabalho de saúde atual e futura é desafiada a prestar serviços frente a demandas de saúde cada vez mais complexas o que viabiliza considerar a formação e o trabalho interprofissional e colaborativo, como uma estratégia promissora e robusta, que poderá desempenhar papel importante na resolubilidade e na qualidade da atenção à saúde. Considerações Finais: A educação interprofissional mobiliza o desenvolvimento de inúmeras competências para os diferentes processos de formação e trabalho em saúde.

DILEMMAS AND PERSPECTIVES OF HEALTH HUMAN RESOURCES IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC

Descritores: Recursos humanos em saúde; Educação interprofissional; Cobertura universal de saúde; Infecções por Coronavirus.

 

Objective: Reflect on the dilemmas and perspectives of health human resources in the context of the pandemic according to the theoretical and conceptual framework of interprofessional education. Method: Theoretical study, using critical-reflexive analysis, based on the principles of interprofessional education. Results: The current and future healthcare workforce will be challenged with providing services in the face of increasingly complex demands. As such, there is a need for interprofessional training and collaboration as a promising robust strategy that could play an important in providing effective quality healthcare. Final Considerations: Interprofessional education mobilizes the development of numerous competencies for the different heath training and care processes.

Descriptors: Health workforce; Interprofessional education; Universal health coverage; Coronavirus Infections.

 

DILEMAS Y PERSPECTIVAS DE LOS TRABAJADORES SANITARIOS EN EL CONTEXTO DE LA PANDEMIA

Objetivo: Hacer una reflexión sobre los dilemas y expectativas de los trabajadores de la sanidad en el contexto de la pandemia a la luz del marco teórico y conceptual de la formación interprofesional. Método: Estudio teórico, de análisis crítico-reflexivo, basado en los principios de la formación interprofesional. Resultados: El personal sanitario actual y futuro se enfrenta al reto de prestar servicios soportando demandas cada vez más complejas, lo que nos conduce a considerar la capacitación y el trabajo interprofesional y colaborativo como una estrategia prometedora y sólida que puede desempeñar un papel importante en la resolución y la calidad de la atención. Consideraciones Finales: La formación interprofesional moviliza el desarrollo de numerosas habilidades en los diferentes procesos de capacitación y trabajo en el área.

Descriptores: Fuerza laboral en salud; Educación interprofessional; Cobertura universal de salud; Infecciones por Coronavirus.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3624

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