Mapa conceitual: representação social na graduação de enfermagem
Resumo
Objetivo: Compreender as representações sociais do uso de mapas conceituais em grupo tutorial de estudantes de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, feita a partir da análise do Discurso do Sujeito Coletivo de 26 estudantes de uma universidade pública no Centro-Oeste do Brasil. Resultados: Emergiram duas categorias provenientes da análise do discurso: 1) Mapa Conceitual: ferramenta facilitadora de organização da aprendizagem e 2) Mapa Conceitual: ferramenta que provoca tensão e desfavorece o aprendizado. Conclusões: O mapa conceitual facilita o auto estudo e a aprendizagem, pois possibilita a sintetização do conhecimento e a organização do raciocínio. Quanto à sua utilização coletiva, observou-se falhas em relação ao tempo gasto na elaboração e na necessidade de encontrar palavras de ligação.
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PDFDOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n3.4335
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Eletrônico ISSN: 2357-707X
Impresso ISSN: 2177-4285
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