QUALIDADE DE VIDA DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA

Victor dos Anjos Ferreira, Kátia Rodrigues Menezes, Ângela Ferreira Barros

Resumo


Objetivo: Avaliar a qualidade de vida dos estudantes de graduação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior de natureza pública do Distrito Federal. Métodos: Estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados de setembro a dezembro de 2019 através de um questionário sociodemográfico e do Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde, aplicados a estudantes de graduação em enfermagem. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados através do software Statistical Package for the Social Sciences versão 21.0 e também o teste paramétrico t-student após a verificação do teste Kolgomorov-Smirnov. Todas as análises consideraram o nível de significância de 5%. Resultados: Participaram da pesquisa 220 estudantes que apontaram moderados escores de qualidade de vida. As variáveis que apresentaram relação estatística significativa com a qualidade de vida foram a distância entre a instituição e a residência, as horas de sono, a prática de atividade física e problemas de saúde. Conclusão: É imprescindível o acompanhamento da qualidade de vida dos estudantes de enfermagem, sendo relevante o conhecimento dos fatores que a influenciam. Devido à longa permanência no ambiente universitário, é importante a existência de mecanismos nas instituições que potencializem a qualidade de vida dos universitários.

ABSTRACT

Objective: To assess the quality of life of undergraduate nursing students at a public higher education institution in the Federal District. Methods: Descriptive cross-sectional study with a quantitative approach. Data were collected from September to December 2019 through a sociodemographic questionnaire and the World Health Organization’s Quality of Life Assessment Instrument, applied to undergraduate nursing students. Descriptive and inferential analysis of the data was performed using the Statistical Package for the Social Sciences software version 21.0 and also the parametric t-student test after checking the Kolgomorov-Smirnov test. All analyzes considered a significance level of 5%. Results: 220 students participated in the research, who had moderate quality of life scores. The variables that showed a statistically significant relationship with quality of life were the distance between the institution and the residence, the hours of sleep, the practice of physical activity and health problems. Conclusion: It is essential to monitor the quality of life of nursing students, being relevant the knowledge of the factors that influence it. Due to the long stay in the university environment, it is important to have mechanisms in the institutions that enhance the quality of life of university students.

RESUMEN

Objetivo: Evaluar la calidad de vida de los estudiantes de licenciatura en enfermería de una institución pública de educación superior del Distrito Federal. Métodos: Estudio descriptivo transversal con enfoque cuantitativo. Los datos se recolectaron de septiembre a diciembre de 2019 a través de un cuestionario sociodemográfico y el Instrumento de Evaluación de la Calidad de Vida de la Organización Mundial de la Salud, aplicado a estudiantes de pregrado en enfermería. El análisis descriptivo e inferencial de los datos se realizó mediante el software Statistical Package for the Social Sciences versión 21.0 y también la prueba paramétrica t-student después de verificar la prueba de Kolgomorov-Smirnov. Todos los análisis consideraron un nivel de significancia del 5%. Resultados: 220 estudiantes participaron de la investigación, quienes tuvieron puntajes de calidad de vida moderados. Las variables que mostraron relación estadísticamente significativa con la calidad de vida fueron la distancia entre la institución y la residencia, las horas de sueño, la práctica de actividad física y los problemas de salud. Conclusión: Es fundamental monitorear la calidad de vida de los estudiantes de enfermería, siendo relevante el conocimiento de los factores que influyen en ella. Debido a la larga permanencia en el ámbito universitario, es importante contar con mecanismos en las instituciones que mejoren la calidad de vida de los estudiantes universitarios.

Texto completo:

PDF

Referências


- Lima RSS, Cavalcante JL, Machado MFAS, Cavalcante EGR, Quirino GS, Rebouças VCF. Qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem: análise à luz do modelo de Pender. Rev. Rene. 2020;21:e42159. DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202142159

- World Health Organization. Annotated Bibliography of the WHO. Quality of Life Assessment Instrument-WHOQOL. Geneva: WH. [internet]; 1998. Disponível em: http://depts.washington.edu/seaqol/docs/WHOQOL _Bibliography.pdf.

- Amaro JMRS. Dumith SC. Sonolência diurna excessiva e qualidade de vida relacionada à saúde dos professores universitários. J.bras.psiquiatr. [Internet].2018 June[cited 2020 Oct 03]; 67(2):94-100. Availablefrom: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852018000200094&lng=en. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000191.

- Fleck MPA, Louzada SXM, Charchamovisch E, Vieira G, Santos L, Pinzon, V. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida “WHOQOL-bref” Rev. Saúde Pública, 34 (2): 178-83, 2000 www.fsp.usp.br/rsp

- Hirsch CD, Barlem ELD, Almeida LK, Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Ramos AM. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto contexto enferm; 27(1): e0370014, 2018. Tab, graf

- Lima BVBG, Trajano FMP, Neto GC, Alves RS, Farias JÁ, Braga JEF. Avaliação da ansiedade e autoestima em concluintes do curso de graduação em enfermagem. Rev. enferm. UFPE on line; 11(11): 4326-4333, nov. 2017.

- Chow KM, Tang WKF, Chan WHC, Sit WHJ, Choi KC, Chan S. Resilience and well-being of university nursing students in Hong Kong: a cross-sectional study. BMC Med Educ; 18(1): 13, 2018 Jan 12.

- Lopes HS, Meier DAP, Rodrigues R. Qualidade do sono entre estudantes de enfermagem e fatores associados. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 39, n.2, p. 129-136, jul/dez. 2018.

- Gouveira MTO, Santana HS, Santos AMR, Costa GR, Fernandes MA. Qualidade de vida e bem-estar dos estudantes universitários de enfermagem: revisão integrativa. Rev. Enferm. UFPI; 6(3): 72-78, jul-set. 2017.

- Sawicki WC, Barbosa DA, Fram DS, Belasco AGS. Consumo de álcool, qualidade de vida, intervenção breve entre universitários de Enferagem. Rev Bras Enferm; 71(suppl 1): 505-512, 2018.

- Moura IH, Nobre RS, Cortez RMA, Campelo V, Macedo SF, Silva ARV. Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2016 jun;37(2):e55291. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.02.55291

- Freitas AMC, Bárbara JFRS, Vale PRLF, Carvalho SS, Carvalho LF, Nery GS. Percepções de estudantes de enfermagem referente à qualidade de vida na trajetória acadêmica. Rev. enferm. UFSM; 7(2): 1-155, abr-jun 2017.

- Cardoso BS. Qualidade de vida e estresse em graduandos de enfermagem: influência do método de ensino-aprendizagem. Dissertação (mestrado em Enfermagem) Universidade Federal do Sergipe, 2019.

- Mak YW, Kao AHF, Tam LWY, Tse VWC, Tse DTH, Leung DYP. Health-promoting lifestyle and quality of life among chinese nursing studants. 2018 Wiley Periodicals. DOI: 10.1111/ppc.12248.

- Gama ASM. Qualidade de vida de estudantes de enfermagem do Amazonas, Brasil. Rev. baiana enferm: 30(4) 2016.

- Cruz JP, Felicilda-Reynaldo RFD, Lam SC, Contreras FAM, Cecily HSJ, Papathanasiou IV, et al. Quality of life of nursing students from nine countries: A cross-sectional study. Nurse Education Today 66 (2018) 135-142.

- Escola Superior em Ciências da Saúde (DF). Projeto pedagógico do curso de graduação em enfermagem da ESCS [Internet]. Brasília (DF): FEPECS; 2018 . Disponível em: http://www.escs.edu.br/arquivos/PPC_2018.pdf

- Santos DAC, Morais DSVD, Franco RVB, Gomes JRAA. Qualidade de vida sob a ótica de enfermeiros do centro cirúrgico de um hospital público. Enferm. Foco 2019; 10 (4): 07-11. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1676/596

- Oliveira GC. (2016): Gestão Organizacional Nas Atléticas: um estudo sobre gerenciamento das Associações Atléticas Acadêmicas do DF. 69 f. TCC (Graduação) – Curso de Administração, Departamento de Administração, Universidade de Brasília, Brasília.

- Brito MCC, Araujo RMBV, Dias MSA, Silva LCC, Rodrigues PV, Moita MP. Análise da ocorrência de estresse entre estudantes de enfermagem. Enfermagem em Foco, [S.1.], v. 10, n. 6, maio 2020. ISSN 2357-707X. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2391/653. Acesso em: 26 out. 2020. doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2391.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n5.4632

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.