O lúdico como recurso terapêutico no tratamento de crianças hospitalizadas: percepção dos enfermeiros

Jocelle de Araújo Silva, Elisângela Braga de Azevedo, Josefa Cristina Gomes Barbosa, Maria Karoline Santos Lima, Anajás da Silva Cardoso Cantalice, Millena Cavalcanti Ramalho, Hevillyn Cecília Ventura Barbosa

Resumo


Objetivo: descrever a percepção dos enfermeiros quanto ao uso do lúdico como recurso terapêutico no tratamento de crianças hospitalizadas. Método: pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, realizada na ala pediátrica de um Hospital de Urgência e Emergência da Paraíba/Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: participaram dez enfermeiras que atuam no referido setor. Emergiram duas categorias temáticas: “Concepção dos enfermeiros sobre o lúdico como recurso terapêutico” e “Benefícios e desafios do lúdico como recurso terapêutico”. Conclusão: confirmou-se que os enfermeiros possuem uma concepção positiva sobre a relevância e os vários benefícios da inserção do lúdico no ambiente hospitalar pediátrico.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n2.4358

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