Percepção dos estudantes que desempenharam papéis de pacientes simulados (role play) em atividades clínicas simuladas

Paulo Eduardo de Souza Crescêncio, Vander Monteiro da Conceição, Rafael Arruda Alves, Raphael Raniere de Oliveira Costa, Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Alessandra Mazzo

Resumo


Objetivo: Identificar as percepções positivas e negativas dos estudantes que desempenharam papéis de pacientes simulados (role play) em atividades clínicas simuladas. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo pesquisa-ação. O estudo foi realizado com 16 participantes dos cursos de medicina e enfermagem que vivenciaram o papel de paciente simulado após uma simulação de múltiplas vítimas.  Os dados foram coletados por questionário semiestruturado após autorização ética. Para a análise dos dados, foi utilizada técnica de análise de conteúdo.  Resultados: Os  sentimentos positivos experimentados e relatados foram quanto ao: o realismo, o aprendizado, a empatia, o entusiasmo, a tranquilidade, a observação da equipe e a segurança. Os sentimentos negativos mais identificados foram a ansiedade, a apreensão/aflição, a falta de empatia, o desconforto, a angustia, a fragilidade, o desconhecido, o desespero e a insegurança. Conclusão: ao vivenciar o papel de paciente simulado (role play) em práticas clínicas simuladas os estudantes experimentam sentimentos positivos e negativos, como se fossem paciente real, o que contribui para humanizar o atendimento em saúde.

Descritores: Simulação; Enfermagem; Educação em enfermagem; Paciente simulado.

PERCEPTION OF STUDENTES WHO PARTICIPATED ROLE PLAYS OF SIMULATED PATIENTS IN SIMULATED CLINICAL ACTIVITIE

Objective: To identify the positive and negative perceptions of students who participated role plays of simulated patients in simulated clinical activitie. Methods: This is a descriptive, qualitative, research-action study. The study was carried out with 16 participants of medical and nursing courses who experienced the role of a simulated patient after a simulation of multiple victims. Data were collected trough a semi-structured questionnaire after ethical authorization. For data analysis, a content analysis technique was used. Results: The positive feelings experienced and reported were as to: realism, learning, empathy, enthusiasm, tranquility, team observation and security. The most identified negative feelings were anxiety, apprehension, lack of empathy, discomfort, anguish, fragility, the unknown, despair and insecurity. Conclusão: When experiencing the role play in simulated clinical practices, students experience positive and negative feelings, as if they were real patients, which contributes to their learning to humanize health care.

Descriptors: Simulation; Nursing; Nursing education; Simulated patient.

PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES QUE DESEMPEÑARON PAPEL DE PACIENTES SIMULADOS EN ACTIVIDADES CLÍNICAS SIMULADAS

Objetivo: Identificar las percepciones positivas y negativas de los estudiantes que desempeñaron papel de pacientes simulados (role play) en actividades clínicas simuladas. Métodos: Estúdio descriptivo, cualitativo, de investigación-acción. El estúdio se realizó con 16 participantes de cursos de medicina y enfermería que experimentaron el papel de un paciente simulado después de una simulación de múltiples víctimas. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario semiestructurado. Seguió todos los aspectos éticos. Para el análisis de datos, se utilozó una técnica de análisis de contenido. Resultados: Los sentimientos positivos experimentados e informados fueron: realismo, aprendizaje, empatía, entusiasmo, tranquilidad, observación del equipo y seguridad. Los sentimientos negativos más identificados fueron ansiedade, aprensión/angustia, falta de empatía, incomodidade, fragilidade, lo desconocido, desesperación y inseguridad. Conclusión: Al experimentar el rol de paciente simulado (role play) en prácticas clínicas simuladas, los estudiantes experimentan sentimientos positivos y negativos, como si fueran pacientes reales, lo que contribuye a su aprendizaje para humanizar el cuidado de la salud.

Descriptores: Simulación; Enfermería; Educación en enfermería; Paciente simulado.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n6.3703

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