Ciclo de Supervisão de Peter Nicklin num Cenário de Ensino Clínico de Enfermagem
Resumo
Objetivo: Relatar cenário de supervisão clínica de estudante de enfermagem no primeiro ensino clínico, com base no ciclo de supervisão de Nicklin. Métodos: Relato de Experiência no ensino com análise crítica de um cenário de supervisão clínica de estudante de enfermagem, em contexto do primeiro ensino clínico, num serviço de medicina, com a duração de 10 semanas, com base no ciclo de supervisão de Nicklin. Resultados: Analisaram-se as práticas e foram identificados problemas de natureza cognitiva, técnica, comunicacional, comportamental, relacional, de gestão das emoções e de autocontrole. O plano de intervenção de supervisão baseou-se na mobilização estratégias supervisivas que permitissem concretizar objetivos no sentido da aquisição de competências nos domínios em que foram identificados problemas. A implementação do plano decorre a partir da avaliação intercalar, nas últimas cinco semanas de ensino clínico. Conclusão: Concluiu-se que o ciclo de supervisão clínica de Nicklin, cuja estrutura encontra paralelismos na metodologia científica do processo de enfermagem, possibilita a análise do processo de desenvolvimento de estudantes em ensino clínico, com base no método científico, o que permite uma supervisão estruturada e baseada na identificação e resolução dos problemas.
Descritores: Tutoria; Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Estágio clínico.
PETER NICKLIN’S SUPERVISION CYCLE IN A NURSING CLINICAL PRACTICE SCENARIO
Objective: To report a clinical supervision scenario of a nursing student in the first clinical training based on Nicklin’s supervision cycle. Methods: Teaching Experience Report with a critical analysis of a nursing student clinical supervision scenario, in the context of the first clinical training, in a medical ward, lasting 10 weeks, based on Nicklin’s supervision cycle. Results: Practices were analysed and problems of a cognitive, technical, communicational, behavioural, relational, emotional management and self-control nature were identified. The supervisory intervention plan was based on the mobilization of supervisory strategies that would make possible to achieve objectives in the sense of acquiring skills in the areas in which problems were identified. The implementation of the plan takes place from the mid-term evaluation, in the last five weeks of clinical training. Conclusion: We concluded that Nicklin’s clinical supervision cycle, whose structure finds parallels in the scientific methodology of the nursing process, allows the analysis of the students’ development process in clinical training, based on the scientific method, which allows a supervision structured and based on the identification and resolution of problems.
Descriptors: Mentoring; Education, nursing; Students, nursing; Clinical clerkship.
CICLO DE SUPERVISIÓN DE PETER NICKLIN EN UN ENTORNO DE ENSEÑANZA DE ENFERMERÍA CLÍNICA
Objetivo: Informar el escenario de supervisión clínica de un estudiante de enfermería en la primera educación clínica, basado en el ciclo de supervisión de Nicklin. Métodos: Informe de experiencia docente con un análisis crítico del escenario de supervisión clínica de un estudiante de enfermería, en el contexto de la primera enseñanza clínica, en un servicio médico, con una duración de 10 semanas, basado en el ciclo de supervisión de Nicklin. Resultados: Se analizaron las prácticas y se identificaron problemas de naturaleza cognitiva, técnica, comunicacional, conductual, relacional, emocional y de autocontrol. El plan de intervención de supervisión se basó en la movilización de estrategias de supervisión que permitirían alcanzar objetivos en el sentido de adquirir habilidades en las áreas en las que se identificaron problemas. La implementación del plan se lleva a cabo desde la evaluación intermedia, en las últimas cinco semanas de enseñanza clínica. Conclusión: Se concluyó que el ciclo de supervisión clínica de Nicklin, cuya estructura encuentra paralelos en la metodología científica del proceso de enfermería, permite el análisis del proceso de desarrollo del estudiante en la enseñanza clínica, basado en el método científico, que permite la supervisión estructurado y basado en la identificación y resolución de problemas.
Descriptores: Tutoría; Educación en enfermería; Estudiantes de enfermería; Prácticas clínicas.
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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n6.4228
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