Educação permanente em saúde em teses e dissertações da enfermagem brasileira
Resumo
Objetivo: Caracterizar a produção brasileira de teses e dissertações sobre educação permanente em saúde no campo da enfermagem. Método: Estudo documental e quantitativo, com coleta de dados realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, compreendendo o recorte temporal 2000-2018. Resultados: Elegeram-se 26 teses e dissertações (0,36%), de um quantitativo de 7.136 estudos. Houve predominância das pesquisas realizadas em cursos de mestrado acadêmico (n=16; 61,54%), desenvolvidas em IES do eixo sul/sudeste (n=11; 73,33%) e no campo assistencial da enfermagem (n=21; 80,77%). A Educação Problematizadora (n=6; 23,08%) e o educador Paulo Freire (n=10; 38,46%) foram os principais referenciais teóricos. Denotou-se o nucleamento dos tesauros “enfermagem”, “educação continuada” e “educação permanente”. Conclusão: A produção de teses e dissertações de Enfermagem no campo da educação permanente em saúde é emergente e contributiva. No entanto, observou-se lacunas teóricas, metodológicas e estruturais.
Descritores: Educação em enfermagem; Educação continuada em enfermagem; Pesquisa em enfermagem; Educação de pós-graduação em enfermagem; Dissertação acadêmica.
EDUCATION PERMANENT HEALTH IN DISSERTATIONS AND THESES OF BRAZILIAN NURSING
Objective: Characterize the Brazilian production of theses and dissertations that deal with permanent health education in the field of nursing. Methods: This is a documentary and quantitative study, with data collection performed in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, comprising the time frame 2000-2018. Results: 26 theses and dissertations (0.36%) were chosen from a total of 7,136 studies. There was a predominance of research conducted in academic masters courses (n = 16; 61.54%), developed in HEIs of the south / southeast axis (n = 11; 73.33%) and in the nursing care field (n = 21; 80.77%). Problematizing Education (n = 6; 23.08%) and educator Paulo Freire (n = 10; 38.46%) were the main theoretical references. The nucleation of thesaurus “nursing”, “continuing education” and “permanent education” was denoted. Conclusion: the production of Nursing theses and dissertations in the field of permanent health education is emerging and contributory. However, theoretical, methodological and structural gaps were observed.
Keywords: Education nursing; Education nursing continuing; Nursing research; Education nursing graduate; Academic dissertation.
EDUCACIÓN DE SALUD PERMANENTE EN DISERTACIONES DE ENFERMERÍA BRASILEÑAS
Objetivo: Caracterizar la producción brasileña de tesis y disertaciones sobre educación permanente en salud en el campo de la enfermería. Métodos: Este es un estudio documental y cuantitativo, con recopilación de datos realizada en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para el Mejoramiento del Personal de Educación Superior, que comprende el marco temporal 2000-2018. Resultados: Se seleccionaron 26 tesis y disertaciones (0,36%) de un total de 7,136 estudios. Predominó la investigación realizada en cursos de maestría académica (n = 16; 61.54%), desarrollados en IES del eje sur / sureste (n = 11; 73.33%) y en el campo de la atención de enfermería (n = 21; 80,77%). La educación problemática (n = 6; 23.08%) y el educador Paulo Freire (n = 10; 38.46%) fueron las principales referencias teóricas. Se denota la nucleación del tesauro “enfermería”, “educación continua” y “educación permanente”. Conclusión: La producción de tesis y disertaciones de enfermería en el campo de la educación permanente en salud es emergente y contributiva. Sin embargo, se observaron brechas teóricas, metodológicas y estructurales.
Descriptores: Educación en enfermería; Educación continua en enfermería; Investigación en enfermería; Educación de postgrado en enfermería; Tesis académica.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n5.3691
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