Dez competências para ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem e integralidade em saúde: uma revisão integrativa

Patrícia Maria da Silva Crivelaro, Maria Belén Salazar Posso, Paulo Cesar Gomes, Silvia Justina Papini

Resumo


Objetivo: Identificar competências para o fortalecimento do ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem considerando o cuidado integral. Método: Revisão integrativa de artigos publicados em português, inglês ou espanhol, nos últimos dez anos, nas bases: LILACS, MEDLINE, BDENF, PubMed, Web of Science, SCOPUS, EMBASE e CINHAL, utilizando a seguinte questão norteadora: Quais competências permeiam o ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem, considerando a integralidade do cuidado? Resultados: A busca resultou em 95 estudos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados e analisados 10 artigos. Foram elencadas e discutidas as seguintes competências: comprometimento do educador na busca de conhecimento, aproximação teórico-prática, estímulo à reflexão, prioridade à prática, incentivo à pesquisa, apropriação da situação apresentada pelo usuário, ética e humanização, execução do ouvir, envolver o paciente no planejamento do cuidado e, apropriação da sistematização da assistência de enfermagem. Conclusões: Esta revisão integrativa elencou dez competências para o fortalecimento da consulta de enfermagem, enfatizando o processo de formação do enfermeiro para a prática do cuidado integral na atenção primária à saúde. Ressalta-se a necessidade de mais estudos voltados para a formação do enfermeiro nesta temática.

Descritores: Educação em Enfermagem, Integralidade em Saúde, Processo de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem.

 

TEN COMPETENCES FOR TEACHING-LEARNING IN NURSING CONSULTATION AND INTEGRALITY OF CARE: AN INTEGRATIVE REVIEW

Objective: To identify competencies to strengthen the teaching of nursing consultation considering integral care. Method: Integrative review of articles published in Portuguese, English or Spanish, in the last ten years, based on: LILACS, MEDLINE, BDENF, PubMed, Web of Science, SCOPUS, EMBASE and CINHAL, using the following guiding question: Which competencies permeate the teaching-learning of nursing consultation, considering the integrality of care? Results: The search resulted in 95 studies, after applying the inclusion and exclusion criteria 10 articles were selected and analyzed. The following competences were listed and discussed: the educator's commitment in the search for knowledge, theoretical-practical approach, encouragement to reflection, priority to practice, incentive to research, appropriation of the situation presented by the user, ethics and humanization, execution of listening, involving the in planning care and appropriating the systematization of nursing care. Conclusions: This integrative review listed ten competencies for strengthening nursing consultation, emphasizing the process of training nurses to practice comprehensive care in primary health care. It is emphasized the need for more studies focused on the training of nurses in this theme.

Descriptors: Education in Nursing, Integrality in Health, Nursing Process, Primary Health Care, Nursing.


DIEZ COMPETENCIAS PARA LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE EN LA CONSULTA DE ENFERMERÍA E INTEGRALIDAD DEL CUIDADO: UNA REVISIÓN INTEGRATIVA

Objetivo: identificar competencias para fortalecer la enseñanza de la consulta de enfermería considerando la atención integral. Método: Revisión integral de artículos publicados en portugués, inglés o español, en los últimos diez años, basados en: LILACS, MEDLINE, BDENF, PubMed, Web of Science, SCOPUS, EMBASE y CINHAL, utilizando la siguiente pregunta orientadora: ¿Qué competencias impregnan el enseñanza-aprendizaje de la consulta de enfermería, considerando la integralidad de la atención? Resultados: La búsqueda resultó en 95 estudios, luego de aplicar los criterios de inclusión y exclusión, se seleccionaron y analizaron 10 artículos. Se enumeraron y discutieron las siguientes competencias: el compromiso del educador en la búsqueda de conocimiento, enfoque teórico-práctico, estímulo a la reflexión, prioridad a la práctica, incentivo a la investigación, apropiación de la situación presentada por el usuario, ética y humanización, ejecución de la escucha, involucrando el en la planificación de la atención y la apropiación de la sistematización de la atención de enfermería. Conclusiones: Esta revisión integradora enumeró diez competencias para fortalecer la consulta de enfermería, enfatizando el proceso de capacitación de enfermeras para practicar la atención integral en atención primaria de salud. Se enfatiza la necesidad de más estudios enfocados en la capacitación de enfermeras en este tema.

Descriptores: Educación en Enfermería, Integralidad en Salud, Proceso de Enfermería, Atención Primaria de Salud, Enfermería.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n1.3850

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