Atividades Educativas para uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual em Hospital Federal de Referência

Camila Pureza Guimarães da Silva, Verônica Caé da Silva, Patrícia Fernandes Britto, Dejanira de Jesus, Verônica Wermelinger Costa Nonato, Roseani Rocha Vilella

Resumo


Objetivo: relatar a experiência da realização de atividades educativas sobre Paramentação e Desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em um hospital da rede federal situado no município do Rio de Janeiro. Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em um hospital a partir de ações educativas. Resultados: foram desenvolvidas ações educativas com 894 colaboradores da instituição onde a maioria era do sexo feminino (80,6%), 70% das categorias de enfermagem e mais de 48% dos serviços de internação de adultos. Houve demonstração de insegurança quanto às técnicas, especialmente a de desparamentação. Conclusão: as atividades possibilitaram um cuidado da instituição com os seus colaboradores, da equipe de enfermagem e multiprofissional, dando-lhes ferramentas no uso correto dos EPI para enfrentamento da COVID-19.

Descritores: Enfermagem; Educação Continuada; Equipamento de Proteção Individual; Infecções por Coronavirus; COVID-19.


EDUCATIONAL ACTIVITIES FOR PROPER USE OF PERSONAL PROTECTION EQUIPMENT IN A FEDERAL REFERENCE HOSPITAL

Objective: to report the experience of carrying out educational activities on Personal Protective Equipment (PPE) placement and safe removal in a federal hospital located in the city of Rio de Janeiro. Method: descriptive study, the type of experience report realized in a hospital based on educational actions. Results: educational activities were developed with 894 participants of the institution, most were female (80.6%), 70% from the nursing category and more than 48% from adult inpatient services. There was demonstration of insecurity regarding the techniques, especially on withdrawal of personal protective equipment. Conclusion: the activities made it possible to care for the institution with its collaborators, the nursing and multidisciplinary team, giving them tools for the correct use of PPE to face COVID-19.

Descriptors: Nursing; Continuing Education; Personal Protection Equipments; Coronavirus Infections; COVID-19.

 

ACTIVIDADES EDUCATIVAS PARA EL USO ADECUADO DEL EQUIPO DE PROTECCIÓN PERSONAL EN UN HOSPITAL FEDERAL DE REFERENCIA

Objetivo: informar sobre la experiencia de llevar a cabo actividades educativas sobre colocación y retiro de equipos de protección personal (EPP) en un hospital federal ubicado en la ciudad de Río de Janeiro. Método: estudio descriptivo, informe de experiencia, realizado en un hospital basado en acciones educativas. Resultados: las acciones educativas se desarrollaron con 894 participantes de la institución, la mayoría eran mujeres (80,6%), 70% de la categoría de enfermería y más del 48% de los servicios de hospitalización de adultos. Hubo demostración de inseguridad con respecto a las técnicas, especialmente la eliminación de equipos Conclusión: las actividades permitieron atender a la institución con sus colaboradores, el equipo de enfermería y multidisciplinario, brindándoles herramientas para el uso correcto del EPP para hacer frente à COVID-19.

Descriptores: enfermería; Educación contínua; Equipo de protección personal; Infecciones por coronavirus; COVID-19.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3630

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