Principais medidas tomadas para a mudança dos processos assistenciais durante a pandemia por COVID-19

Kauan Tamandaré Oliveira, José Luiz Gasparini Junior, Vanessa de Oliveira Camandoni, Juliana Farias de Sousa, Juliana da Silva Canteras, Joseanne Lopes Lima, Simone Hiratsuca

Resumo


Objetivo: descrever as principais medidas tomadas para mudança dos processos assistenciais e de comunicação interna na vigência da pandemia por COVID-19 de um hospital oncológico. Método: Trata-se de um relato de experiência. Resultados: 1) Criação do fórum para tomadas de decisões assistenciais. 2) Criação do canal de dúvidas e centralização dos protocolos assistenciais e 3) Encontro semanais online. Considerações finais: O êxito e as conquista obtidas até o momento, se dão o trabalho em equipe, o alinhamento com uma linguagem única e a busca pelo os princípios guiados pela segurança do paciente, dos profissionais, acesso e qualidade da informação, através da busca de uma comunicação efetiva.

Descritores: Planejamento de Assistência ao Paciente; Gerenciamento da Prática Profissional; COVID-19.  

 

MAIN MEASURES TAKEN TO CHANGE ASSISTANCE PROCESSES DURING THE PANDEMIC BY COVID-19

Objective: to describe the main measures adopted to change the care and internal communication processes in the pandemic surveillance by COVID-19 of an oncology hospital. Method: This is an experience report. Results: 1) Creation of a forum for assistance decision-making. 2) Creation of the channel of doubts and centralization of assistance protocols and 3) Weekly online meeting. Final considerations: Success and achievement so far, if the work is carried out as a team, alignment with a unique language and the search for principles guided by the safety of the patient, professionals, access and quality of information, by seeking effective communication.

Descriptors: Patient Care Planning; Professional Practice Management; COVID-19.

 

PRINCIPALES MEDIDAS TOMADAS PARA CAMBIAR LOS PROCESOS DE ASISTENCIA DURANTE LA PANDEMIA POR COVID-19

Objetivo: describir las principales medidas tomadas para cambiar los procesos de atención y comunicación interna durante la pandemia COVID-19 de un hospital oncológico. Método: este es un informe de experiencia. Resultados: 1) Creación de un foro para la toma de decisiones de asistencia. 2) Creación del canal de dudas y centralización de protocolos de asistencia y 3) Reunión semanal en línea. Consideraciones finales: El éxito y los logros alcanzados hasta ahora se deben al trabajo en equipo, la alineación con un lenguaje único y la búsqueda de principios guiados por la seguridad del paciente, los profesionales, el acceso y la calidad de la información, a través de la búsqueda. comunicación efectiva.

Descriptores: Planificación de Atención al Paciente; Gestión de la práctica profesional; COVID-19.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3764

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