Ações de lideranças da Enfermagem na organização do atendimento hospitalar a pacientes com COVID-19

Fátima Silvana Gerolin, Ana Maria Pires, Camila Nascimento, Cristiane Schimitt, Fernanda Torquato Salles Bucione, Juliana Santos Amaral da Rocha6, Luciana Mendes Berlofi, Luciene Cristine da Silva Ferrari

Resumo


Introdução: A prática assistencial do país passa por processo de revisão e análise diante da pandemia Covid-19. Objetivo: Descrever ações desenvolvidas por lideranças da equipe de enfermagem para a organização do atendimento de pacientes com Covid-19 no contexto hospitalar. Metodologia: Estudo descritivo, abordagem qualitativa, tipo relato de experiência realizado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz durante os meses de março e abril de 2020. Descrição da Experiência: Estabelecemos inicialmente um comitê multiprofissional de enfrentamento para definir direcionamentos estratificando as ações para atendimento de pacientes em algumas frentes. As principais diretrizes foram relacionadas à estrutura e aos protocolos de cuidado. Outra ação realizada foram os treinamentos para a equipe assistencial. Resultado: Implementação de fluxo para atendimento aos pacientes no Pronto Atendimento; ampliação de leitos para atendimento a pacientes em Unidades de Internação e Intensiva; contratação e treinamentos de profissionais da equipe de enfermagem em tempo reduzido; otimização da equipe de enfermagem com redirecionamento de profissionais conforme a taxa de ocupação dos setores; fortalecimento da atuação multiprofissional. Considerações finais: A experiência obtida nesta vivência nos mostrou que o trabalho em equipe e o estabelecimento de vínculo de confiança entre os profissionais é ponto crucial para o sucesso na implantação de mudanças relevantes e para um cuidado seguro e de qualidade.

Descritores: Covid-19; Pandemia; Assistência Hospitalar; Cuidados de Enfermagem.

 

NURSING LEADERSHIP ACTIONS IN THE ORGANIZATION OF HOSPITAL CARE TO PATIENTS WITH COVID-19

 

Introduction: The country's health care practice goes through a review and analysis process in the face of the Covid-19 pandemic. Objective: To describe actions taken by the leadership of the nursing team to meet the demand of patients with Covid-19. Methodology: Descriptive study, qualitative approach, experience report carried out at Hospital Alemão Oswaldo Cruz during the months of March and April 2020. Experience Description: We initially established a multidisciplinary committee to define guidelines of actions to take care of the patients. The main guidelines were related to the care structure and protocols. Another action was training the nursing team. Results: Implementation of a new flow for patient care in the Emergency Room; Expansion of beds for patient care in inpatient and Intensive Care Units; Hiring and training nursing team professionals in a reduced time; optimization of the nursing team with redirection of professionals according to the occupancy rate of the units; strengthening of multidisciplinary performance. Final considerations: The experience obtained in this experience showed us that teamwork and the establishment of a bond of trust between professionals is a crucial point for the successful implementation of relevant changes and for a safe and quality care.

Descriptors: Coronavirus Infection; Pandemic; Hospital Care; Nursing Care.

 

ACCIONES DE LIDERAZGO EN ENFERMERÍA EN LA ORGANIZACIÓN DE LA ATENCIÓN HOSPITALARIA A PACIENTES CON COVID-19

Introducción: La práctica de los profesionales del país pasa por un proceso de revisión y análisis debido al nuevo escenario por la pandemia del Covid-19. Objetivo: Describir las acciones tomadas por los liderazgos del equipo de enfermería para atender a la demanda de los pacientes de Covid-19. Metodología: Estudio descriptivo, con abordaje cualitativa, del tipo relato de experiencia realizado en el Hospital Alemão Oswaldo Cruz durante los meses de marzo y abril de 2020. Descripción de la Experiencia: Establecimos inicialmente un comité multiprofesional de enfrentamiento para definir direccionamientos estratificando las acciones para asistir a pacientes en algunas frentes. Las principales directrices fueron relacionadas a la estructura y a protocolos de cuidado. Otra acción realizada fueron los entrenamientos constantes para el equipo asistencial. Resultado: Implementación de un nuevo flujo para asistir a pacientes en Urgencias; Ampliación de camas para la atención de pacientes en unidades de ingreso e intensiva; Contratación y entrenamientos de profesionales del equipo de enfermería en tiempo reducido; Optimización del equipo de enfermería con redireccionamiento de profesionales conforme a la tasa de ocupación de los sectores; Fortalecimiento de la actuación multiprofesional. Consideraciones finales: La experiencia obtenida en esta vivencia nos ha enseñado que el trabajo en equipo y el establecimiento del vínculo de confianza entre los profesionales es punto crucial para el éxito en la implantación de cambios relevantes y para un cuidado seguro y de calidad para la población asistida.

Descriptores: Coronavirus; Pandemia; Atención Hospitalaria; Atencion de Enfermeria.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.ESP.3665

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