Empresa Júnior: espaço criativo e empreendedor de ensino-aprendizagem na Enfermagem

Carla Aparecida Spagnof, Joana Melillo Bastos

Resumo


Resumo: A Empresa Júnior (EJ) é uma das formas de ensino-aprendizagem na enfermagem, a fim de preparar indivíduos para aprender a aprender e conquistar um diferencial na sua carreira profissional. É uma estratégia de ensino criativa que possibilita a atualização e contribui na formação de profissionais empreendedores. Objetivou-se apresentar a EJ como um espaço criativo e empreendedor para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Enfermagem e da área da saúde. A Arterial, EJ da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE-UFMG), foi criada em 2008, com o objetivo de capacitar o futuro enfermeiro para desenvolver habilidades gerenciais e de liderança. Vários projetos foram realizados: realização de oficinas, eventos científicos e acadêmicos; ações de responsabilidade social; além de fixação de parcerias. A experiência do ensino do empreendedorismo constitui-se em um importante espaço de formação acadêmica, preparando os estudantes para serem profissionais de excelência no mercado de trabalho.

Descritores: Gestão em Saúde, Enfermagem, Educação em Saúde.

Junior Company: a creative and entrepreneurial space for teaching-learning in Nursing/Health

Abstract: The aim of this study was to analyze the study and research groups, of the nursing area, registered in the Directory of Research Groups of the National Council to Development Scientific and Technological, which have a line of research with emphasis on the elderly. This is a documentary research, held between August and October 2011, the analysis occurred by descriptive statistics, by frequency calculations. Were identified 51 groups, with highest concentration in the northeast, southeast and south. Glimpses the need of studies directed the elderly and the importance of the nurses participation in the study and research groups, which can contribute to strengthening and search for new knowledge in the subject investigated.

Descriptors: Health Management, Nursing, health Education.

Empresa Júnior: espacio creativo y emprendedor de enseñanza-aprendizaje en Enfermería/Salud

Resumen: El objectivo fue analizar los grupos de estúdio e investigación del área de enfermería, registrados en el directorio de Grupos de Investigación del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico, que tienen uma línea de investigación con énfasis en los ancianos. Investigación documental realizada entre agosto y octubre de 2011, cuyo análisis fue mediante estadística descriptiva por medio de cálculos de frecuencia. Se identificaron 51 grupos con la mayor concentración en El Nordeste, Sudeste y Sur. Se vislumbra de la necesidad de estúdios a los ancianos y la importancia de la participación de las enfermeras en los grupos de estudio e investigación, que puede contribuir al fortalecimiento y la búsqueda de nuevos conocimientos en el tema investigado.

Descriptores: Gestión en Salud, Enfermería, Educaión em Salud.

Texto completo:

PDF

Referências


Souza ECL, Guimarães TA, organizadores. Empreendedorismo além do plano de negócio. São Paulo: Atlas; 2005.

Dolabela F. O segredo de Luísa. São Paulo: Cultura; 2006.

Roncon PF, Munhoz S. [Estudantes de enfermagem têm perfil empreendedor?] Rev Bras Enferm. 2009; 62(5): 695-700.

Backes DS, Erdmann AL, Buscher A. [O cuidado de enfermagem como prática empreendedora: oportunidades e possibilidades.] Acta Paul Enferm. 2010; 23(3): 341-7.

Backes DS, Erdmann AL. [Formação do enfermeiro pelo olhar do empreendedorismo social.] Rev Gaúcha Enferm. 2009; 30(2): 242-8. Português.

Brasil Júnior. Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Conceito Nacional de Empresa Júnior. Salvador (BA): Brasil Júnior; 2006. Disponível em: .

Franco AP, Feitosa MGG. Da sala de aula ao mundo empresarial: compreendendo a aprendizagem dos consultores juniores e suas relações com o sistema-cliente. In: 30º Encontro ANPAD; 2006 set 23-27; Salvador. Anais. Salvador: ANPAD; 2006.




DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2013.v4.n3/4.541

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Eletrônico ISSN: 2357-707X

Impresso ISSN: 2177-4285

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.