Competências docentes no ensino técnico de enfermagem: um olhar dos professores do curso
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
Rodrigues MTP, Sobrinho JACM. Obstáculos didáticos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. 2008 [cited 2020 Jan 20]; 61(4): 435-440. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000400006.
Maissiat GS, Carreno I. Enfermeiros Docentes Do Ensino Técnico Em Enfermagem: Uma Revisão Integrativa. Revista Destaques Acadêmicos [Internet]. 2010 [cited 2021 Jan 25]; 2(3): 69-80. Available from: http://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/79
Rondon LS, Cunha ICKO, Ximenes-Neto FRG. Habilidade Empática E Seu Aprendizado Em Graduandos De Enfermagem. Enferm. Foco [Internet]. 2020 [cited 2021 Jan 15];11 (3): 6-14. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3767/882
Rodrigues MTP, Sobrinho JACM. Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica. Revista Brasileira de Enfermagem REBEn [Internet]. 2006 [cited 2020 Apr 07]; 60(4): 456-9. doi:https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000400019
Machado MMBC, Sampaio CA, Macedo SM, Figueiredo MFS, Rodrigues Neto JF, Lopes IG, Leite MTS. Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico. Avaliação [Internet]. 2017 [cited 2020 May 24]; 22(1): 85-104. doi:https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000100005
Fontes FLL, Santana RS, Soares JC, Pereira RIN, Santos IMBE, Sousa MSR, Martins GS, Araújo CA, Silva MJM, Silva Neta AS, Coimbra GT, Lopes MCF, Pinho LF, Silva NKB, Costa AMAS. Desafios E Dificuldades Enfrentadas Pelo Enfermeiro Docente Para O Exercício Da Docência No Ensino Superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde [Internet]. 2019 [cited 2020 Feb 20]; 24:1-8. doi:https://doi.org/10.25248/reas.e300.2019
Lazzari DD, Martini JG, Arruda SN, Silva NJC. Professores Ainda Que Enfermeiros: Processo Identitário De Docentes De Enfermagem. Rev. Eletr. Enferm [Internet]. 2019 [cited 2020 May 28]; 21: 1-7.doi: https://doi.org/10.5216/ree.v21.57092
Lopes MJM, Leal SMC. A Feminização Persistente Na Qualificação Profissional Da Enfermagem Brasileira. Cadernos pagu [Internet]. 2005 [cited 2020 Apr 28]; 24:105-125.doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332005000100006
Padilha MICS, Vaghetti HH, Brodersen G.Gênero E Enfermagem: Uma Análise Reflexiva. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2006 [cited 2020 Jan 05]; 14(2): 292-300. Available from: http://repositorio.furg.br/handle/1/1572
Sgarbi AKG, Missio L, Renovato RD, Hortelan MPSM. Enfermeiro Docente No Ensino Técnico Em Enfermagem. Laplage em Revista [Internet]. 2018 [cited 2020 Aug 04]; 4(1): 254-273. Available from: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6275821
Silva MLM, Spessoto MMRL, Real GCM, Missio L. Docência: A Vivência De Bacharéis Enfermeiros. Revista de Educação [Internet]. 2015 [cited 2020 Apr 01]; 3(6): 60-77. Available from: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4972
Deffune D, Depresbiteris L. Competências, Habilidades e Currículos de Educação Profissional: crônicas e reflexões. 2ª Ed. São Paulo: Editora SENAC, 2002.
Delors J, et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir. 1996; 6: 9-287. Available from: http://files.beaescd.webnode.pt/2000003111533a17273/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf
Nörnberg NE, Forster MMS. Ensino Superior: As Competências Docentes Para Ensinar No Mundo Contemporâneo. Rev. Docência Ens. Sup [Internet]. 2016 [cited 2020 Jul 17]; 6(1): 187-210.doi: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2095
Domenico EBL, Ide CAC. As competências do graduado em enfermagem: percepções de enfermeiros e docentes. Acta Paulista de enfermagem [Internet]. 2006 [cited 2020 May 03]; 19(4):394-401.doi:https://doi.org/10.1590/S0103-21002006000400005
Pinhel I, Kurcgant P. Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagem. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2007 [cited 2020 Feb 11]; 41(4):711-6.Available from: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n4/23.pdf
Soares SR, Cunha MI. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Avaliação [Internet]. 2017 [cited 2020 Oct 29]; 22(2): 316-331. doi: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000200003
Perrenoud P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.
Albuquerque, C. Processo ensinoaprendizagem: características do professor eficaz. Millenium-Journal of Education, Technologies, and Health [Internet]. 2016 [cited 2020 Jan 20]; 39: 5571.Available from: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8232
Silva LAA, Soder RM, Schimdt AM, Noal HC, Arboit EL, DE Marco VR. Arquétipos Docentes: Percepções De Discentes De Enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem [Internet].2016 [cited 2020 Sep 29]; 25(2): 1-8. doi: https://doi.org/10.1590/0104-07072016000180014
Pereira LGM, Cardoso AL. A Formação Profissional Do Enfermeiro Docente, Que Atua No Ensino Técnico: E O Saber Formar Profissionais Capazes De Pensar E Gestar Soluções. Rev. Uningá [Internet]. 2017 [cited 2020 Apr 30]; 54(1): 79-90. Available from:http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/9
Fernandes, JD, Silva, RMO, Calhau, LC. Educação em enfermagem no Brasil e na Bahia: o ontem, o hoje e o amanhã. Enferm. Foco [Internet]. 2011 [cited 2021 Jan 08]; 2:63-67. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/84/70
Souza CJ, Valente GSC. Formação Pedagógica Do Enfermeiro Docente Baseada Em Competências: Exigência Ou Necessidade?European Journal of Education Studies [Internet]. 2017 [cited 2020 Apr 25]; 3, (3):. 241-251. Availablefrom:https://oapub.org/edu/index.php/ejes/article/view/526
Severo JLRL. Formação e profissionalidade docente: a pedagogia como base de saberes e competências do professor. Revista Reflexão e Ação [Internet]. 2016[cited 2020 Dec 16]; 24(2): 261-279. doi: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v24i2.4695
DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n4.4478
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Eletrônico ISSN: 2357-707X
Impresso ISSN: 2177-4285
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.