Estratégias e desafios do ensino remoto na Enfermagem

Andressa da Silveira, Naiana Oliveira dos Santos, Laís Antunes Wilhelm, Keity Laís Siepmann Soccol, Zaira Letícia Tisott, Lisie Alende Prates

Resumo


Objetivo: apresentar as estratégias utilizadas por docentes dos cursos de graduação de Enfermagem do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e os desafios frente ao ensino remoto durante a pandemia. Método: trata-se de um relato de experiência desenvolvido por docentes do curso de Enfermagem de universidades públicas e privadas sobre as estratégias utilizadas para o ensino remoto em virtude da necessidade de distanciamento social frente à pandemia de coronavírus. Resultados: os docentes tiveram que se adaptar ao uso de novas tecnologias digitais, em um curto período de tempo, para proporcionar um ensino remoto que fosse significativo e contribuísse com a formação dos estudantes. Dentre os principais desafios para o ensino remoto está a dificuldade de acesso à internet pelos discentes, o que pode ocasionar na evasão e interferir na aprendizagem. Estratégias como o uso de tecnologias interativas mostraram-se como facilitadoras no ensino remoto. Conclusão: o desafio do docente no processo de ensino remoto está pautado na dificuldade do uso de novas tecnologias e no modo como deixar as aulas mais motivacionais, atrativas e significativas aos discentes.

Descritores: Educação superior; Educação em enfermagem; Docentes de enfermagem; Prática do docente de enfermagem; Infecções por coronavírus.

STRATEGIES AND CHALLENGES OF REMOTE TEACHING IN NURSING

Objective: Report strategies used by professors of undergraduate nursing courses in Rio Grande do Sul and Santa Catarina and the and the challenges facing remote education during the pandemic by the new coronavirus. Methods: Experience report developed by professors of undergraduate nursing courses on the strategies used for remote education in virtue of social distance from the new coronavirus pandemic. Results: In a short period it was necessary to adapt teaching through the use of new digital technologies, in order to provide meaningful moments that contribute to the training of students. Among the main challenges is the difficulty of students accessing the internet what can cause evasion and interfere with learning. Strategies such as the use of interactive technologies were shown to facilitate remote teaching. Conclusion: The challenge of the teacher in the remote teaching process is based on the difficulty of using new technologies and on how to make classes more motivational, attractive and meaningful.

Keywords: Education higher; Education nursing; Faculty nursing; Nursing faculty practice; Coronavirus infections.

ESTRATEGIAS DE ENSEÑANZA A DISTANCIA Y RETOS EN ENFERMERÍA

Objetivo: Informar las estrategias utilizadas por los profesores de cursos de enfermería en Rio Grande do Sul y Santa Catarina, y los desafíos que enfrenta la educación remota durante la pandemia por el nuevo coronavirus. Métodos: Relato de experiencia desarrollado por profesores de cursos de enfermería de pregrado, sobre las estrategias utilizadas para la enseñanza a distancia, debido al distanciamiento social de la pandemia del nuevo coronavirus. Resultados: En un corto periodo de tiempo fue necesario adaptar la enseñanza mediante el uso de las nuevas tecnologías digitales, con el fin de proporcionar momentos significativos que contribuyeron a la formación de los estudiantes. Entre los principales desafíos está la dificultad de acceso a Internet por parte de los estudiantes, lo que puede conducir a la evasión e interferir con el aprendizaje. Estrategias como el uso de tecnologías interactivas han demostrado ser facilitadoras de la enseñanza a distancia. Conclusión: El desafío de los profesores en el proceso de enseñanza remota se basa en la dificultad de utilizar las nuevas tecnologías y cómo hacer que las clases sean más motivacionales, atractivas y significativas.

Descriptores: Educación superior; Educación en enfermería; Docentes de enfermeira; Práctica del docente de enfermeira; Infecciones por coronavirus.


Texto completo:

PDF

Referências


Ximenes Neto FRG et al. Reflexões sobre a formação em Enfermagem no Brasil a partir da regulamentação do Sistema Único de Saúde. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2019 [cited 2020 Jul 3]; 925(1):37-46 Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232020000100037&script=sci_arttext.

Thumé E, Fehn AC, Acioli S, Fassa MEG. Formação e prática de enfermeiros para a Atenção Primária à Saúde - avanços, desafios e estratégias para fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Saúde debate. [Internet]. 2018 [cited 2020 Jul 14]; 42(spe1):275-288. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042018000500275&lng=en.

Frota MA, Wermelinger MCMW, Vieira LJES, Ximenes NetoFRG, Queiroz RSM, Amorim RF. Mapeando a formação do enfermeiro no Brasil: desafios para atuação em cenários complexos e globalizados. Ciênc. saúde coletiva . [Internet]. 2019 [cited 2020 Jul 21]; 25(1):25-35. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020000100025&lng=en.

Joaquim M. F. Antunes Neto. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Revista Prospectus [Internet]. 2020 [cited 2020 Jul 19]; 2(1):28-38. Available from: https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32.

Nhantumbo TL. Capacidade de resposta das instituições educacionais no processo de ensino-aprendizagem face à pandemia de COVID19: impasses e desafios. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente [Internet]. 2020 [cited 2020 Jul 19]; 25(2):556-571. Available from: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7851/5535

Morais IRD, Garcia TCM, Rêgo MCFD, Zaros LG, Gomes AV. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Secretaria de Educação à Distância (SEDIS). 2020.

Ronualdo Marques. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim De Conjuntura (BOCA) [Internet].2020 [cited 2020 Ago 2]; 3(7):1-18. Available from: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Marques/3000.

Santos JLG, Souza CSBN, Tourinho FSV, Sebold LF, Kempfer SS, Linch GFC. Estratégias didáticas no processo de ensino-aprendizagem de gestão em enfermagem. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2018. [cited 2020 Ago 2]; 27(2):e1980016. Available from: https://www.scielo.br/pdf/tce/v27n2/0104-0707-tce-27-02-e1980016.pdf.

Schuhmacher VRN, Alves Filho JP, Schuhmacher E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciênc. Educ., Bauru, [Internet]. 2017 [cited 2020 Ago 2] 23(3):563-576. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132017000300563&script=sci_abstract&tlng=pt.

Silva AF, Estrela FM, Lima NS, Abreu CTA. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva [Internet]. 2020 [cited 2020 Ago 2]; 30(2): e300216. Available from: https://scielosp.org/article/physis/2020.v30n2/e300216.

Silveira MS, Cogo ALP. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 [cited 2020 Jul 28]; 38(2):e66204. Disponível em. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S198314472017000200501&lng=pt&nrm=iso.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2017. Available from: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101631_informativo.pdf.

Tantillo L, Christopher R. Transforming graduate nursing education during an era of social distancing: Tools from the field. Nurse Education Today [Internet].2020 [cited 2020 Jul 29]; 92 (esp):104472. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691720304639?via%3Dihub

Freitas MAS, Pontes VL, Mercado LPL. Avaliação para a aprendizagem em contextos híbridos de formação continuada: o potencial dos feedbacks na configuração de saberes didático-pedagógicos. Brazilian Journal of Development [Internet]. 2019 [cited 2020 Jul 27]; 5(10):17695-17714. Available from: //www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/3597

Fava, R. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n5.4302

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.