O Uso de Tecnologias de Comunicação e Informação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma Inovação diante da Pandemia

Aldira Samantha Garrido Teixeira, Ricardo José Oliveira Mouta, Maria Alice Barbosa Fortunato, Joaquim Welley Martins

Resumo


O objetivo foi identificar as estratégias tecnológicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem pela enfermagem durante a pandemia. Esta revisão de escopo seguiu as recomendações propostas pelo Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and MEta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), Como estratégia de busca para seleção dos artigos, realizou-se a varredura online nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Health Information from the National Library of Medicine (PUBMED). Os estudos apontam a necessidade de adaptar-se às novas contingências, assim como um desafio à educação no mundo. A preocupação com a continuidade dos processos educacionais de pesquisa e extensão também se configurou como um desafio a ser trabalhado e o aprendizado virtual passou então a ser entendido como uma inovação enquanto estratégia para minimizar os danos da aprendizagem, assim como a incorporação das tecnologias de comunicação e informação. Contudo, não podemos deixar a necessidade da presença do professor que incentiva e proporciona a reflexão do aluno capaz de leva-lo ao desenvolvimento das habilidades competências e atitudes necessárias a formação do enfermeiro.


Texto completo:

PDF

Referências


Cesário, J.M.S; Flauzino, V.H.P; MEJIA, J.V.C; Lopes, K.C. F. O protagonismo da enfermagem no combate do COVID-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 25, pp. 149-168. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959. Available from: . DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/protagonismo-da-enfermagem

Cunha I.C.K.O; Rondon, L.S; Ximenes Neto, F.R.G. Habilidade empática e seu aprendizado em graduandos de Enfermagem. Enfermagem em Foco, [S.l.], v. 11, n. 3, dez. 2020. ISSN 2357-707X. Available from: . Acesso em: 09 jul. 2021. DOI:https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n4.3767.

Correa S. La innovación educativa en los tiempos del Coronavirus / Educational innovation in the time of the Coronavirus. Salutem Scientia Spiritus (En línea) [Internet]. 2020 [cited 2021 Jul 10];6(1):14-26. Available from: https://revistas.javerianacali.edu.co/index.php/salutemscientiaspiritus/article/view/2290/2863

Granjeiro E.M; Musse, J.O; Peixoto, T.M; Nunes, I.V; Soares, I.M.S.C; Silva, I.C.O; Carvalho, T.B; Dias, Y.O. Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em Saúde frente à pandemia COVID-19. Revisa [Internet]. 2020 [cited 2021 Jul 10];9(Esp.1):591-602. DOI: https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nesp1.p591a602. Available from: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/613

Lima, A.C; Freitas, J.O; Pereira, L.A.S.R; Silva, V.G; Coelho, M.M.P; Peixoto, T.M; Andrade, J.N; Musse, J.O.Desafios da aprendizagem remota por estudantes universitários no contexto da Covid-19. Revisa [Internet]. 2020 [cited 2021 Jul 10];9(especial covid 19):610-617. DOI : https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nesp1.p610a617. Available from: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/615/515

Bhagat, V; Hoang, H; Crocombe, L.A; Goldberg, L.R. Incorporating oral health care education in undergraduate nursing curricula - a systematic review. BMC Nurs 19, 66 (2020). DOI: https://doi.org/10.1186/s12912-020-00454-6

Son YJ, Choi J, Lee HJ. Effectiveness of Nurse-Led Heart Failure Self-Care Education on Health Outcomes of Heart Failure Patients: A Systematic Review and Meta-Analysis. Int J Environ Res Public Health. 2020 Sep 9;17(18):6559. DOI: 10.3390/ijerph17186559.

Liu A, Yan S, Wang H, Lin Y, Wu J, Fu L, Wu Q, Lu Y, Liu Y, Chen H. Ward nurses-focused educational intervention improves the quality of bowel preparation in inpatients undergoing colonoscopy: A CONSORT-compliant randomized controlled trial. Medicine (Baltimore). 2020 Sep 4;99(36):e20976. DOI: 10.1097/MD.0000000000020976.

Cardoso D, Couto F, Cardoso AF, Bobrowicz-Campos E, Santos L, Rodrigues R, Coutinho V, Pinto D, Ramis MA, Rodrigues MA, Apóstolo J. The Effectiveness of an Evidence-Based Practice (EBP) Educational Program on Undergraduate Nursing Students' EBP Knowledge and Skills: A Cluster Randomized Control Trial. Int J Environ Res Public Health. 2021 Jan 3;18(1):293. DOI: 10.3390/ijerph18010293.

O'Brien EM, O' Donnell C, Murphy J, O' Brien B, Markey K. Intercultural readiness of nursing students: An integrative review of evidence examining cultural competence educational interventions. Nurse Educ Pract. 2021 Jan;50:102966. DOI: 10.1016/j.nepr.2021.102966. Epub 2021 Jan 5.

Jiang M, Ma Y, Guo S, Jin L, Lv L, Han L, An N. Using Machine Learning Technologies in Pressure Injury Management: Systematic Review. JMIR Med Inform. 2021 Mar 10;9(3):e25704. DOI: 10.2196/25704.

Panda S, Dash M, John J, Rath K, Debata A, Swain D, Mohanty K, Eustace-Cook J. Challenges faced by student nurses and midwives in clinical learning environment - A systematic review and meta-synthesis. Nurse Educ Today. 2021 Jun;101:104875. DOI: 10.1016/j.nedt.2021.104875. Epub 2021 Mar 18.

Li J, Li QP, Yang BH. Participatory continuous nursing using the WeChat platform for patients with spinal cord injuries. J Int Med Res. 2021 May;49(5):3000605211016145. DOI: 10.1177/03000605211016145.

Chien WT, Bressington D, Lubman DI, Karatzias T. A Randomised Controlled Trial of a Caregiver-Facilitated Problem-Solving Based Self-Learning Program for Family Carers of People with Early Psychosis. Int J Environ Res Public Health. 2020 Dec 14;17(24):9343. DOI: 10.3390/ijerph17249343.

Lira,A.L.B.C; Adamy, E.K; Teixeira, E; Silva,F.Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2020, v. 73, suppl 2 [Acessado 9 Julho 2021] , e20200683. Available from: . Epub 26 Out 2020. ISSN 1984-0446. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0683.

Holges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educ Rev[Internet]. 2020 [cited 2020 Jun 09]. Available from: https://er.educause.edu/articles/2020/3/ the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1

Granjeiro, E.M; Musse, J.O; Peixoto, T.M; Nunes, I.V; Soares, I.M.S.C; Silva, I.C.O; Carvalho, T.B; Dias ,Y.O. Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em saúde frente à pandemia COVID-19. REVISA. 2020; 9(Esp.1): 591-602. DOI: https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nesp1.p591a602

Vianna, J.A; Ferreira, T.A.D. Plataforma digital de educação: A percepção dos professores. e-Mosaicos, [S.l.], v. 7, n. 14, p. 104-120, maio 2018. ISSN 2316-9303. Available from: . Acesso em: 09 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.27928.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n7.SUPL.1.5174

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Enfermagem em Foco

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.