Intervenção educativa para aquisição de conhecimento sobre primeiros socorros: revisão integrativa

Magda Milleyde de Sousa Lima, Priscila Martiniano dos Santos, Dariane Veríssimo de Araújo, Joselany Áfio Caetano, Lívia Moreira Barros

Resumo


Objetivo: analisar as evidências científicas sobre a efetividade de intervenções educativas na aquisição de conhecimentos sobre primeiros socorros para população leiga. Método: revisão integrativa da literatura realizada a partir da questão norteadora: “Quais são as evidências científicas sobre o uso de intervenções educativas para aquisição de conhecimento sobre primeiros socorros entre a população leiga?”. A busca foi realizada em nove bases de dados. Resultados: a amostra da revisão foi composta por dez estudos. Houve o predomínio de estudos em 2017, publicados principalmente no Brasil, com público-alvo formado por funcionários, professores e estudantes de escolas. As principais intervenções educativas foram: educação em saúde por meio de programa de treinamento, palestra, roda de conversa, aula teórico-prática. Os principais assuntos abordados foram: fraturas, parada cardiorrespiratória, hemorragia, convulsão e queimadura. Conclusão: as intervenções educativas foram efetivas na aquisição de conhecimento sobre primeiros socorros entre leigos.

Descritores: Primeiros socorros; Educação em saúde; Enfermagem.

 

EDUCATIONAL INTERVENTION TO KNOW KNOWLEDGE ABOUT FIRST AID: INTEGRATIVE REVIEW

Objective: to analyze the scientific evidence on the effectiveness of educational interventions in acquiring knowledge about first aid for the lay population. Method: integrative literature review based on the guiding question: “What is the scientific evidence on the use of educational interventions to acquire knowledge about first aid among the lay population?”. The search was carried out in nine databases. Results: the review sample consisted of ten studies. There was a predominance of studies in 2017, published mainly in Brazil with a target audience formed by school staff, teachers and students. The main educational interventions were: health education through a training program, lecture, conversation circle, theoretical-practical class. The main subjects covered were: fractures, cardiopulmonary arrest, hemorrhage, seizure and burn. Conclusion: educational interventions were effective in acquiring knowledge about first aid among laypeople.

Descriptors: First aid; Health education; Nursing.

 

INTERVENCIÓN EDUCATIVA PARA CONOCER EL CONOCIMIENTO SOBRE LOS PRIMEROS AUXILIOS: REVISIÓN INTEGRATIVA

Objetivo: analizar la evidencia científica sobre la efectividad de las intervenciones educativas en la adquisición de conocimientos sobre primeros auxilios para la población laica. Método: una revisión de literatura integradora basada en la pregunta guía: “¿Cuál es la evidencia científica sobre el uso de intervenciones educativas para adquirir conocimiento sobre primeros auxilios entre la población laica?”. La búsqueda se realizó en nueve bases de datos. Resultados: la muestra de revisión consistió en diez estudios. Hubo un predominio de los estudios en 2017, publicados principalmente en Brasil con un público objetivo formado por personal escolar, maestros y estudiantes. Las principales intervenciones educativas fueron: educación para la salud a través de un programa de capacitación, conferencia, círculo de conversación, clase teórico-práctica. Los principales temas abordados fueron: fracturas, paro cardiorrespiratorio, hemorragia, convulsiones y quemaduras. Conclusión: las intervenciones educativas fueron efectivas para adquirir conocimiento sobre primeros auxilios entre los laicos.

Descriptores: Primeros auxilios; Educación sanitaria; Enfermería.


Texto completo:

PDF

Referências


Souza MFM, Malta DC, França EB, Barreto ML. Transição da saúde e da doença no Brasil e nas Unidades Federadas durante os 30 anos do Sistema Único de Saúde. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 12]; 23(6): 1737-1750. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.04822018.

Organização Mundial da Saúde. Determinantes Sociais e Riscos para a Saúde, Doenças Crônicas não transmissíveis e Saúde Mental. Escassez de tratamento para epilepsia em países de baixa renda. Brasilia: Organização Mundial de Saúde, 2019. [cited 2020 Mar 14]. Available from: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5972:oms-destaca-escassez-de-tratamento-para-epilepsia-em-paises-de-baixa-renda&catid=845&Itemid=839.

Brasil. Ministério da Saúde. Acidentes e Violências, 2017. [cited 2020 Mar 11]. Available from: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-e-violencias.

Saltarelli RMF, Prado RR, Monteiro RA, Machado IE, Teixeira BSM, Malta DC. Mortes evitáveis por ações do Sistema Único de Saúde na população da Região Sudeste do Brasil. Ciênc. saúde coletiva. [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 12]; 24(3): 887-898. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232018243.01282017.

Galindo Neto NM, Sá GGM, Vasconcelos EMR, Silva TM, Santos AMR, Carvalho KM. Intervenções de educação em saúde sobre primeiros socorros para leigos no Brasil: revisão integrativa/Health education interventions on first aid measures for lay people in Brazil: integrative review. Ciência, Cuidado e Saúde. [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 12]; 16(4): 1-9. Available from: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v16i4.38305.

Ministerio de Salud. Cartilla Educativa de Primeros Auxilios, 2018. [cited 2020 Mar 20]. Available from: http://bvs.minsa.gob.pe/local/MINSA/4617.pdf.

Balhara KS, Bustamante ND, Selvam A, et al. Bystander Assistance for Trauma Victims in Low- and Middle-Income Countries: A Systematic Review of Prevalence and Training Interventions. Prehosp Emerg Care. [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 10]; 23(3):389‐410. Available from: 10.1080/10903127.2018.1513104.

Heard CL, Pearce JM, Rogers MB. Mapping the public first‐aid training landscape: a scoping review. Disasters. [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 10]; 44(1): 205-228. Available from: https://doi.org/10.1111/disa.12406.

Brito J, Silva I, Godoy C, França A. Avaliação de treinamento sobre primeiros socorros para equipe técnica de escolas de ensino especializado. Cogitare Enfermagem. [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 10]; 24:e60340. Available from: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.60340.

Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva . [Internet]. 2014 [cited 2020 Mar 11]; 19(3): 847-852. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013.

Ercole FF, Melo LS, Alcoforado CLGC. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem. [Internet]. 2014 [cited 2020 Mar 20]; 18(1): 9-12. Available from: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20140001.

Whittemore R, Knafl K. The integrative review: Updated methodology. J. Adv. Nurs. [Internet]. 2005 [cited 2019 Ago 05]; 52(5): 546-53. Available from: 10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x.

Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2007 [cited 2019 Ago 05]; 15(3):508-511. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023.

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses: The PRISMA Statement. PLoS Med.[Internet]. 2009 [cited 2019 Ago 05]; 6(7):e1000097. Available from: http://dx.doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

Ursi ES. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. 2005. 130f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto; 2005.

Martín RA. Educación para la salud en primeros auxilios dirigida al personal docente del ámbito escolar. Enfermería universitária. [Internet]. 2015 [cited 2020 Mar 12]; 12(2): 88-92. Available from: https://doi.org/10.1016/j.reu.2015.04.004.

Bandyopadhyay L, Manjula M, Paul B, Dasgupta A. Effectiveness of first-aid training on school students in Singur Block of Hooghly District, West Bengal. J Family Med Prim Care. [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 15]; 6(1):39‐42. Available from: 10.4103/2249-4863.214960.

Calandrim LF, Santos AB, Oliveira LR, Massaro LG, Vedovato CA, Boaventura AP. Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 15]; 18(3): 292-299. Available from: 10.15253/2175-6783.2017000300002.

Fioruc BE, Molina AC, Junior WV, Lima SAM. Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior de São Paulo. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2008 [cited 2020 Mar 14]; 10(3):695-702. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a15.htm.

Galindo Neto NM, Caetano JA, Barros ML, Silva TM, Vasconcelos EMR. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta paul. enferm. [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 14]; 30(1):87-93. Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0194201700013.

Sudha J, Jacqueline RM, Michael SL, Nolan C, Justin M, Robert W et al. First things first: effectiveness and scalability of a basic prehospital trauma care program for lay first-responders in Kampala, Uganda. PLoS One. [Internet]. 2009 [cited 2020 Mar 14]; 4(9):1-7. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0006955.

Lee J, Oh Won-Oak. Effects of a First Aid Coaching Program on First Aid Knowledge, Confidence, and Performance of Child Care Teachers. Child Health Nursing Research. [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 14]; 24(3): 310-318. Available from: https://doi.org/10.4094/chnr.2018.24.3.310.

Mesquita TM, Albuquerque RS, Alves Bomfim AM, Hora Sales ML, Carneiro PSMC, Ferreira AMV. Recurso educativo em primeiros socorros no processo ensino-aprendizagem em crianças de uma escola pública. Rev. Ciênc. Plural. [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 15]; 3(1):35-0. Available from: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11464.

Larissa GSS, Josias BC, Letícia GSF, Jonatas BT, José LDC. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Enfermagem em Foco. [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 15]; 8(3): 25-29. Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.893.

Wafik W, Tork H. Effectiveness of a first‐aid intervention program applied by undergraduate nursing students to preparatory school children. Nursing & health sciences. [Internet]. 2014 [cited 2020 Mar 15]; 16(1): 112-118. Available from: https://doi.org/10.1111/nhs.12083.

Patrycja MO, Dorota L, Mariusz G, Krzysztof G, Witold P, Robert C, Alicja T. Edukacja w zakresie pierwszej pomocy–badania ankietowe first aid education–a questionnaire survey. Wiadomości Lekarskie [Internet] 2018 [cited 2020 Mar 15]; 71(4): 874-878. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30099427.

Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. ed, Porto Alegre: Artmed, 2018.

Melnyk, BM. Making the case for evidence-based practice In: Melnyk BM, Fineout-Overholt E, editors. Evidence-based practice in nursing and healthcare: A guide to best practice, 2005.

Oliveira CM, Marques VF, Schreck RSC. Aplicação de metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiência. Revista eletrônica pesquiseduca. [Intenet] 2017 [cited 2020 Mar15 ]; 9(19): 674-684. Available from: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/633.

Galindo Neto NM, Carvalho GCN, Castro RCMB, Caetano JA, Santos ECB, Silva TM, et al. Teachers’ experiences about first aid at school. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 15]; 71(4): 1678-1684. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715.

Naemet. National association of emergency medical technicians. Atendimento Pre-hospitalar oo Traumatizado-PHTLS. Elsevier Brasil, 2018.

Borges AEA, Liberali R. Perfil epidemiológico de idosos com fraturas diversas, atendidos nos hospitais brasileiros: uma revisão de literatura. Revista Kairós: Gerontologia. [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 15]; 21(4): 353-369. Available from: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p353-369.

Doan TN, Schultz BV, Rashford S, Bosley E. Surviving out-of-hospital cardiac arrest: The important role of bystander interventions. Australas Emerg Care. [Internet]. 2020 [cited 2020 Abr 01]; 23(1):47‐54. Available from: https://doi.org/10.1016/j.auec.2019.12.003.

Davies M, Maguire S, Okolie C, Watkins W, Kemp AM. How much do parents know about first aid for burns?. Burns. [Internet]. 2013 [cited 2020 Abr 01]; 39(6):1083‐1090. Available from: https://doi.org/10.1016/j.burns.2012.12.015.

Ntcs. Integrating Military and Civilian Trauma Systems to Achieve zero Preventable Deaths After Injury. Washington, DC: National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine, 2016.

Fisher AD, Bulger EM, Gestring ML. Stop the Bleeding: Educating the Public. JAMA. [Internet]. 2018 Ago [cited 2020 Abr 01]; 320(6):589–590. Available from: 10.1001/jama.2018.7301.

Urquijo AM, Tassa GM. Conocimientos del profesorado de Educación Primaria sobre las medidas de actuación en una crisis epiléptica. Metas de enfermeira. [Internet]. 2018 [cited 2020 Abr 01]; 21(9): 18-22. Available from: https://doi.org/10.35667/MetasEnf.2019.21.1003081314.

Brasil. Ministério da Saúde. Criança segura Brasil. Conheça os dados sobre acidentes, 2018. [cited 2020 Jan 10]. Available from: https://criancasegura.org.br/dados-de-acidentes/.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n1.3898

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.