Práticas de enfermeiros sobre imunização: construção compartilhada de tecnologia educacional

Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Diully Siqueira Monteiro, Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues, Laura Maria Vidal Nogueira, Felipe Valino dos Santos, Alexandre Aguiar Pereira

Resumo


Objetivos: Conhecer a percepção de enfermeiros da Atenção Primária em Saúde a respeito dos conhecimentos dos usuários sobre imunização; Identificar as práticas desses enfermeiros sobre imunização; Construir, de forma compartilhada, uma tecnologia educacional sobre imunização. Método: Pesquisa metodológica qualitativa, realizada em 21 Unidades Municipais de Saúde em Belém-Pará, com 23 enfermeiros que atuavam em sala de imunização. A coleta de dados foi por meio de entrevistas individuais submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: Organizaram-se duas categorias: “Percepção dos enfermeiros sobre os conhecimentos dos usuários no contexto da imunização” e “Ações de educação em saúde na rotina das práticas relativas à imunização e elaboração da tecnologia educacional”, que possibilitaram a construção de uma cartilha com orientações baseadas no produto dessas categorias. Conclusão: Os enfermeiros têm percepção dos conhecimentos dos usuários sobre a imunização. Reconhecem a importância de práticas educativas, embora não consigam realizá-las efetivamente, devido dificuldades do cotidiano gerencial e assistencial. A participação dos enfermeiros na construção da cartilha foi fundamental para obter-se uma ferramenta adequada a intermediar suas ações educativas junto aos usuários com potencial de colaborar significativamente para a atuação da enfermagem em salas de vacina.

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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n2.4065

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