COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA ATUAR COMO PRECEPTOR: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS HOSPITALARES

Helena Scaranello Araujo Miyazato, Pola Maria Poli de Araújo, Rosana Aparecida Salvador Rossit

Resumo


Objetivo: Identificar, na percepção de enfermeiros, as competências necessárias à função de preceptoria hospitalar e construir uma matriz com competências essenciais ao preceptor de enfermeiros. Métodos: A pesquisa teve abordagem qualitativa com caráter descritivo e exploratório. Foi utilizado como instrumento um roteiro semiestruturado de entrevista para analisar a percepção do enfermeiro sobre as competências que caracterizam a função do enfermeiro preceptor. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, a análise dos dados foi efetuada por meio da Análise de Conteúdo na modalidade temática. Resultados: Tendo como fundamentação teórica as análises das falas dos entrevistados e as competências gerais descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem, foi construída uma matriz com competências essenciais ao preceptor de enfermeiros. A matriz de competências possui como finalidade manifestar o entendimento sobre o que é essencial ao perfil de um profissional, tornando-se assim, um termo de referência para os desempenhos essenciais para a formação, processos de avaliação e tomada de decisões para os processos educacionais. Conclusão: Enfermeiro preceptor deve ser exemplo profissional, responsável, paciente e embasar suas ações no respeito às individualidades dos educandos para promover a articulação do ensino, serviço e aprendizado.

ABSTRACT

Objective: To identify, in the perception of nurses, the skills needed for the function of hospital preceptoria and build a matrix with essential competencies to nurses’ preceptors. Methods: The research had a qualitative approach with descriptive and exploratory character. A semi-structured interview script was used as an instrument to analyze the nurses’ perception on the skills that define the function of the preceptor nurse. As this is a qualitative research, data analysis was performed using Content Analysis in the thematic modality. Results: The theoretical basis is the analysis of the interviewees’ statements and the general skills described in the National Curriculum Guidelines for the Nursing course, a matrix with essential competencies for the nurse preceptor was constructed. This matrix aims to express the understanding of what is essential to the profile of a professional, thus becoming a reference term for the essential performances for training, evaluation procedures, and decision-making for educational processes. Conclusion: The preceptor nurse should be professional, responsible, patient, and base his actions on respect for the individuality of students, to promote the articulation of teaching, service, and learning.

RESUMEN

Objetivo: Identificar, en la percepción de los enfermeros, las competencias necesarias para la función de preceptor hospitalario y construir una matriz con las habilidades esenciales para el preceptor de enfermeros. Métodos: La investigación tomó un enfoque cualitativo con carácter descriptivo-exploratorio. Fue utilizado como instrumento un guión de entrevista semiestructurado para analizar la percepción de los enfermeros sobre las competencias que caracterizan el papel del preceptor de enfermería. Como investigación cualitativa, el análisis de los datos se realizó a través del Análisis de Contenido temático. Resultados: Tiene como fundamento teórico los análisis de los discursos de los entrevistados y las competencias generales descritas en las Directrices Curriculares Nacionales para el curso de Enfermería, se ha construido una matriz con competencias esenciales para el preceptor de enfermeros. La matriz tiene como finalidad manifestar el entendimiento de lo que es esencial para el perfil de un profesional, convirtiéndose en un término de referencia para los desempeños esenciales de la formación, procesos de evaluación y la toma de decisiones para los procesos educativos. Conclusión: El enfermero preceptor debe ser ejemplo de profesionalidad, responsabilidad y paciencia y basar su actuación en el respeto a las individualidades de los alumnos para promover la articulación de la enseñanza, el servicio y el aprendizaje.

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DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n5.4655

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