Gerenciamento da atenção básica no Brasil: uma análise a partir da percepção de especialistas

Nayana Cíntia Silveira, Marcos Aguiar Ribeiro, Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Maria do Socorro Melo Carneiro, Carina Guerra Cunha, Ana Beatriz Oliveira do Nascimento, Francisca Erandielly Lopes Sousa

Resumo


Objetivo: Analisar o gerenciamento da Atenção Básica no Brasil a partir da perspectiva de pesquisadores especialistas. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, sendo recorte de um trabalho de conclusão de curso que deu origem a 21 unidades de registro; serão abordadas e discutidas 05 unidades referentes as habilidades gerenciais na Atenção Básica. A coleta de dados foi realizada a nível nacional com pesquisadores líderes de grupo de pesquisa de dezembro de 2018 a janeiro de 2019, os participantes foram contatados para responder ao Instrumento de avaliação das competências para o gerenciamento na Estratégia Saúde da Família de Sobral adaptado para a plataforma do Google Forms. O material foi levado para a análise, com o referencial da análise de conteúdo de Bardin e com o suporte do software NVivo11. Resultados: As habilidades sobre o trabalho do gerente foram relacionadas a 05 unidades de registro: Gestão Compartilhada, Participação Popular, Humanização na Gestão, Liderança e Envolvimento com a Equipe. Conclusão: O objetivo de analisar a percepção de especialistas foi alcançado. Mostra-se que o gerente deve ser habilidoso para vislumbrar o ganho quando se trabalha cogestão e assegurando a participação popular como outra potência, trazendo conceitos da humanização para o gerente.

Descritores: Atenção primária à saúde; Gestão em saúde; Avaliação em saúde.


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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n6.4571

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