Educação permanente em saúde: experiência dos profissionais do serviço de atendimento móvel de urgência

Glória Maria Pinto Coelho, Simone de Campos Vieira Abib, Kátia Simoni Bezerra Lima, Rodrigo Nonato Coelho Mendes, Rafaela Ayanne Alves dos Santos, Adriana Gonçalves de Barros

Resumo


Resumo: O estudo teve como objetivo descrever a experiência da Educação Permanente em Saúde vivenciada pelos profissionais de saúde de um serviço pré-hospitalar móvel de urgência. Estudo descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido com 36 profissionais do SAMU-192 de Juazeiro-BA. Os dados foram obtidos mediante entrevista semi-estruturada, e analisados por meio da análise de conteúdo. O núcleo de educação do serviço não se encontra implantado e a sobrecarga de trabalho foi apontada como um desafio para a consolidação. Conclui-se que estratégias educativas são componentes essenciais para o fortalecimento e melhoria do componente pré hospitalar móvel de atenção às urgências.

Descritores: Educação em Saúde, Socorro de Urgência, Educação Continuada

Standing in health education: experience of health professionals of pre-hospital care service

Abstract: The study aimed to analyze the experience of Continuing Education in Health experienced by health care professionals in assisting the pre-hospital mobile emergency in the municipality of Juazeiro-BA. Descriptive and Quantitative research, developed with 36 professional working in the SAMU-192 to Juazeiro-BA. Data were obtained through interviews using a semi-structured, between September and October 2010, and analyzed using content analysis. For most respondents, the term Continuing Education in Health has an ongoing process of meaning within the required service in terms of individual growth and not as a process of collective change. Conclude that the found a profile of professionals interested and willing to achieving the Education Center in the SAMU emergency Juazeiro-BA, which is not deployed.

Descriptors: Health Education, Emergency Relief, Education Continuing

Educación permanente para la salud: experiencia de los profesionales de atención móvil de emergencia

Resumen: Analizar la experiencia de Educación Continua en Salud experimentado por profesionales de la salud en la asistencia de emergencia pre-hospitalaria móvil en el municipio de Juazeiro-BA. Métodos: La investigación cualitativa, de tipo exploratorio y descriptivo, desarrollado con 36 profesionales que trabajan en el SAMU-192 a Juazeiro-BA. Los datos se obtuvieron a través de entrevistas semi-estructurada, entre septiembre y octubre de 2010, y se analizaron mediante análisis de contenido. Resultados: Para la mayoría de los encuestados, el término Educación Continua en Salud cuenta con un proceso continuo de significado dentro del servicio requerido en términos de crecimiento individual y no como un proceso de cambio colectivo. Conclusión: Se encontró un perfil de los profesionales interesados y dispuestos a lograr el Centro de Educación en la emergencia SAMU Juazeiro-BA, que no se ha implementado.

Descriptores: Educación en Salud, Socorro de Urgencia, Educación Continua

Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Lei nº 8080/90, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Ministério da Saúde [Internet]; 1990 [Cited 2010 July 9]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm;

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção às Urgências. 3ª ed. ampl. Ministério da Saúde [Internet]; 2006 [Cited 2010 July 9]. Available from: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Politica%20Nacional.pdf;

Tronchin DMR, Kurcgant P. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.

Ceccim RB. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface comun saúde educ. 2005 [Cited 2010 July 9]; 9 (16): 161-77. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1414-32832005000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=pt;

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde, Resolução 196/96. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas envolvendo Seres Humanos. Conselho Nacional de Saúde [Internet]. 1996 [Cited 2010 July 9]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/reso_96.htm;

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. Ed. São Paulo: Hucitec; 2007.

Kmeteuk OF. Pesquisa e Análise Estatística. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura; 2005.

Carotta F, Kawamura D, Salazar J. Educação Permanente em Saúde: uma estratégia de gestão para pensar, refletir e construir práticas educativas e processos de trabalhos. Saúde e Sociedade. 2009 [Cited 2010 July 9]; 18 (1): 48-51. Available from: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v18s1/08.pdf.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Ministério da Saúde; 2009. 65p. Available from: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/volume9.pdf.

Paschoal AS, Mantovani MF, Méier MJ. Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2007 [Cited 2010 July 9], 41(3): 478-84. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n3/19.pdf.

Jesus MCP, Figueiredo MAG, Santos SMR, Amaral AMM do, Rocha LO, Thiollent MJM. Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário. Rev esc enferm USP [Internet]. 2011 [Cited 2012 Nov 7], 45(5): 1229-36. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n5/v45n5a28.pdf.

Lopes SRS, Piovesan ETA, Melo LO, Pereira MF. Potencialidades da educação permanente para a transformação das práticas de saúde. Com ciências saúde. 2007 [cited 2010 July 09]; 18(2): 147-155. Available from: http://www.fepecs.edu.br/revista/Vol18_2art06.pdf.

Oliveira MAN. Educação à Distância como estratégia para a educação permanente: possibilidades e desafios. Rev Bras Enferm. [Internet] 2007 [cited 2010 Jul 09]; 60(5): 585-9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n5/v60n5a19.pdf.

Ciconet RM, Marques GQ, Lima MADS. Educação em serviço para profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): relato de da experiência de Porto Alegre-RS. Interface comunicação saúde educação [periódico na internet]. 2008 [cited 2010 July 09]; 12 (26): 659-66. Available from: http://www.interface.org.br/.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2013.v4.n3/4.540

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.