Gerenciamento da atenção básica no Brasil: uma análise a partir da percepção de especialistas
Resumo
Objetivo: Analisar o gerenciamento da Atenção Básica no Brasil a partir da perspectiva de pesquisadores especialistas. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, sendo recorte de um trabalho de conclusão de curso que deu origem a 21 unidades de registro; serão abordadas e discutidas 05 unidades referentes as habilidades gerenciais na Atenção Básica. A coleta de dados foi realizada a nível nacional com pesquisadores líderes de grupo de pesquisa de dezembro de 2018 a janeiro de 2019, os participantes foram contatados para responder ao Instrumento de avaliação das competências para o gerenciamento na Estratégia Saúde da Família de Sobral adaptado para a plataforma do Google Forms. O material foi levado para a análise, com o referencial da análise de conteúdo de Bardin e com o suporte do software NVivo11. Resultados: As habilidades sobre o trabalho do gerente foram relacionadas a 05 unidades de registro: Gestão Compartilhada, Participação Popular, Humanização na Gestão, Liderança e Envolvimento com a Equipe. Conclusão: O objetivo de analisar a percepção de especialistas foi alcançado. Mostra-se que o gerente deve ser habilidoso para vislumbrar o ganho quando se trabalha cogestão e assegurando a participação popular como outra potência, trazendo conceitos da humanização para o gerente.
Descritores: Atenção primária à saúde; Gestão em saúde; Avaliação em saúde.
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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n6.4571
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