Formação política para fortalecimento de liderança em enfermagem: um relato sobre a experiência

Jouhanna do Carmo Menegaz, Vânia Marli Schubert Backes, Simone Coelho Amestoy

Resumo


Relato de experiência sobre o curso de formação política realizado por entidades de classe com o objetivo de destacar a potencialidade da formação política para o fortalecimento da liderança em enfermagem apresentado de forma articulada ao referencial freireano e de Hannah Arendt. O curso estimulou o debate e a socialização entre pares, assim como a reafirmação das lutas e da atuação da categoria no contexto dos serviços de saúde. Concluise que iniciativas como o curso de formação política possam ser disseminadas ultrapassando a ampliação ou atualização de conhecimentos possibilitando a incorporação de argumentos e novas posturas de liderança na enfermagem.

Descritores: Enfermagem; Liderança; Formação de Recursos Humanos.

Political education to strengthen leadership in nursing: an experience report

Experience report about political training course conducted by professional associations in order to highlight the potential of political education to strengthen nursing leadership presented in an articulate way to frame Freire and Hannah Arendt. The course has stimulated debate and socialization among peers, as well as a reaffirmation of the struggles and the acting category in the context of health services. It is concluded that initiatives such as training course policy could be spread beyond the expansion or upgrading of knowledge enabling the incorporation of new arguments and positions of leadership in nursing.

Descriptors: Nursing; Leadership; Human Resources Formation.

Formación política para fortalecimiento del liderazgo en enfermería: un relato de experiencia

Relato de experiencia del curso de formación política realizado por las asociaciones profesionales con el fin de poner de relieve el potencial de la educación política para fortalecer el liderazgo de enfermería presentó de manera articulada al marco de Freire y Hannah Arendt. El curso ha estimulado el debate y la socialización entre pares, así como una reafirmación de las luchas y de la actuación de la categoría en el contexto de los servicios de salud. Se concluye que las iniciativas como la política de cursos de formación podrían extenderse más allá de la ampliación o mejora de los conocimientos permitiendo la incorporación de nuevos argumentos y posiciones de liderazgo en la enfermería.

Descriptores: Enfermería; Liderazgo; Formación de Recursos Humanos.

Texto completo:

PDF

Referências


Ministério da Educação (BR). Resolução n°3, de 07 de novembro de 2001. Diretrizes curriculares nacionais do curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 07 nov. 2001, seção 1, p.37.

Pereira MJB, Fortuna CN, Mishima SM, Almeida MCP, Matumoto S. A enfermagem no Brasil no contexto da força de trabalho em saúde: perfil e legislação. Rev Bras Enferm. 2009;62(5):771-77.

Amestoy SC, Cestari ME, Thofehrn MB, Milbrath VM, Trindade LL, Backes VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm. 2010;63(6):940-45.

Amestoy SC. Liderança dialógica: perspectivas na formação de enfermeiroslíderes [tese]. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2012.

Arendt H. A condição humana. 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2007.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Freire P. Pedagogia do oprimido. 47ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2005.

Freire P. Educação como prática de liberdade. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2011.

Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 fev.2004, p.14.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2012.v3.n4.382

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.