Aprendizagem de estudantes de ensino médio sobre parada cardiorrespiratória e reanimação após treinamento teórico e prático

Perpétua Mendes Magalhães Sereno, Taís Pagliuco Barbosa, Lúcia Marinilza Beccaria, João César Jacon, Caroline Benvenuti, Maria Clara Vioto Gragnani

Resumo


Objetivos: Verificar o conhecimento de estudantes do ensino médio sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar e avaliar o aprendizado de forma imediata e tardia após treinamento teórico e prático. Métodos: Estudo experimental longitudinal, prospectivo, quantitativo, realizado em uma instituição pública e uma privada, por meio de questionário sobre suporte básico de vida. A estatística foi descritiva e inferencial por Teste Friedman e Mann Whitney. Resultados: Os estudantes possuíam conhecimentos insuficientes, apresentando uma melhora significativa de forma imediata e tardia. As duas instituições apresentaram desempenho equivalente quanto aos acertos nos períodos pós-treinamento imediato e tardio. Os sinais de parada, manobras de reanimação e passos para utilização do desfibrilador externo tiveram menores índices de acertos. Conclusões: Após treinamento, os estudantes demonstraram conhecimento para atuar diante de uma parada cardíaca e reanimação cardiopulmonar.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n3.3746

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