AÇÕES EDUCATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NAS ATITUDES DAS GESTANTES FRENTE AO ALEITAMENTO MATERNO

Anna Beatryz Lira da Silva, Beatriz Pereira Alves, Bruna Araújo de Sá, Thais Gonçalves de Souza, Mayara Evangelista de Andrade, Marcelo Costa Fernandes

Resumo


Objetivo: O Aleitamento Materno é uma prática que proporciona muitos benefícios para o binômio mãe-filho e precisa ser cada vez mais orientado, principalmente durante a gestação. Este estudo teve como objetivo compreender como propostas de educação em saúde podem contribuir para a agregação de novos conhecimentos e atitudes positivas das gestantes frente ao aleitamento materno. Métodos: Trata-se do recorte de um trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, realizado no ano de 2019, alicerçado no método da pesquisa-ação e analisado por meio do processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Após diagnóstico situacional, realizado através de uma entrevista semiestruturada, foram realizados três encontros com as gestantes, onde foram discutidos os sentimentos atrelados ao desejo de amamentar, receios expressados pelas gestantes acerca do aleitamento materno e os direitos das lactantes, respectivamente. Conclusão: As ações educativas possibilitaram a construção de conhecimentos acerca da amamentação por meio do compartilhamento de saberes e troca de experiências entre as gestantes, além disso, foi possível reverter o déficit de saber que foi percebido na fase de avaliação, tornando-as detentoras e multiplicadoras de conhecimentos no seu coletivo.

ABSTRACT

Objective: Breastfeeding is a practice that provides many benefits to the mother-child binomial and needs to be increasingly oriented, especially during pregnancy. This study aimed to understand how health education proposals can contribute to the aggregation of new knowledge and positive attitudes of pregnant women towards breastfeeding. Methods: This is the conclusion of a nursing undergraduate course at the Federal University of Campina Grande, carried out in 2019, based on the action research method and analyzed through the methodological process of the Collective Subject Discourse. Results: After a situational diagnosis, conducted through a semistructured interview, three meetings were held with the pregnant women, where the feelings linked to the desire to breastfeed were discussed, fears expressed by pregnant women about breastfeeding and the rights of breastfeeding women, respectively. Conclusion: The educational actions allowed the construction of knowledge about breastfeeding through the sharing of knowledge and exchange of experiences among pregnant women, in addition, it was possible to reverse the deficit of knowledge that was perceived in the evaluation phase, making them holders and multipliers of knowledge in their collective.

RESUMEN

Objetivo: La lactancia materna es una práctica que proporciona muchos beneficios al binomio madre-hijo y necesita estar cada vez más orientada, especialmente durante el embarazo. Este estudio tenía como objetivo comprender cómo las propuestas de educación para la salud pueden contribuir a la agregación de nuevos conocimientos y actitudes positivas de las mujeres embarazadas hacia la lactancia materna. Métodos: Esta es la conclusión de un curso de licenciatura en enfermería en la Universidad Federal de Campina Grande, realizado en 2019, basado en el método de investigación de acción y analizado a través del proceso metodológico del Discurso de la Asignatura Colectiva. Resultados: Después de un diagnóstico situacional, realizado a través de una entrevista semiestructurada, se llevaron a cabo tres reuniones con las mujeres embarazadas, donde se discutieron los sentimientos relacionados con el deseo de amamantar, los temores expresados por las mujeres embarazadas sobre la lactancia materna y los derechos de las mujeres lactantes, respectivamente. Conclusion: Las acciones educativas permitieron la construcción de conocimientos sobre la lactancia materna mediante el intercambio de conocimientos y el intercambio de experiencias entre las mujeres embarazadas, además, fue posible revertir el déficit de conocimiento que se percibió en la fase de evaluación, convirtiéndolas en titulares y multiplicadores de conocimientos en su colectivo.

Texto completo:

PDF

Referências


KERZNER B, MILANO K, MACLEAN WC, BERALL G, STUART S, CHATOOR I. A practical approach to classifying and managing feeding difficulties. Pediatrics, Evanston [Internet]. 2015 [Cited 2020 Jul 19]; 135(2): 344-353. Disponível em: https://pediatrics.aappublications.org/content/135/2/344.short.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília, DF, [Internet] 2015. [Cited 2020 Jun 10]; Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf.

ISLAMI F, LIU Y, JEMAL A, ZHOU J, WEIDERPASS E, COLDITZ G, et al. Breastfeeding and breast cancer risk by receptor status—a systematic review and meta-analysis. Annals of Oncology [Internet]. 2015 [cited 2020 Jul 19]; 26(12): 2398-2407. Disponível em: https://www.annalsofoncology.org/action/showPdf?pii=S0923-7534%2819%2935712-6.

MARGOTTI E, MARGOTTI W. Fatores relacionados ao Aleitamento Materno Exclusivo em bebês nascidos em hospital amigo da criança em uma capital do Norte brasileiro. Saúde debate [Internet]. 2017 [cited 2020 Jul 19]; 41(114): 860-871. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/sdeb/2017.v41n114/860-871/pt.

DEMETRIO F, PINTO EJ, ASSIS AMO. Fatores associados à interrupção precoce do aleitamento materno: um estudo de coorte de nascimento em dois municípios do Recôncavo da Bahia, Brasil. Cadernos de saúde pública (Impresso) [Internet]. 2012 [cited 2020 Jun 10]; 28(4): 641-654. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2012000400004&script=sci_arttext&tlng=pt.

CANICALI PRIMO C, NUNES BO, LIMA EFA, LEITE FMC, PONTES MB, BRANDÃO MAG. Which factors influence women in the decision to breastfeed?. Investigacion y educacion en enfermeria [Internet]. 2016 [cited 2020 Jun 10]; 34(1): 198-217. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0120-53072016000100022&script=sci_arttext&tlng=pt.

ROCHA IS, LOLLI LF, FUJIMAKI M, GASPARETTO A, ROCHA NB. Influência da autoconfiança materna sobre o aleitamento materno exclusivo aos seis meses de idade: uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva (Impresso) [Internet]. 2018 [cited 2020 Jun 10]; 23(11): 3609-3619. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2018.v23n11/3609-3619/pt.

MONTEIRO CFS, MOREIRA MRC, OLIVEIRA EAR, MOURA MES, COSTA JV. Pesquisa-ação: contribuição para prática investigativa do enfermeiro. Revista gaúcha de enfermagem (Impresso) [Internet]. 2010 [cited 2020 Jun 10]; 31(1): 167-174. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/14581/8487.

THIOLLENT M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LEFÈVRE F, LEFÈVRE AMC. Discurso do sujeito coletivo: representações sociais e intervenções comunicativas. Texto & contexto enfermagem (Impresso) [Internet]. 2014 [cited 2020 Jun 10]; 23(2): 502-507. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v23n2/pt_0104-0707-tce-23-02-00502.

PICHETH SF, CASSANDRE MP, THIOLLENT MJM. Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação [Internet]. 2016 [cited 2020 Jun 30]; 39(esp): s3-s13.Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24263/15415.

HENRIQUES AHB, LIMA GMB, TRIGUEIRO JVS, SARAIVA AM, PONTES MGA, CAVALCANTI JRD, et al. Group of pregnant women: Contributions and potential complementarity of prenatal care. Revista brasileira em promoção da saúde (Impresso) [Internet]. 2015 [cited 2020 Jun 30]; 28(1): 23-31. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/3009/pdf_1.

ALVES FLC, CASTRO EM, SOUZA FKR, LIRA MCPS, RODRIGUES FLS, PEREIRA LP. Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde. Revista gaúcha de enfermagem (Impresso) [Internet]. 2019 [cited 2020 Jun 30]; 40:1-8. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rgenf/v40/1983-1447-rgenf-40-e20180023.pdf.

LAHÓS NT, PRETTO ADB, PASTORE CA. Mitos e crenças acerca do aleitamento materno no estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Nutrición clínica y dietética hospitalaria [Internet]. 2016 [cited 2020 Jun 30]; 36(4):27-33. Disponível em: https://revista.nutricion.org/PDF/DOUMID-BORGES.pdf.

AMARAL LJX, SALES SS, CARVALHO DPSRP, CRUZ GKP, AZEVEDO IC, FERREIRA JÚNIOR MA. Fatores que influenciam na interrupção do aleitamento materno exclusivo em nutrizes. Revista gaúcha de enfermagem (Impresso) [Internet]. 2015 [cited 2020 Jun 30]; 36(esp):127-34. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rgenf/v36nspe/0102-6933-rgenf-36-spe-0127.pdf.

RODRIGUES LN, SANTOS AS, TORQUATO RC, LOPES APA, GOMES PPS, CHAVES EMC. Diagnósticos de enfermagem relacionados à amamentação em nutrizes acompanhadas na atenção primária à saúde. Enfermagem em foco [Internet]. 2019 [cited 2020 Jul 24]; 10(6): 125-130. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2785/661.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da criança: Nutrição Infantil, Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Brasília, DF [Internet] 2009. [Cited 2020 Jul 19]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf.

LIRA, CF, AZEVEDO EB, PIMENTA EAG, PALMEIRA PA, SARAIVA AM. Breastfeeding: an approach in popular practices of care. Revista de enfermagem UFPE On line [Internet] 2013. [Cited 2020 Jul 19]; 7(8):5083-5092. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11779/14136.

BOSI MLM, MACHADO MT. Amamentação: um resgate histórico. Cadernos ESP - Revista Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará [Internet] 2005. [Cited 2020 Jun 30]; 1(1):14-22. Disponível em: http://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/5.

MONTEIRO JCS, NAKANO MAS, GOMES FA. O aleitamento materno enquanto uma prática construída. Reflexões acerca da evolução histórica da amamentação e desmame precoce no Brasil. Investigacion y educacion en enfermeria [Internet] 2011. [Cited 2020 Jun 30]; 29(2): 315-321. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1052/105222400013.pdf.

FERNANDES VMB, SANTOS EKA, ERDMANN AL, DE PIRES DEP, ZAMPIERI MFM, GREGÓRIO VRP. Establishment of lactaton rooms in public and private companies: potentialities and difficulties. Revista gaúcha de enfermagem (Impresso) [Internet] 2016. [Cited 2020 Jun 30]; 37(esp):1-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-14472016000500419&script=sci_arttext&tlng=pt.

QUENTAL LLC, NASCIMENTO LCCC, LEAL LC, DAVIM RMB, CUNHA ICBC. Práticas educativas com gestantes na atenção primária à saúde. Revista de enfermagem UFPE on line [Internet] 2017. [Cited 2020 Jul 08]; 11(12): 5370-5381. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/23138/25500.

JACOB LMS, MAFETONI RR, FIGUEIRA MCS, LOPES MHBM, SHIMO AKK. Educational actions for preventing pregnancy-related complications. Revista enfermagem atual in derme [Internet] 2019. [Cited 2020 Jul 08]; 87(25):1-9. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/197/357.

SILVA, DD, SCHMITT IM, COSTA R, ZAMPIERI MFM, BOHN IE, LIMA MM. Promotion of breastfeeding in prenatal care: The discourse of pregnant women and health professionals. REME (Impresso): revista mineira de enfermagem [Internet] 2018. [Cited 2020 Jul 08]; 22:1-8. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/en_e1103.pdf.

SOUZA MLB, SANTOS TP, ALVES OM, LEITE FMC, LIMA EFA, PRIMO CC. Avaliação da autoeficácia na amamentação em puérperas. Enfermagem em foco [Internet]. 2020 [Cited 2020 Jul 24]; 11(1): 153-157. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1771/721.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n2.4225

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.