Aspectos psicossociais de acadêmicos de Enfermagem durante a pandemia da COVID-19
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência do isolamento social de acadêmicos de enfermagem no período de pandemia de COVID-19. Método: Trata-se de um relato de experiência realizado mediante adesão de novas estratégias para elaboração de estudos, em razão do atual cenário vivido, as discussões do relato se deram por videoconferências em plataformas virtuais que permitiram o debate crítico do tema de acordo com as medidas de isolamento social. Principais resultados: Identificou-se agentes estressores advindos do isolamento social que comprometeram a saúde mental e física dos acadêmicos do estudo. Considerações finais: Para os acadêmicos, além dos sentimentos prejudiciais, sucedeu a expectativa de um futuro melhor, com pensamentos empáticos para com a sociedade e convicção que a Enfermagem será mais valorizada, bem como os profissionais que atuam nela.
Descritores: Estudantes de Enfermagem; Isolamento social; Pandemias.
Psychosocial aspects of nursing students during the COVID-19 Pandemic
Objective: To report the experience of social isolation of nursing students in the pandemic period of COVID-19. Method: This is an experience report carried out through the adherence of new strategies for the elaboration of studies, due to the current scenario, the discussions of the report took place by videoconferences on virtual platforms that allowed the critical debate of the theme according to the social isolation measures. Main results: Stressors from social isolation were identified that compromised the mental and physical health of the students in the study. Final considerations: For academics, in addition to harmful feelings, there was an expectation of a better future, with empathetic thoughts towards society and the belief that Nursing will be more valued, as well as the professionals who work in it.
Descriptors: Nursing Students; Social Isolation; Pandemics.
Aspectos psicosociales de los estudiantes de enfermería durante la Pandemia del COVID-19
Objetivo: Informar la experiencia de aislamiento social de estudiantes de enfermería en el período pandémico de COVID-19. Metodo: Este es un informe de experiencia llevado a cabo mediante la adhesión de nuevas estrategias para la elaboración de estudios, debido al escenario actual, las discusiones del informe se llevaron a cabo por videoconferencias en plataformas virtuales que permitieron el debate crítico del tema de acuerdo con el medidas de aislamiento social. Principales resultados: Se identificaron factores estresantes del aislamiento social que comprometieron la salud mental y física de los estudiantes en el estudio. Consideraciones finales: Para los académicos, además de los sentimientos nocivos, había una expectativa de un futuro mejor, con pensamientos empáticos hacia la sociedad y la creencia de que la Enfermería será más valorada, así como los profesionales que trabajan en ella.
Descriptores: Estudiantes de Enfermería; Aislamiento Social; Pandemias.
Texto completo:
PDFReferências
Brasil. O que é COVID-19. [Internet] [cited 2020 jul 05]. Available from: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid
Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely PS, Greenberg PN, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Rev The Lancet [Internet], 2020 [cited 2020 may 29], 395 (10227): 912-920 Available from: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30460-8/fulltext.
Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Boletins Diários de Casos de COVID-19 [Internet]. 28 Apr 2020 [cited 2020 may 29]. Available from: http://www.fvs.am.gov.br/media/publicacao/BOLETIM_DI%C3%81RIO_DE_CASOS_COVID-19_28-04-2020.pdf
Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Boletins Diários de Casos de COVID-19 [Internet] 28 May 2020 [cited 2020 may 29]. Available from: http://www.fvs.am.gov.br/media/publicacao/BOLETIM_DI%C3%81RIO_DE_CASOS_COVID-19_28-05-2020.pdf
Parvan K, Zamanzadeh V, Dizaji SL, Mousavi SM, Safaie N. Patient’s Perception of Stressors Associated with Coronary Artery Bypass Surgery. J Cardiovasc Thorac Res [Internet] 5(3):113-7. 2013 [cited 2020 may 28]. Available from: https://jcvtr.tbzmed.ac.ir/Article/JCVTR_549_20140621075336
Ko YJ, Jung MS, Park KS. Effects of Aroma Inhalation Method on Test Anxiety, Stress Response and Serum Cortisol in Nursing Students. J Korean Acad Fundam Nurs, [Internet] 20(4). 2013 [cited 2020 may 28] Available from: http://www.koreascience.or.kr/article/JAKO201336161063505.page
Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal do Amazonas. Gabinete do Reitor. Suspende as atividades presenciais acadêmicas e administrativas. Portaria Nº 626, de 13 de Março de 2020. [Internet] 2020 [cited 2020 june 10]. Available from: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3061/1/SEI_23105.010531_2020_90.pdf
Fernades HIVM, Rolim KMC, Figueiredo MCB. O significado do cuidar humanizado: vivências ensino-aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura. Rev Enferm. Foco [Internet], 2011 [cited 2020 june 08]. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/192
Brito MDC, Araújo RMB, Dias MSDA, Silva LCC, Rodrigues PDV, Moita MP. Análise da ocorrência de estresse entre estudantes de enfermagem. Rev Enferm. Foco [Internet], 2019 [cited 2020 june 08]. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2391/653
Hawryluc L, Gold WL, Robinson S, Pogorski S, Galea S, Styra R. SARS Control and Psychological Effects of Quarantine, Toronto, Canada. Rev Emerging Infectious Diseases, [Internet] 10(7): 1206-1212 2004 [cited 2020 may 29]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3323345/.
Liu X, Kakade M, Fuller CJ, Fan B, Fang Y, Kong J, Guan Z, Wu P. Depression after exposure to stressful events: lessons learned from the severe acute respiratory syndrome epidemic. Rev Comprehensive Psychiatry [Internet] 53(1): 15-23, 2012 [cited 2020 may 29]. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21489421/
Brasil. Projeto de Lei n° 2564 de 2020 (BR) [Internet]. Altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira. 12 may 2020 [cited 2020 may 29]. Available from: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141900
DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.ESP.4001
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Enfermagem em Foco
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Eletrônico ISSN: 2357-707X
Impresso ISSN: 2177-4285
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.