Mapa conceitual: representação social na graduação de enfermagem

Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Ana Paula de Assis Sales, Aline Moraes da Silva, Priscila Maria Marcheti, Silvana de Castro Souza, Beatriz Maria Jorge

Resumo


Objetivo: Compreender as representações sociais do uso de mapas conceituais em grupo tutorial de estudantes de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, feita a partir da análise do Discurso do Sujeito Coletivo de 26 estudantes de uma universidade pública no Centro-Oeste do Brasil. Resultados: Emergiram duas categorias provenientes da análise do discurso: 1) Mapa Conceitual: ferramenta facilitadora de organização da aprendizagem e 2) Mapa Conceitual: ferramenta que provoca tensão e desfavorece o aprendizado. Conclusões: O mapa conceitual facilita o auto estudo e a aprendizagem, pois possibilita a sintetização do conhecimento e a organização do raciocínio. Quanto à sua utilização coletiva, observou-se falhas em relação ao tempo gasto na elaboração e na necessidade de encontrar palavras de ligação.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n3.4335

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