"Descomplica, Dona Bete": construção de aplicativo sobre prevenção de complicações agudas do Diabetes Mellitus

Eloisa Melo da Silva, Francineide Pereira da Silva Pena, Álefe Mateus Sena Guimarães, Mércia Gabrielle Bruno Bastos, José Luis da Cunha Pena, Érika Tatiane Fernandes de Almeida Rodrigues, Elizabeth Teixeira, Camila Rodrigues Barbosa Nemer

Resumo


Objetivo: construir aplicativo para educação em saúde de pessoas com Diabetes Mellitus sobre prevenção de complicações agudas da doença. Métodos: Estudo metodológico aplicado, exploratório, fase de produção tecnológica. Produção do aplicativo ocorreu em duas etapas: revisão de literatura; construção do aplicativo. Resultados: Revisão: identificou-se 13 estudos. Na produção do aplicativo “Descomplica, Dona Bete”, optou-se pela construção em mídia, texto e áudio, com tela inicial de boas-vindas e tela secundária que direciona aos tópicos sobre prevenção das complicações agudas Hipoglicemia, Hiperglicemia, Cetoacidose Diabética e Estado Hiperglicêmico Hiperosmolar. Conclusão: o processo de construção do aplicativo baseado em evidências da literatura foi o primeiro passo para suprir parte de uma lacuna, considerando o déficit de conhecimento de pessoas diabéticas acerca das complicações agudas da doença. Portanto, constitui um suporte interativo para ações de educação em saúde com potencialidade para incentivar pessoas com diabetes a aprimorar o autocuidado preventivo.

Descritores: Enfermagem. Tecnologia Educacional. Cetoacidose Diabética. Estado Hiperglicêmico Hiperosmolar. Hipoglicemia. Hiperglicemia.

“DESCOMPLICA, DONA BETE”: CONSTRUCTION OF APPLICATION ON PREVENTION OF ACUTE COMPLICATIONS OF DIABETES MELLITUS

Objective: To build an application for health education of people with Diabetes Mellitus on prevention of acute complications of the disease. Methods: Applied, exploratory methodological study, technological production phase. Application production took place in two stages: literature review; building the application. Results: 13 studies were identified. In the production of the application “Descomplica, Dona Bete”, we opted for the construction in media, text and audio, with a welcome initial screen and a secondary screen that directs to topics on prevention of acute complications Hypoglycemia, Hyperglycemia, Diabetic Ketoacidosis and Status Hyperglycemic Hyperosmolar. Conclusion: The process of building the application based on evidence from the literature was the first step to fill part of a gap, considering the lack of knowledge of diabetic people about the acute complications of the disease. Therefore, it constitutes an interactive support for health education actions with the potential to encourage people with diabetes to improve preventive self-care.

Keywords: Educational technology; Diabetic ketoacidosis; Hyperosmolar hyperglycemic state; Hypoglycemia; Hyperglycemia.

“DESCOMPLICA, DONA BETE”: CONSTRUCCIÓN DE APLICACIÓN PARA PREVENCIÓN DE COMPLICACIONES AGUDAS DE DIABETES MELLITUS

Objetivo: Desarrollar una aplicación para la educación sanitaria de las personas con diabetes mellitus sobre la prevención de complicaciones agudas de la enfermedad. Métodos: Estudio metodológico exploratorio aplicado, fase de producción tecnológica. La producción de la aplicación se produjo en dos etapas: revisión de la literatura; construyendo la aplicación. Resultados: Revisión: se identificaron 13 estudios. En la producción de la aplicación “Descomplica, Dona Bete”, elija construir en medios, texto y audio, con una pantalla de inicio de bienvenida y una pantalla secundaria que lo dirija a respuestas sobre complicaciones de complicaciones agudas Hipoglucemia, hiperglucemia, cetoacidosis diabética y estado hiperglucémico Hiperosmolar. Conclusión: El proceso de construcción de la aplicación basada en la literatura fue el primer paso para llenar un vacío, considerando la falta de conocimiento de las personas diabéticas sobre las complicaciones agudas de la enfermedad. Por lo tanto, ofrecer apoyo interactivo para acciones de educación en salud con el potencial de alentar a las personas con diabetes a mejorar o prevenir el autocuidado.

Descriptores: Tecnología educacional; Cetoacidosis diabética; Estado hiperglucémico hiperosmolar; Hipoglucemia; Hiperglucemia.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n5.3798

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Eletrônico ISSN: 2357-707X

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